Talita Marinho: explorando o potencial do mercado de saudáveis

Talita Marinho
Talita Marinho

Se eu falar da HZN talvez você não ligue o nome à empresa. Mas se eu mencionar os biscoitos Aruba, fica tudo mais fácil. Produzidos com farinha de feijão branco e arroz, ingredientes naturais e livres de gorduras trans, conservantes, aromatizantes, glúten e lactose, os biscoitos têm angariado uma legião de fãs por onde passa. Não é à toa que já está à venda em 17 estados.

E, por trás disso tudo está Talita Marinho, que deixou o emprego em uma consultoria para entrar de cabeça na HZN junto com o marido, que também é um dos sócios. “O Alexandre sempre quis ter o próprio negócio. Sempre mesmo. Então eu fui aprendendo com ele. Já havia pensado em empreender, mas não tanto como ele”, conta a empresária.

Talita e os sócios precisaram trabalhar duro. A empresa existia e tinha uma ideia original boa, mas teve que passar por uma reformulação para chegar ao que é hoje. O caminho era apostar em um produto que fosse atrativo para os jovens mas, ao mesmo tempo, tivesse uma pegada saudável e saborosa. Era tudo ou nada.

E o renascimento deu certo. Os biscoitos tiveram uma ótima aceitação e, para esse ano, é esperado um crescimento de 250%. Para alcançar o resultado, Talita vai arregaçar as mangas e pretende colocar mais oito sabores no mercado, integrantes de três novas linhas. Pelo visto, vem muito trabalho por aí.

Nesse bate papo com o Novo Negócio, Talita Marinho fala, entre outros assuntos, sobre suas escolhas e sobre os planos da HZN. Confira:

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Novo Negócio – A HZN é uma empresa nova, mas nasceu como uma evolução de um negócio. Conte um pouco sobre essa história.

Talita Marinho – Nosso CNPJ saiu em setembro de 2009, mas só fizemos nossa primeira venda  um ano depois, em setembro de 2010. O nome da empresa era Vilhena. Eram dois sabores – coco e limão -, depois lançamos banana e amendoim. Tudo ia bem, vimos que a aceitação era boa, mas não tínhamos uma marca que fosse a nossa cara e que se comunicasse bem com um público mais jovem. Foi aí resolvemos mudar tudo. Entre o final de 2012 e início de 2013 nós nascemos de novo. Criamos a HZN, a marca mãe, e transformamos os biscoitos Vilhena em Aruba, nossa primeira linha de produtos. Com embalagens coloridas, divertidas e diferentes do padrão tradicional e do que tínhamos. Lançamos mais dois sabores: chocolate e maracujá. Hoje o sabor chocolate é um dos que mais vende. Nós dizemos que nascemos de novo depois desta mudança, pois apostamos tudo que poderíamos e que não poderíamos. Se desse errado, podia ser o fim. Mas graças a Deus, essa mudança nos levou para um novo nível, a empresa começou a ser mais conhecida, as vendas aumentaram muito e agora estamos nos preparando para lançar produtos ainda este ano e começar a comunicar melhor quem nós somos e para o que viemos. A HZN é alimentação com equilíbrio e bom humor. Queremos levar a ideia de que ser saudável não precisa ser chato com produtos práticos, saudáveis e muito saborosos para pessoas que querem se alimentar bem e não necessariamente sabem como fazer isso.

Novo Negócio – Seu marido já tinha um tino empreendedor desde cedo? E você? Aprendeu a empreender ou também tinha isso na veia?

Talita Marinho – O Alexandre sempre quis ter o próprio negócio. Sempre mesmo. Então eu fui aprendendo com ele. Já havia pensado em empreender, mas não tanto como ele.

“Hoje conseguimos ver frutos do nosso trabalho, ver nossos produtos sendo vendidos em 17 estados do país, pessoas em outros países interessadas em nossos produtos, isso é muito gratificante”.

Novo Negócio – Como chegaram a conclusão de que biscoitos seriam um bom carro-chefe para a empresa?

Talita Marinho – Nosso sócio Marco Antonio apresentou o produto para o Alexandre e para o Domingos, meu sogro. Nessa época, eu trabalhava em uma empresa de consultoria na área da saúde. O Alexandre estudou esse mercado de alimentos saudáveis e juntos foram adaptando o produto. Daí chegaram à conclusão que tinham um ótimo produto em um mercado cujo nicho é exigente, mas pouco explorado. Hoje não existe nenhum biscoito parecido com o nosso no mercado. Nós nos especializamos nisso e conseguimos fazer, em maior volume, biscoitos com toques artesanais, como o de limão, que contém raspas de casca e suco e limão de verdade.

Novo Negócio – E porque apostaram em um produto “especial”, sem glúten e lactose, com farinhas diferenciadas e preparado com frutas de verdade?

Talita Marinho – Quando o Marco Antonio foi conversar com Alexandre e com o Domingos, ele apresentou um produto sem glúten, feito com farinha de arroz e feijão. Sua ideia inicial era ser um produto nutritivo para crianças subnutridas. Alexandre começou a estudar o mercado e viu uma grande oportunidade na alimentação saudável e daí fomos desenvolvendo outras características para atender nosso público alvo. Sobre as farinhas isentas de glúten, realmente queremos levar mais opções de alimentos saborosos para pessoas que não podem consumi-lo.

Novo Negócio – Foi um risco calculado ou vocês foram sendo levados pelo mercado?

Talita Marinho – Quando eu entrei na sociedade, tracei uma meta para ver resultado na empresa. No período estipulado, pouco aconteceu em relação a resultados na empresa, mas o crescimento era iminente e era clara a aceitação do produto no mercado. Assim resolvi continuar, até porque eu realmente acreditava naquilo. Eu e meus sócios nos víamos cada vez mais envolvidos. A maioria de nossas decisões foram calculadas, mas seguimos muito nosso feeling também.

Novo Negócio – Olhando para trás, você acredita ter feito uma boa escolha ao deixar o seu emprego para investir nessa sociedade?

Talita Marinho – Com certeza! Hoje conseguimos ver frutos do nosso trabalho, ver nossos produtos sendo vendidos em 17 estados do país, pessoas em outros países interessadas em nossos produtos, isso é muito gratificante. Sem falar nas famílias que também se sustentam do nosso negócio, dos e-mails que recebemos de clientes que tem uma alimentação restrita, agradecendo pela qualidade e sabor dos nossos biscoitos.

Novo Negócio – Que dificuldades pontuaram a sua transição?

Talita Marinho – Eu trabalhava com consultoria, atendia grandes clientes da indústria farmacêutica, e de repente passei a trabalhar em uma pequena fábrica, com uma funcionária, poucas vendas e muitas contas para pagar. Foi bem difícil porque projetos não faltavam, mas em compensação os recursos estavam sempre contados, tudo levava um tempo maior para acontecer, nem sempre podíamos resolver, muitas vezes dependendo de terceiros. Assim que entrei na sociedade, tivemos um investidor anjo, que nos ajudou muito, e assim construímos uma nova fábrica. Acredito que esse foi o período de maior dificuldade para mim.

Novo Negócio – Quais são os prós e contras de trabalhar com o marido?

Talita Marinho – Nós nos damos muito bem, nunca tivemos nenhum problema em relação a trabalharmos juntos. É muito bom porque estamos sempre juntos, nossos planos tanto na vida pessoal como na profissional estão sempre bem alinhados.  Talvez o único ponto negativo é que às vezes o trabalho sai da fábrica e participa das nossas conversas em casa, nos fins de semana ou até mesmo nas férias. É um pouco inevitável, acredito. Faz parte.

Novo Negócio – Vocês têm a ideia de trabalhar, por hora, somente com um produto?

Talita Marinho – Pretendemos expandir para linhas de produtos diferentes, mas estamos aproveitando bem nosso know how e infraestrutura para extrairmos o máximo que podemos com os biscoitos. Em breve, lançaremos linhas novas do biscoito.

Novo Negócio – O que mais te atrai no seu negócio?

Talita Marinho – Estamos em um mercado novo, em pleno crescimento, e que ainda não tem grandes players envolvidos, o que acredito ser por pouco tempo. Por isso é um grande desafio e uma certa dúvida do que irá acontecer. Temos quer ser ousados e ao mesmo tempo cuidadosos. Mas nós gostamos muito do desafio, isso nos atrai bastante.

Novo Negócio – O começo dos negócios normalmente traz algum deslize. A HZN teve algum? Qual foi e como vocês superaram?

Talita Marinho – O que mais nos desafiou foi a construção da nova fábrica. Tivemos que administrar muitas coisas que estavam fora do nosso core business, como a construção do imóvel. Isso nos trouxe alguns contratempos com as finanças e atrasou um pouco nosso crescimento. Mas posso dizer isso gerou uma ótima experiência para o futuro. Para superar, tivemos que olhar para a frente e enxergar mais as oportunidades do que as dificuldades que foram implantadas neste momento. Muitas vezes um sonho é pausado por problemas que aparecem e nós damos importância desnecessária para eles. Mas sempre tentamos dar o nosso melhor em tudo.

Novo Negócio – Quais são os seus planos para a empresa em curto prazo?

Talita Marinho – Esse ano vamos lançar oito sabores em três linhas novas dos biscoitos Aruba. Estamos com grandes expectativas para esse lançamento. Acreditamos num crescimento para a empresa de 250% até o final do ano.

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