Un Ae Hong: de comissária de bordo à empresária




Un Ae Hong
Un Ae Hong

Un Ae Hong saiu da Coréia aos dez anos de idade, acompanhando os pais. Mas essa está longe de ser a única grande mudança pela qual ela passou na vida. Foi, durante muitos anos, comissária de bordo da Varig. Por causa da profissão, viajou o mundo mas, um dia, resolveu se dedicar a um negócio próprio. E aí começou uma jornada de muito sucesso.

Junto com a irmã Jong Ae Hong, Un deu vida a Yogoberry, pioneira do frozen yogurt no Brasil. Com a febre do produto nos Estados Unidos, país que as duas conheciam bem, surgiu a ideia de trazer a mistura saudável para cá. E assim foi feito: em 2007 nasceu a primeira unidade da empresa.

Un Ae Hong confessa que suas expectativas em relação ao negócio eram bastante modestas. Mas, isso não quer dizer que não estava preparada para o sucesso. “Ele faz com que busquemos metas mais arrojadas”, diz a empresária.

A Yogoberry hoje é líder no segmento, com mais de cem lojas espalhadas por diversas cidades brasileiras. Como o projeto inicial é familiar, as sócias contam, ainda, com o primo Marcelo Bae na administração da rede, e apontam como objetivo para 2014 ganhar as regiões Norte e Nordeste.

Nesse bate-papo com o Novo Negócio a empresária fala sobre a empresa, a concorrência e o planejamento para que o sucesso continue. Veja:

Novo Negócio – Você morava nos Estados unidos, onde o frozen já era uma febre. Entre diversos países, por que escolheu o Brasil para montar um negócio?

Un Ae Hong – Primeiramente, porque moro no Brasil há muito tempo e, portanto, tenho bastante familiaridade com o país.

Novo Negócio – A abertura da primeira unidade no Rio de Janeiro foi estratégica?

700 Ideias de Negócios

Un Ae Hong – Sim. Porque e uma cidade formadora de opinião e um centro de turismo nacional e internacional.

Novo Negócio – Essa primeira loja só foi aberta depois de muita pesquisa. O que você avaliou para montar o seu projeto?

Un Ae Hong – Avaliei a matéria-prima, porque alimentação saudável e bem estar deixou de ser moda para se transformar num preceito definitivo de alimentação. O fato de oferecer um produto de baixa caloria vem de encontro à necessidade de combater a obesidade.

Novo Negócio – O pioneirismo trouxe junto a concorrência. Como você trata o assunto?

Un Ae Hong – Isto já era esperado, porque ocorreu nos outros países. Justamente por isso desenvolvi um layout próprio e treinamento de pessoal para atendermos um público mais exigente.




Novo Negócio – O que te incomoda nos concorrentes?

Un Ae Hong – O que incomoda nos concorrentes é a falta de criatividade e de utilização de meios condizentes para que o padrão de qualidade não caia.

Novo Negócio – Que ferramenta você utiliza para manter seu negócio sempre atrativo para o público-alvo?

Un Ae Hong – Procuro manter o padrão de qualidade inicial e sempre buscar novidades, como os sabores novos que temos lançado mensalmente.

Novo Negócio – Qual é o diferencial do produto oferecido pela sua empresa?


Un Ae Hong – Procurei entre as matérias primas aquela que oferecesse o melhor sabor e qualidade.

“O que incomoda nos concorrentes é a falta de criatividade e de utilização de meios condizentes para que o padrão de qualidade não caia”.

Novo Negócio – Parece que, antes de você, tentaram introduzir o frozen no Brasil e essa tentativa foi frustrada. Em sua opinião, por que não deu certo naquela época? O público hoje busca alternativas mais saudáveis e está mais disposto a pagar por isso?

Un Ae Hong – Realmente anos atrás houve tentativa, porém o modelo de apresentação e a qualidade do produto não foram satisfatórios.

Novo Negócio – Com o aquecimento do segmento de frozen no país, qual é a sensação de carregar a responsabilidade pela novidade?

Un Ae Hong – Acredito que o fato de sermos líderes no segmento nos traz  a responsabilidade de continuamente reinventar o produto, no sentido de torná-lo sempre agradável para o público.

Novo Negócio – A Yogoberry está consolidada como a maior marca do segmento. Hoje você acha que acertou ao apostar em um novo mercado no Brasil? Como você avalia o negócio?

Un Ae Hong – Certamente acertamos ao apostar no mercado brasileiro. Hoje o Brasil desponta como um dos países com maior potencial de crescimento, fazendo com que a Yogoberry tenha também excelentes condições para crescer.

Novo Negócio – O Norte e o Nordeste do país são pontos-chave para que a marca cresça ainda mais no país?

Un Ae Hong – Sim. O Norte e o Nordeste representam grande potencial devido suas características de temperatura e crescente fluxo de turistas.

Novo Negócio – O fato de ser um empreendimento nascido de mãos femininas faz com que as mulheres se interessem mais pelas franquias?

Un Ae Hong – Certamente pelo fato de ter sido idealizado por mãos femininas fez com que eu tivesse maior cuidado com a limpeza e outros aspectos favoráveis ao bem estar no interior da loja. Também tive especial cuidado com o sabor do produto para que fosse agradável a maioria das pessoas.

Novo Negócio – Você acha que falta inovação e ousadia aos empreendedores?

Un Ae Hong – Não. Acredito que o mercado brasileiro está em franca expansão e os empreendedores estão respondendo rapidamente aos novos desafios.

Novo Negócio – Passar de funcionária à empresária trouxe que tipo de benefícios para a sua vida?

Un Ae Hong – Trouxe uma reviravolta na minha vida para melhor. Passei de uma rotina para um dia a dia cheio de desafios que me motivam bastante.

Novo Negócio – Acreditar no sucesso é o primeiro passo para que ele realmente aconteça, principalmente quando se tem um negócio inovador nas mãos?

Un Ae Hong – Certamente. Quando você tem uma boa ideia, deve-se dedicar de corpo e alma para se alcançar o sucesso.

Novo Negócio – Você estava preparada para todo esse crescimento ou suas expectativas eram mais modestas?

Un Ae Hong – As expectativas eram mais modestas. Porém, o sucesso do empreendimento está fazendo com que nos busquemos metas mais arrojadas.

Novo Negócio – Quais são seus planos para o negócio no próximo ano?

Un Ae Hong – Lançar uma série de produtos novos para alavancar o faturamento além do negócio vigente.

Novo Negócio – Você é uma profissional realizada ou ainda existe algo a fazer para se sentir completa?

Un Ae Hong – Os novos desafios que se apresentam fazem com que eu tenha motivação para administrar satisfatoriamente a operação já existente e, simultaneamente, desenvolver novas etapas para crescer nos próximos anos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.