Verônica Nagy: a certeza de estar no lugar certo

Veronica Nagy
Veronica Nagy

A venda de borboletas na infância foi o start para que Verônica Nagy se apaixonasse pela área comercial. Mas, a influência da profissão do pai – que era engenheiro – a levou para a faculdade de Arquitetura. Já formada, entendeu que aquele não seria o seu caminho e que, se o comércio não fizesse parte da sua vida, sua trajetória profissional estaria incompleta. Após ganhar um par de sapatos do marido, Verônica decidiu a vida. “Ganhei aquele sapato e me encantei por ele. E disse para mim mesma: vou vender sapatos como esse”. Envolvida pela paixão, Verônica focou em calçados confortáveis, que proporcionassem bem-estar e saúde.

Os primeiros passos de Verônica no setor foram como representante. E esse início não foi nada fácil. Negativas e falta de interesse do público não a fizeram desistir. E sua persistência teve retorno: a demanda aumentou e ela ganhou respeito no mercado. Com o crescimento, Verônica foi sentindo a necessidade de ter uma loja própria, onde pudesse vender os calçados que estavam fazendo grande sucesso. Em um ano, de um ponto de vendas em uma casa alugada no bairro do Morumbi, em São Paulo, Verônica partiu para a abertura sua primeira unidade, instalada no shopping Ibirapuera.

De lá para cá, a empresária ampliou os negócios e hoje a rede de lojas está espalhada por toda a Grande São Paulo. Visionária e atenta ao seu público-alvo, Verônica afirma que a Binne Comfort é uma marca sólida e em constante crescimento. “Cuido de cada loja com carinho e faço questão de decorar todas elas”, afirma Verônica, deixando aflorar sua porção arquiteta.

Visionária, persistente e apaixonada pelo que faz, a empresária tem aí sua fórmula de sucesso. Aos 60 anos, administra a rede junto com os dois filhos. Caminhando a passos largos, com uma linha completa de sapatos femininos e masculinos, incluindo uma coleção para diabéticos, a empresária não abre mão de oferecer ao seu público um atendimento diferenciado. “A Binne é uma empresa familiar e bem-sucedida. Sabemos que se nossos pés estão confortáveis, tudo no corpo flui melhor. E o nosso objetivo é esse, oferecer mais conforto e saúde para os pés, afinal são eles que nos sustentam e nos levam a todos os lugares,” diz.

Ao Novo Negócio, Verônica Nagy fala sobre essa sua paixão por vendas e sapatos, os benefícios de estar à frente de uma empresa familiar e as características pessoais que ajudaram a transformar uma ideia em um sucesso. Confira:

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Novo Negócio – Quando você descobriu que, apesar da formação, não seguiria a carreira de arquiteta?

Verônica Nagy – Para mim a arquitetura se mantém na minha vida profissional até hoje, afinal as lojas são reformadas periodicamente e sou eu quem acompanha todos os detalhes. Porém foi o mercado de calçados especiais que me encantou mais, senti que o mercado precisava de produtos voltados ao conforto dos pés, pois estes calçados não eram tão fáceis de encontrarmos. Com isso, me interessei e comecei a investir em produtos que oferecessem conforto, bem-estar e saúde para os pés, tanto de mulheres quanto de homens.

Novo Negócio – Você acredita que sua veia comercial é nata?

Verônica Nagy – Acredito que minha veia comercial é nata, pois desde pequena gostava de vender. Vendia até enormes borboletas que encontrava no quintal. Adorava aquilo, então acredito que estou no lugar certo.

Novo Negócio – Como o seu empreendimento começou?

Verônica Nagy – Comecei como representante de uma fabrica de calçados voltados para conforto. Com o tempo percebi que os meus clientes lojistas só compravam sempre os mesmos modelos; foi nessa época então que decidi abrir lojas próprias somente com calçados diferenciados que ofereçam conforto e que auxiliem na boa saúde dos pés.

Novo Negócio – Quais foram os principais obstáculos que você precisou enfrentar para colocar em prática o seu sonho?

Verônica Nagy – Obstáculos existem, mas na verdade não considero nada um obstáculo. Acredito muito em tudo que me proponho a fazer, sou focada e determinada, além é claro, de muito trabalho todos os dias. Quando você quer, se empenha, o resultado vem, pode apostar.

Novo Negócio – Você pulverizou os negócios e também desenvolveu mini sucos para companhias áreas e representava no Brasil uma fábrica de tecidos para uniformes. O que se tornou decisivo para que optasse pelos calçados?

Verônica Nagy – Na verdade sempre procurei ter um negócio próprio, iniciei com a produção própria de moletons, em seguida a representação de calçados focados em conforto, que me levaram para companhias aéreas onde desenvolvi sucos especiais para aviões. Gostaram do meu trabalho e pediram para que eu desenvolvesse uniformes para comissárias em tecidos especiais desenvolvidos no Japão. Produzia tudo sozinha, havia muito trabalho, foi então que optei pelo que mais me encantava (que eram os calçados confortáveis). Hoje me dedico exclusivamente para este segmento o qual sou apaixonada.

Novo Negócio – Como você se preparou para dirigir esse tipo de negócio?

Verônica Nagy – Tudo aconteceu de maneira muito rápida. Fomos crescendo e eu conseguindo administrar tudo de maneira equilibrada graças a Deus. A dedicação e o foco contam bastante, não tinha horário para iniciar e nem para terminar o dia. Houve muito esforço, carinho pelo que faço, comprometimento e, também, muito trabalho.

“Acredito muito em tudo que me proponho a fazer, sou focada e determinada, além é claro, de muito trabalho todos os dias. Quando você quer, se empenha, o resultado vem, pode apostar”.

Novo Negócio – Qual é o diferencial dos produtos Binne? Que público você atinge?

Verônica Nagy – A diferença da Binne Confort para as outras lojas de calçados está na qualidade dos sapatos (todos voltados para oferecer conforto sempre), atendimento especial e lojas bem confortáveis. O nosso público são os homens e mulheres de 35 anos para cima que procuram conforto, qualidade, saúde e bem estar. Tanto é que estamos trabalhando para modernizarmos cada vez mais nossos produtos para atingirmos todas as faixas etárias.

Novo Negócio – Em suas lojas é possível encontrar uma linha de calçados exclusiva para diabéticos. Isso é inusitado. O que te fez idealizar esse tipo de produto e como é a aceitação do mesmo no mercado?

Verônica Nagy – Sim. Para os diabéticos, a rede oferece uma linha de calçados cuja parte interior não apresenta pontos de atrito, além de forração em couro e palmilhas anatômicas. A linha especial de calçados para diabéticos é um de nossos focos, pois o diabético sofre muito com problemas nos pés devido a má circulação e consequentemente pouca cicatrização. A aceitação do público é bem legal, a procura destas pessoas pelo conforto é grande. O bacana é o retorno que recebemos e vemos: a filha vai na loja, gosta e compra, depois leva a mãe, que leva um presente para a avó, que depois vai à loja também.

Novo Negócio – Como surgem as ideias para linhas como essa?

Verônica Nagy – As linhas diferenciadas surgem por meio de pesquisas sobre a necessidade que as pessoas estão tendo, produtos que elas estão procurando no mercado. Com base nessas informações, estudamos novos produtos para atender a demanda.

Novo Negócio – Suas lojas estão espalhadas pelo estado de São Paulo. Há planos de estender o negócio para todo o Brasil?

Verônica Nagy – Pretendemos abrir mais duas lojas em SP e estamos nos preparando para as franquias também.

Novo Negócio – A participação dos seus filhos na administração da rede foi um passo natural?

Verônica Nagy – A participação dos meus filhos aconteceu de maneira muito natural e tranquila. Nossa relação profissional é ótima, sempre com muito diálogo e participação mútua. Não misturamos as coisas.

Novo Negócio – Quais são os prós e os contras de um negócio em família?

Verônica Nagy – Minha família é uma equipe forte, só considero ter prós. Meus filhos trabalham na área financeira, administrativa e marketing. Nosso conselheiro é o meu marido Sérgio que com sua experiência profissional nos orienta sempre. E o segredo é a harmonia, um respeitando o outro e aceitando as diferenças.

Novo Negócio – Existe fórmula para o sucesso? Qual é a sua?

Verônica Nagy – Acredito que existe, sim, uma fórmula para o sucesso: acreditar e conhecer o seu produto, ter foco, determinação e trabalhar muito com todos voltados para alcançar o mesmo objetivo.

Novo Negócio – Qual é a avaliação que você faz do seu negócio hoje?

Verônica Nagy – A avaliação é positiva e promissora, só precisamos torcer para que as crises mundiais não cheguem ao Brasil!

Novo Negócio – Você se considera uma mulher realizada?

Verônica Nagy – Sim, me considero uma mulher muito realizada, pois além do meu negócio ser familiar, sou apaixonada pelo que faço.

Novo Negócio – Qual é a dica que você pode dar às mulheres com espírito empreendedor e que têm uma boa ideia para colocar em prática?

Verônica Nagy – A dica é tentar enxergar as necessidades do mercado e aproveitá-las da melhor maneira. Buscar fazer o que gosta também é um caminho e ter um espírito empreendedor com determinação e comprometimento faz toda a diferença.

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