Como Melhorar a Satisfação de Clientes

Satisfação de ClientesDificuldades com a satisfação dos clientes? Confira aqui como melhorar a satisfação de clientes no seu estabelecimento!

Você notou uma expressiva queda no consumo dos seus produtos nos últimos meses? Pois bem, muito provavelmente este problema está ocorrendo porque os clientes estão insatisfeitos com as mercadorias e serviços oferecidos pela empresa.

Veja, quando você tem um determinado número de clientes já consolidados e os lucros passam a sofrer diminuições, o significado disso é a redução de compras pelas pessoas. Pode-se derivar de dois motivos, quebra na economia (o que normalmente ocorre em pequenas quedas e as pessoas informam que estão deixando de comprar porque não tem dinheiro ou compram coisas mais baratas) ou porque a satisfação dos clientes está baixa.

Primar pela satisfação dos consumidores é uma das premissas básicas para que qualquer negócio obtenha êxito em suas atividades, visto que eles são os responsáveis por gerar rendimentos financeiros.

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Sem o consumidor, a existência de uma empresa fica inviável. Portanto, é necessário trabalhar de forma contínua para atrair a atenção dos consumidores e mantê-los interessados no seu negócio. A satisfação dos clientes é primordial para a sobrevivência de uma empresa, apesar desta questão ter um conceito simples, a sua prática é um pouco complexa, visto que é composta por um conjunto de fatores, que quando combinados, oferecem um resultado mais eficiente.

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Felizmente para as empresas, a satisfação dos clientes é um assunto que é cada vez mais debatido entre os estudiosos do mundo dos negócios, o que faz com que surjam novas teorias e métodos que tenham a intenção de contribuir para com a promoção da satisfação dos consumidores das organizações.

Para te ajudar criamos esse texto com ótimas informações e dicas sobre satisfação de clientes. Confira abaixo!

O Que é Satisfação de Clientes?

Um cliente comprou um produto na sua empresa, teve problemas e disse que não voltará mais a negociar com ela? Neste caso fica nítido que ele teve uma experiência ruim com a compra e ficou totalmente insatisfeito. Entender o que é a satisfação de clientes é bem simples, pois nada mais é do que ato de atender às necessidades das pessoas que procuram pelos seus serviços.

Veja, atender as necessidades é algo bastante subjetivo, afinal, o que para mim pode ser suficiente para outra pessoa não é. Por isso que você deve levar sempre em consideração o que o cliente espera do seu negócio/serviço e não o que você acredita que seja suficiente para atingir a satisfação do cliente.

Atualmente, o mundo dos negócios vive um cenário extremamente competitivo, em que as empresas que se dão melhor são aquelas que conseguem atender os clientes de maneira satisfatória, tornando-os fiéis ao produto, marca ou serviço, o que faz com que as suas vendas sejam estáveis e lucrativas.

Conseguir a fidelidade dos clientes é uma tarefa difícil, mas com certeza é um dos pontos mais importantes para que a empresa consiga se manter estável e conquistar, definitivamente, a sua parcela do mercado.

É importante que o empresário compreenda que a satisfação de clientes não é um fator isolado, pois ela se caracteriza por ser um conjunto de medidas. Por exemplo, um estabelecimento que pretende satisfazer os seus consumidores deve primar por produtos de qualidade, oferecer um bom atendimento durante a venda e no pós-compra, pois se houver algum problema é necessário resolvê-lo rapidamente para que não gere danos maiores.

Por Que Focar Na Satisfação de Clientes?

Parece óbvio que todo o negócio deve trabalhar para satisfazer os seus clientes, porém, embora saibam, nem todos conseguem colocar este ideal em prática. Em primeiro lugar, é preciso entender que promover a satisfação de clientes é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa, do contrário, em pouco tempo não haverá pessoas interessadas em consumir os seus produtos.

Além disso, quando você não oferece a satisfação esperada pelos clientes, rapidamente começa a criar uma péssima imagem do seu negócio, e acredite, não demorará muito para que as pessoas falem mal do seu negócio, fazendo com que você perca outros clientes. Às vezes, pequenos problemas com os consumidores são suficientes para que você tenha um novo inimigo e que fará o possível e impossível para depredar a imagem da sua empresa. Por isso, foque sempre em resolver os problemas dos clientes, mesmo que você tenha de aceitar eventuais pequenos prejuízos.

Ao primar pela satisfação dos clientes, a empresa também poderá colher uma consequência positiva, que é a fidelização, que ocorre quando os consumidores se sentem satisfeitos com o serviço de uma empresa e passam a lhe dar preferência, além de indicá-la para os seus amigos e familiares, o que aumenta as vendas e os rendimentos mensais do negócio.

Como Conseguir a Satisfação de Clientes

Você quer melhorar a relação com os seus clientes e satisfazê-los com os seus produtos e serviços? Para atingir esta meta é necessário estudar a sua situação e aplicar uma série de métodos capazes de provocar mudanças positivas no seu negócio. Acompanhe abaixo nossas dicas de como satisfazer os clientes:

1- Conheça o Seu Público Para Satisfazer os Clientes

Como será possível atender às necessidades de um público que você não conhece? Impossível, não é? Então, a primeira coisa a ser feita é conhecer quem são os seus clientes, quais características possuem e o que estão buscando no seu negócio. Este processo pode ser feito por meio de observação ou pesquisa de campo, envolvendo um questionário com perguntas relevantes para os próprios consumidores.

A partir do momento em que a empresa sabe a classe econômica dos clientes, o padrão de comportamento que possuem, o que buscam e o que gostariam de encontrar no seu estabelecimento, fica mais fácil de trabalhar para atender às suas necessidades e satisfazê-la a curto e longo prazo.

2- Invista Em Produtos de Qualidade Para Satisfazer os Clientes

Imagine que você compra um produto que esteja desejando há muito tempo, mas depois do primeiro uso ele estraga. Que decepção, não é verdade? É necessário trabalhar para que isso não aconteça com os seus clientes, pois do contrário a tendência é que eles criem certo receio em relação ao seu estabelecimento e não voltem a realizar novas compras.

Claro, ninguém está livre de ocorrer um defeito de fábrica, os melhores produtos do mercado estão sujeitos a falhas, porém, você deve se dispor rapidamente a efetuar a troca do produto, auxiliar o cliente no encaminhamento do produto para a assistência e demonstrar preocupação pela situação, com isso, facilmente conseguirá bons resultados e irá satisfazer os clientes.

Portanto, é de fundamental importância investir em produtos de boa qualidade. Nesta etapa você irá realizar uma pesquisa de quais são os melhores fornecedores disponíveis no mercado e checar qual é a reputação dos artigos junto com os lojistas e também com o consumidor final. Também, tem-se que oferecer garantia para as mercadorias de alto valor.

3- Capacite os Seus Funcionários Para Proporcionar a Satisfação dos Clientes

Certamente, em algum momento você já saiu insatisfeito do estabelecimento porque recebeu um péssimo atendimento, não é? Essa sensação não deve ocorrer com os seus clientes, sendo necessário investir muito na capacitação dos seus funcionários para que prestem um atendimento de boa qualidade.

Talvez esse seja um dos principais responsáveis pela insatisfação e reclamação dos clientes. É extremamente comum ao atendimento desleixado, sem preocupação com o que o cliente deseja, quase que uma “obrigação” para o funcionário. Isso é desestimulante para o funcionário e dificilmente agradará o consumidor.

Muitas vezes isso acontece em razão da falta de motivação, por isso sugiro a leitura do nosso texto sobre dicas para motivar seus funcionários.

É necessário fornecer meios para que os funcionários obtenham conhecimento, pois eles precisam ter autonomia e realmente conhecer os serviços ou produtos que estão comercializando, tendo capacidade para tirar as eventuais dúvidas dos consumidores. Também é importante instruir a forma como os empregados devem se relacionar com os clientes.

4- Crie Um Padrão de Atendimento Para Satisfazer os Clientes

Para aumentar as chances de satisfazer os seus clientes é recomendado criar um padrão de atendimento, que posteriormente deve ser colocado em prática e passado para os funcionários para executá-lo. Este processo tem que ser feito levando em consideração todas as características do seu público-alvo, o que aumenta as possibilidades de satisfazê-lo.

O padrão de atendimento dos clientes tem que ser composto por questões como, por exemplo, a abordagem feita na hora de oferecer um produto, como efetuar uma venda, como agir diante de eventuais problemas e reclamações, além de como divulgar os serviços da empresa de uma maneira eficaz para atrair a atenção das pessoas.

5- Tenha Um Plano de Satisfação de Clientes

Sim, oferecer um bom atendimento e produtos de qualidade é uma boa combinação para satisfazer os clientes, mas não é o suficiente para mantê-los sempre interessados em consumir só do seu estabelecimento. Portanto, para alimentar a relação com os consumidores e mantê-los satisfeitos é indicado criar um plano de satisfação dos clientes, que deve oferecer uma série de benefícios.

Há várias estratégias que podem ser utilizadas para satisfazer os clientes como fazer promoções em datas especiais, criar um cartão de pontos cumulativos que podem ser trocados por outros serviços, oferecer descontos depois de certo número de compras, entre outras coisas.

6- Crie Uma Ouvidoria e Maximize a Satisfação dos Clientes

Um dos principais motivos de reclamações dos clientes em relação às empresas de diferentes setores é a falta de resposta quando ocorre um problema. Portanto, para fugir deste padrão negativo é recomendado criar uma ouvidoria da empresa, em que os consumidores possam ligar para reclamar, dar sugestões ou simplesmente tirar as suas dúvidas.

Vale ressaltar que não basta apenas escutar os clientes, pois também é preciso agir, ou seja, resolver os problemas que surgirem rapidamente ou acatar as sugestões que sejam cabíveis ao negócio. Jamais deixe uma situação mal resolvida, pois isso pode criar uma rejeição do consumidor para com a empresa.

E Você, já Sabe Como Irá Melhorar a Satisfação de Clientes? Conte-nos as Técnicas Que Está Utilizando!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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