Tânia Mara Rezende: levando Juruaia para todo o Brasil

Tania Rezende
Tania Rezende

Tânia Mara Rezende é empresária em Minas Gerais e levou a pequena  Juruaia às graças da presidente do Brasil. A frente da Intima Passion, uma das grifes de lingeries que compõem o polo industrial da cidade localizada no sul de Minas Gerais, Tânia também preside da Associação Comercial de Juruaia e é diretora da Federaminas.

Todo esse currículo lhe rendeu esse ano um encontro com Dilma Rousseff para mostrar o potencial e os números da economia local. Desde 2010, a região cresceu mais de 100% e a cidade de Juruaia teve a maior renda per capita do sul de minas em 2013, ficando em terceiro lugar no estado.

Mas, quando o assunto é a Intima Passion, Tânia se derrete. Elegância, segurança e conforto estão juntos nas coleções da grife. “Quando nossa cliente fica encantada com a coleção e declara seu carinho e amor pela marca é a hora mais gratificante do trabalho”, ressalta a empresária.

Nesse bate-papo com o Novo Negócio, Tânia Mara Rezende fala sobre o progresso no sul de Minas, a sua marca e conta sobre sua trajetória. Confira:

Novo Negócio – Você foi criada no interior. De onde veio a paixão pela moda?

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Tânia Mara Rezende – Sim, nasci em Juruaia, uma cidade situada num vale, entre montanhas, localizada no sul de Minas Gerais. Minha mãe conta que desde criança eu adorava escolher minhas roupas sozinha e, principalmente, meus sapatos. Adorava ver minha mãe bordar e fazer crochê e fui aprendendo com ela. Então, na adolescência, eu deixei a fazenda onde morava com meus pais e fui morar com meus avós em Juruaia pra trabalhar numa oficina de costura com uma tia. Depois de aprender a cortar e costurar lingerie, comecei a me interessar por criação e modelagem. Foi quando busquei cursos na área. Depois de algumas especializações, passei a desenvolver coleções e moldes para empresas de Juruaia.

Novo Negócio – Como foi o início da sua trajetória? Quando resolveu investir na moda íntima?

Tânia Mara Rezende – Comecei a trabalhar no seguimento de moda intima no ano de 1994, nessa oficina de costura da minha tia. Na época eu era uma adolescente – quase uma criança! Tinha apenas 14 anos, mas isso me ajudou muito a crescer como profissional e fez minha paixão por moda e lingerie crescer ainda mais. Em 2000, comprei uma loja de roupas. Revendia várias marcas e desenhava peças de lingerie para outras confecções. Depois de quatro anos com esta loja engravidei da minha segunda filha. Resolvi, então, usar meus 10 anos de experiência e criar minha própria marca de lingerie, a Intima Passion. Foi neste espaço de tempo entre a criação da primeira coleção da Intima Passion e o final da gestação da minha filha que minha loja de roupas foi assaltada na noite em que fui pra maternidade. Diante deste acontecimento, resolvi focar todo meu trabalho na Intima Passion. Fechei a loja de roupas e me dediquei totalmente às coleções e estruturação da marca.

Novo Negócio – Decidida a focar nas lingeries, qual foi o seu maior medo?

Tânia Mara Rezende – Apesar de toda experiência que eu tinha em desenvolver e modelar lingerie, não tinha experiência em gestão de empresa. Esse era o meu maior medo. No entanto, pude contar com a experiência e o apoio do meu marido, que também passou a dedicar seu tempo pra estruturação da Intima Passion.

“O que muito me define é intensidade. Quando me proponho a fazer algo me dedico muito intensamente a isto, estudo e corro atrás dos resultados. Não sei me dedicar pela metade.”

Novo Negócio – Recentemente, você teve um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Qual foi o objetivo da reunião e que frutos rendeu?

Tânia Mara Rezende – Como estou como presidente da Associação Comercial de Juruaia e diretora da Federaminas, estava participando do Fórum da CACB em Brasília, onde tive a oportunidade de conversar e presentear a presidente Dilma com lingeries do Polo de Juruaia e da Intima Passion. O objetivo da conversa foi mostrar o potencial e os números da economia do Polo de Juruaia. Esta conversa rendeu muita visibilidade para o Polo na região.

Novo Negócio – Sua empresa cresceu mais de 60% em dois anos. A que você atribui esse sucesso?

Tânia Mara Rezende – Muito trabalho, dedicação, busca constante de conhecimento e aperfeiçoamento, além de organização e gestão empresarial.

Novo Negócio – Como é o seu processo criativo? O que inspira suas coleções?

Tânia Mara Rezende – Claro que participo de bureaus, feiras e palestras de moda e tendências, mas, na maioria das vezes, minhas coleções são inspiradas por experiências de minha vida. Busco elementos em viagens (algumas internacionais, outras conhecendo nosso Brasil) que faço, alguns valores e lembranças que trago da minha infância e influências culturais desta rica região onde nasci. A essência da Intima Passion é muito mais definida por peças atemporais – ora clássicas, ora contemporâneas – do que somente seguir tendências do momento. Claro que estudamos e estamos atentos ao comportamento de nossa consumidora, mas nossa intenção é produzir peças com um conceito refinado de elegância onde não abrimos mão de dar segurança e conforto.

Novo Negócio – Juruaia é um polo da moda íntima. O que a sua marca faz para se diferenciar? Como você lida com a concorrência?

Tânia Mara Rezende – Acredito que a concorrência é o que nos faz estar sempre em busca do melhor que uma marca pode produzir. Como disse anteriormente, o que fazemos para nos diferenciar é exatamente ser fiel a nossa essência, aos nossos valores e com isto fazemos uma lingerie atemporal, que permite nossa consumidora viver cada momento de sua vida intensamente: seja no dia a dia ou numa noite especial.

Novo Negócio – Qual é a melhor parte do seu trabalho?

Tânia Mara Rezende – A melhor parte é ver uma ideia, uma inspiração, tomar forma e se transformar numa linda peça. Quando nossa cliente fica encantada com a coleção e declara seu carinho e amor pela marca é a hora mais gratificante do trabalho.

Novo Negócio – Você acompanhou todo o crescimento de Juruaia como polo de moda íntima. Hoje você está a frente da Associação Comercial da cidade. Que avaliação você faz desse mercado e o que isso representa para o sul de Minas?

Tânia Mara Rezende – O mercado de Juruaia cresceu mais de 100 % em número de empresas desde o ano de 2010. Fomos a maior renda per capita de 2013 do sul de minas e ficamos em 3º lugar no estado, atrás somente de Belo Horizonte e Nova Lima. Isto define a importância que conquistamos no cenário mineiro. É um grande orgulho para nós: uma cidade tão pequena em número de habitantes conseguir se destacar tanto no senário econômico do Estado. É uma prova de que com trabalho e disposição para aprender e crescer podemos superar qualquer obstáculo.

Novo Negócio – Se pudesse definir a Intima Passion em uma palavra, qual seria?

Tânia Mara Rezende – Preciso de duas palavras para definir a Intima Passion: elegância e intensidade.

Novo Negócio – Essa mesma palavra te define?

Tânia Mara Rezende – Elegância é minha busca. Acho lindo mulheres que se vestem naturalmente, sem fazer muita força. O que muito me define é intensidade. Quando me proponho a fazer algo me dedico muito intensamente a isto, estudo e corro atrás dos resultados. Não sei me dedicar pela metade.

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