Tom Ricetti e as inovações para a padaria




Tom Ricetti
Tom Ricetti

Talvez você nunca tenha pensado em uma padaria drive-thru. Mas Tom Ricetti pensou. Tirou a ideia do papel e hoje a Pão To Go é uma rede de sucesso, que já dá os primeiros passos rumo à internacionalização da marca e não para de inovar.

Formado em Marketing, Tom começou sua vida de empresário muito jovem. Aos 17 anos se enveredou pelos negócios da família. Mas foi a necessidade que o fez pensar em algo, até então, inusitado. Precisando comprar pão e com o cachorro e o filho pequeno no carro, Ricetti levou mais de uma hora para conseguir o produto em um supermercado. Daí a ideia de um drive-thru que oferecesse alguns produtos como pães e frios.

Em agosto de 2013, Ricetti colocou no mercado a Pão To Go. A primeira padaria foi instalada em São Carlos, interior paulista. Em pouco tempo foram comercializadas mais de cem unidades e a rede só cresce em todo o país.

Ao Novo Negócio Tom Ricetti fala sobre o caráter inovador do seu empreendimento, conta um pouco sobre sua trajetória e faz uma avaliação do sucesso. Confira:

Novo Negócio – O que você fazia antes da Pão to Go?

Tom Ricetti – Minha família tinha uma metalúrgica e uma construtora mas quando eu tinha 17 anos meu pai faleceu e eu precisei assumir os negócios. Toquei a metalúrgica durante alguns anos, mas sempre tive vontade de abrir um restaurante. Resolvemos então vender a metalúrgica, minha mãe passou a cuidar da construtora e eu foquei no ramo que me interessava e nesse período chegamos a ter oito restaurantes nas regiões de São Carlos, Araraquara e Ribeirão Preto. Quando tive a ideia de abrir a Pão To Go mantive os restaurantes por um ano mas o sucesso da padaria foi tão grande que precisei vender tudo para me dedicar à rede.

Novo Negócio – Padaria é um tipo de comércio com muitos concorrentes. Mas padaria drive-thru é uma inovação. Como você chegou nessa fórmula?

Tom Ricetti – Depois de perder mais de uma hora para comprar pão no Natal, percebi que faltava algo inovador que facilitasse a vida das pessoas. O fato de você precisar estacionar o carro, descer, enfrentar fila para pegar e fila para pagar, faz com que muitas pessoas até desistam de passar por uma padaria. A cultura de drive-thru é muito presente no exterior e aqui ainda é pouco difundida e minha ideia foi trazer esta facilidade para ajudar as pessoas a não perderem tanto tempo.

700 Ideias de Negócios

Novo Negócio – O ineditismo foi, de cara, bem aceito no mercado?

Tom Ricetti – A ideia foi bem aceita desde o começo. Tanto o mercado quanto os consumidores enxergaram que havia esta necessidade por inovação e a cada dia recebo mais feedbacks positivos e mais pessoas interessadas em abrir unidades e em usufruir do serviço.

Novo Negócio – O negócio está prestes a fazer dois anos. Nesse período, quais foram os erros e que lição você tirou deles?

Tom Ricetti – Nosso maior erro foi disponibilizar muitas opções de produtos no começo. Queríamos facilitar a aquisição de uma grande quantidade de itens mas com o tempo percebemos que as pessoas buscavam os básicos como pães, leite, frios e derivados do leite.  Resolvemos então reduzir alguns itens do cardápio e investir nos produtos que mais saíam como os pães e bolos mais tradicionais consumidos no dia a dia das famílias.

Novo Negócio – E qual foi o principal acerto?




Tom Ricetti – Hoje em dia o que as pessoas menos querem é perder tempo e talvez há dez anos atrás este modelo não teria feito tanto sucesso. O principal acerto portanto, foi o timing de perceber a demanda por este tipo de serviço no momento certo.

Novo Negócio – Por que a franquia deu tão certo?

Tom Ricetti – Posso citar três motivos que caracterizam o sucesso do negócio. O primeiro foi o timing de abrirmos no momento certo, quando a demanda por este tipo de serviço é cada vez maior e a falta de tempo das pessoas faça com que elas escolham opções rápidas para adquirir produtos do dia a dia. O fato de que o franqueado não precisa ser de alguma área específica ou do ramo de padarias e de não ser necessária a contratação de mão de obra especializada são diferenciais importantes. O terceiro fator importante é o tamanho da padaria, que não demanda grandes investimentos em equipamentos e contribui para que a administração do negócio possa ser realizada de maneira prática.

“Crescer inovando é o maior planejamento que fazemos e as expectativas são sempre as melhores possíveis”.

Novo Negócio – A Pão to Go já nasceu formatada para o franchising?

Tom Ricetti – A ideia não nasceu como franchising mas em menos de um mês enxergamos a possibilidade de transformá-la em uma rede e com a ajuda de uma consultoria formatamos o negócio para que fosse viável sua expansão através deste modelo de franquias.


Novo Negócio – Como você fez o estudo de campo para chegar ao modelo de negócio?

Tom Ricetti – Não houve plano de negócio ou pesquisas de campo no sentido de se fazer uma análise de mercado. O que ocorreu foi a percepção de que havia a real necessidade de se implantar um negócio como este pois havia demanda por este tipo de serviço pela facilidade e inovação que ele oferece.

Novo Negócio – A rede vai tão bem que já está sendo internacionalizada. Que cuidados você, enquanto fundador, toma para que o negócio não perca a essência?

Tom Ricetti – A essência do negócio é atender com qualidade e de forma rápida. A partir daí precisamos adaptar cada unidade de acordo com a região ou país. Produtos regionais são importantes para manter o público fiel, não podemos ignorar produtos locais pois em cada região há um paladar específico e é importante respeitar tais características.

Novo Negócio – As inovações não param. Agora vocês estão testando a entrega por drone. Que resultado essa ideia tem trazido?

Tom Ricetti – Já testamos os drones e vimos que eles são viáveis, porém no Brasil ainda não temos a regulamentação para utilizá-los. Em diversos países do mundo eles já estão presentes mas por aqui não temos previsão ainda. Por enquanto estamos na expectativa e assim que for regulamentado pretendemos implantar este sistema de entrega.

Novo Negócio – Existe mais alguma novidade na manga?

Tom Ricetti – Inovação é a nossa principal virtude. Estamos sempre buscando coisas novas e nossa maior aliada é a tecnologia. Através dela conseguimos oferecer serviços personalizados de entrega e manter o contato cada vez mais próximo com nossos clientes que nos trazem o feedback importantíssimo de maneira rápida. O negócio em si já é uma evolução e estamos muito antenados para utilizar todas as novidades que a tecnologia proporciona, como drones e aplicativos, da melhor maneira possível.

Novo Negócio – Você está satisfeito com o rumo do negócio? Que avaliação você faz da rede e quais são suas expectativas para ela em médio prazo?

Tom Ricetti – Estou muito satisfeito e nossa expectativa é a de crescer cada vez mais. Fomos os pioneiros neste modelo de negócio e as metas de expansão ultrapassaram nossas expectativas. Estamos com 32 unidades em funcionamento em todo o Brasil, mais de 100 unidades vendidas e nosso foco agora é expandir para grandes cidades e capitais. Crescer inovando é o maior planejamento que fazemos e as expectativas são sempre as melhores possíveis.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.