Como conquistar o primeiro cliente: Dicas Exclusivas que Funcionam

como conquistar o primeiro clienteVeja algumas dicas para conquistar o primeiro cliente e garantir o sucesso do seu empreendimento. Para o empresário que acabou de inaugurar o seu próprio negócio, a primeira preocupação é com a forma de atrair os primeiros clientes.

Afinal, sua loja está aberta depois de um investimento alto e ninguém entra? O primeiro cliente sempre é bem marcante e não nos esquecemos, mas pode não ser tão fácil de conquistar o tal cliente número um.

Algumas empresas de serviços podem demorar cerca de uns quatro meses para conseguir o primeiro cliente, mas não muito mais que isso, pois não é normal.

A Conquista do Cliente

A primeira dica que temos em como conseguir o seu primeiro cliente é partir para a conquista mesmo. Ofereça produtos e serviços de qualidade, tenha uma boa estrutura montada e atenda com simpatia e segurança para passar um ar de profissionalismo.

Essas dicas são importantes, pois abrir as portas do seu empreendimento e esperar o surgimento do mesmo pode ser a melhor forma para conquistar um cliente, mas pode não ser a mais rentável num primeiro momento.

Sem parafrasear o ditado norte-americano, o tempo é literalmente dinheiro e enquanto você fica com as portas abertas, está consumindo energia, pagando funcionários e é preciso obter um retorno.

O processo pode ser mais lento com alguns empreendimentos como agências de marketing e propaganda e agências de turismo, mas é possível mudar o cenário e conseguir clientes um pouco mais rápido que o normal. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como conseguir clientes em sua nova empresa.

Invista em Marketing e Divulgue

Você abriu as portas da sua loja, mas alguém sabe que ela existe? Ou você iniciou uma empresa que presta um serviço x, mas como se fazer conhecido no mercado? É importante ter um empreendimento funcionando corretamente e que as pessoas saibam de sua existência.

Por isso, divulgação é o ponto chave, é a melhor pedida para o seu negócio. No seu plano de negócio elaborado, reserve uma verba para o investimento em capital para marketing.

Se não sabe como fazer, contrate uma agência de publicidade ou invista em comunicação, mas tenha em mente o quanto é importante as pessoas saberem sobre o funcionamento do seu negócio.

O básico para um empreendimento de médio porte é investir em mídia externa como anúncios em jornais, panfletos locais e encartados em jornais e revistas locais.

Caso seu empreendimento seja de grande porte, opte por uma mídia mais agressiva como jornais de grande circulação, revistas, rádio e televisão. Jornais e internet são os meios mais eficientes para atrair os primeiros clientes e são as mídias mais baratas.

É preciso, porém, avaliar o tamanho do anúncio, pois o valor varia conforme o dia em que é publicado e o tamanho, bem como o caderno no qual vai circular.

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A internet é obrigatória para todos os formatos, uma vez que redes sociais são gratuitas e hoje são vistas quase como lei para o marketing.

Todo mundo pode ter uma rede social sobre o seu negócio para saber o quanto andam falando de você e em que nível de conversa. Mas, avalie o tipo do seu empreendimento para confirmar a relevância de estar nas redes sociais e se terá público para isso.

No caso da internet, estabeleça primeiro sua presença na web através de perfis nas redes sociais, sites ou blogs, e depois procure os canais mais eficientes para chegar ao público que deseja como perfis empresariais, promoções, descontos para clientes seguidores em perfis, entre outros. Veja mais.

Faça Parcerias Com Outras Empresas

Você não tem clientes, é novo no ramo do empreendedorismo e ainda está caminhando com passos curtos, então faça uma parceria. Una-se aos grandes negócios já estabelecidos e assim você conquista a sua própria clientela.

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Comece fazendo parcerias com outras empresas de ramos diferentes, mas com o mesmo público-alvo. Assim você receberá indicações de clientes.

Alguns exemplos de parceria que podem funcionar é um acordo entre um salão de beleza e uma loja de bijuterias, um restaurante e um estacionamento, uma academia de ginástica e uma clínica de estética ou um curso de idiomas e uma livraria.

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Você pode oferecer uma indicação e descontos para quem usar os serviços de ambos. É uma ótima forma de começar e atrair seu cliente.

Parcerias podem ser bem vindas até para empresas já estabelecidas no ramo e bem comuns. Você pode levar essa parceria para outro nível e formar uma aliança estratégica.

São parcerias com empresas que não são do mesmo segmento, ou seja, não são concorrentes e podem te trazer bons clientes e um estímulo em contatos também.

Converse com empresários amigos e faça planos neste nível: juntos seus departamentos de marketing podem ter boas ideias e garantir mais clientes e o sucesso financeiro da sua empresa.

Aprenda como fazer marketing pessoal.

Que Tal as Dicas Para Conquistar o Primeiro Cliente Para o Seu Negócio?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde.
    gostei muito do site de voces.
    gostaria de receber mais informaçõens sobre como
    trabalhar como decorador de interiores.
    pois trabalho como projetista de móveis sob medida.
    obrigado.

  2. Boa noite a todos!!!

    Otimo artigo, com certesa essas dicas vai ser muito importante quando eu iniciar meu proprio negócio… marketing e inovação e a chave do negócio!!!

  3. bom dia. gostei muito do artigo .gostaria de receber mais informaçoes como atrair clientes para lavanderia e agregar outros parceiros;como incentiva los a usar serviços de lavanderia sendo eu a unica neste local a oferecer tal serviço

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