Un Ae Hong: de comissária de bordo à empresária

Un Ae Hong
Un Ae Hong

Un Ae Hong saiu da Coréia aos dez anos de idade, acompanhando os pais. Mas essa está longe de ser a única grande mudança pela qual ela passou na vida. Foi, durante muitos anos, comissária de bordo da Varig. Por causa da profissão, viajou o mundo mas, um dia, resolveu se dedicar a um negócio próprio. E aí começou uma jornada de muito sucesso.

Junto com a irmã Jong Ae Hong, Un deu vida a Yogoberry, pioneira do frozen yogurt no Brasil. Com a febre do produto nos Estados Unidos, país que as duas conheciam bem, surgiu a ideia de trazer a mistura saudável para cá. E assim foi feito: em 2007 nasceu a primeira unidade da empresa.

Un Ae Hong confessa que suas expectativas em relação ao negócio eram bastante modestas. Mas, isso não quer dizer que não estava preparada para o sucesso. “Ele faz com que busquemos metas mais arrojadas”, diz a empresária.

A Yogoberry hoje é líder no segmento, com mais de cem lojas espalhadas por diversas cidades brasileiras. Como o projeto inicial é familiar, as sócias contam, ainda, com o primo Marcelo Bae na administração da rede, e apontam como objetivo para 2014 ganhar as regiões Norte e Nordeste.

Nesse bate-papo com o Novo Negócio a empresária fala sobre a empresa, a concorrência e o planejamento para que o sucesso continue. Veja:

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Novo Negócio – Você morava nos Estados unidos, onde o frozen já era uma febre. Entre diversos países, por que escolheu o Brasil para montar um negócio?

Un Ae Hong – Primeiramente, porque moro no Brasil há muito tempo e, portanto, tenho bastante familiaridade com o país.

Novo Negócio – A abertura da primeira unidade no Rio de Janeiro foi estratégica?

Un Ae Hong – Sim. Porque e uma cidade formadora de opinião e um centro de turismo nacional e internacional.

Novo Negócio – Essa primeira loja só foi aberta depois de muita pesquisa. O que você avaliou para montar o seu projeto?

Un Ae Hong – Avaliei a matéria-prima, porque alimentação saudável e bem estar deixou de ser moda para se transformar num preceito definitivo de alimentação. O fato de oferecer um produto de baixa caloria vem de encontro à necessidade de combater a obesidade.

Novo Negócio – O pioneirismo trouxe junto a concorrência. Como você trata o assunto?

Un Ae Hong – Isto já era esperado, porque ocorreu nos outros países. Justamente por isso desenvolvi um layout próprio e treinamento de pessoal para atendermos um público mais exigente.

Novo Negócio – O que te incomoda nos concorrentes?

Un Ae Hong – O que incomoda nos concorrentes é a falta de criatividade e de utilização de meios condizentes para que o padrão de qualidade não caia.

Novo Negócio – Que ferramenta você utiliza para manter seu negócio sempre atrativo para o público-alvo?

Un Ae Hong – Procuro manter o padrão de qualidade inicial e sempre buscar novidades, como os sabores novos que temos lançado mensalmente.

Novo Negócio – Qual é o diferencial do produto oferecido pela sua empresa?

Un Ae Hong – Procurei entre as matérias primas aquela que oferecesse o melhor sabor e qualidade.

“O que incomoda nos concorrentes é a falta de criatividade e de utilização de meios condizentes para que o padrão de qualidade não caia”.

Novo Negócio – Parece que, antes de você, tentaram introduzir o frozen no Brasil e essa tentativa foi frustrada. Em sua opinião, por que não deu certo naquela época? O público hoje busca alternativas mais saudáveis e está mais disposto a pagar por isso?

Un Ae Hong – Realmente anos atrás houve tentativa, porém o modelo de apresentação e a qualidade do produto não foram satisfatórios.

Novo Negócio – Com o aquecimento do segmento de frozen no país, qual é a sensação de carregar a responsabilidade pela novidade?

Un Ae Hong – Acredito que o fato de sermos líderes no segmento nos traz  a responsabilidade de continuamente reinventar o produto, no sentido de torná-lo sempre agradável para o público.

Novo Negócio – A Yogoberry está consolidada como a maior marca do segmento. Hoje você acha que acertou ao apostar em um novo mercado no Brasil? Como você avalia o negócio?

Un Ae Hong – Certamente acertamos ao apostar no mercado brasileiro. Hoje o Brasil desponta como um dos países com maior potencial de crescimento, fazendo com que a Yogoberry tenha também excelentes condições para crescer.

Novo Negócio – O Norte e o Nordeste do país são pontos-chave para que a marca cresça ainda mais no país?

Un Ae Hong – Sim. O Norte e o Nordeste representam grande potencial devido suas características de temperatura e crescente fluxo de turistas.

Novo Negócio – O fato de ser um empreendimento nascido de mãos femininas faz com que as mulheres se interessem mais pelas franquias?

Un Ae Hong – Certamente pelo fato de ter sido idealizado por mãos femininas fez com que eu tivesse maior cuidado com a limpeza e outros aspectos favoráveis ao bem estar no interior da loja. Também tive especial cuidado com o sabor do produto para que fosse agradável a maioria das pessoas.

Novo Negócio – Você acha que falta inovação e ousadia aos empreendedores?

Un Ae Hong – Não. Acredito que o mercado brasileiro está em franca expansão e os empreendedores estão respondendo rapidamente aos novos desafios.

Novo Negócio – Passar de funcionária à empresária trouxe que tipo de benefícios para a sua vida?

Un Ae Hong – Trouxe uma reviravolta na minha vida para melhor. Passei de uma rotina para um dia a dia cheio de desafios que me motivam bastante.

Novo Negócio – Acreditar no sucesso é o primeiro passo para que ele realmente aconteça, principalmente quando se tem um negócio inovador nas mãos?

Un Ae Hong – Certamente. Quando você tem uma boa ideia, deve-se dedicar de corpo e alma para se alcançar o sucesso.

Novo Negócio – Você estava preparada para todo esse crescimento ou suas expectativas eram mais modestas?

Un Ae Hong – As expectativas eram mais modestas. Porém, o sucesso do empreendimento está fazendo com que nos busquemos metas mais arrojadas.

Novo Negócio – Quais são seus planos para o negócio no próximo ano?

Un Ae Hong – Lançar uma série de produtos novos para alavancar o faturamento além do negócio vigente.

Novo Negócio – Você é uma profissional realizada ou ainda existe algo a fazer para se sentir completa?

Un Ae Hong – Os novos desafios que se apresentam fazem com que eu tenha motivação para administrar satisfatoriamente a operação já existente e, simultaneamente, desenvolver novas etapas para crescer nos próximos anos.

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