Como Conseguir a Fidelidade de um Cliente

como conseguir a fidelidade de um clienteVeja algumas dicas de marketing para conseguir a fidelidade de um cliente. Conseguido o capital inicial para um investimento e montada a loja ou escritório, chegou a etapa principal: a carta de clientes.

Infelizmente, não dá para simplesmente sair comprando clientes, já que é a única coisa que você não pode comprar para o seu negócio. É preciso conseguir clientes, mas ter apenas clientes esporádicos também não é interessante: o ideal é ter público frequente.

Por isso, é importante ter a fidelidade dos seus clientes. Como conseguir isso? Veja em nosso artigo algumas dicas de como conseguir a fidelidade de um cliente para a sua empresa.

Ações de Marketing Para o Cliente

O primeiro passo para ter clientes fiéis é fazer um planejamento de marketing que envolva a divulgação do seu negócio em mídias diversas como na Internet e redes sociais, via lista telefônica e até mesmo com distribuição de panfletos.

Não se esqueça também de planejar ações de preço e promoções para estimular a volta dos clientes. Como?

Veja como fazer marketing de rede.

Um bom desconto para clientes é uma boa pedida. Algumas empresas oferecem 10% de desconto a clientes da casa já cadastrados.

Outras enviam descontos especiais para clientes cadastrados no e-mail marketing da empresa ou dão um bônus para o cliente aniversariante do mês.

O percentual de redução pode variar, porém é importante ter ao menos um incentivo tanto para se ter uma venda grande como para os clientes voltarem com frequência, e os descontos e brindes são as melhores ferramentas.

Descontos são ferramentas duplas, pois eles ajudam a fidelizar clientes e também a incentivar os clientes novos a entrar na sua loja ou lhe fazer encomendas de serviços.

Entretanto, sempre opte por um percentual que possibilite uma boa margem de lucros sem que você tenha prejuízo e  que possa manter um preço “tradicional” e justo para os novos clientes. Fazer promoção para todos não é ideal, porque não vai passar verdade em sua estratégia de preço.

Contato Com o Cliente é Importante

Outra dica é sempre manter contatos. Se sua empresa presta serviços e não é uma loja, que tal saber por que um cliente sumiu do nada? Ele pode estar insatisfeito com algo e tal problema pode ser corrigido por telefone.

Ligue após um tempo de ausência do cliente, pergunte, questione e ofereça ajuda e promoções para ele voltar. Todo cliente curte um mimo e um agrado a mais e oferecer atenção o procurando é a melhor forma.

Vai dar lucro?

Você vai mostrar que se importa e ele vai se sentir querido. Afinal, é uma empresa ligando para saber como anda seu cliente. Quer mais carinho que isso para com o cliente?

Veja dicas de como ser um empreendedor de sucesso.

Se sua empresa for uma grande corporação, não deixe de manter o item de atenção ao cliente. Faça acompanhamento pós-venda e implante canais de comunicação ao estilo SAC.

Crie um departamento para isso e eventualmente um funcionário será responsável por atender as dúvidas, sugestões e críticas, além de verificar cadastros e ver por quanto tempo o cliente se foi. Mesmo os de pequenas compras são importantes.

Você está investindo para a sua empresa crescer, seu cliente pode estar fazendo o mesmo e um pequeno cliente hoje pode ser um grande cliente corporativo amanhã, não é mesmo? Melhor o empreendedor não arriscar. Veja também sobre numerologia empresarial.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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