Soraia Ferretti: trabalho pelos cachos

Soraia Ferretti
Soraia Ferretti

Soraia Ferretti trabalhou durante vinte anos em empresas de cosméticos. No dia a dia, uma queixa constante sobre o cabelo das clientes: como manter os fios ondulados sem agredi-los. Identificou, aí, um bom nicho.

Incentivada a abrir seu próprio negócio, Soraia deixou de ser funcionária e passou à patroa. Abriu as portas da rede de salões Lunablu, especializada em cabelos crespos e cacheados, em 2009 e hoje possui três unidades próprias que foram um pilar importante para dar início à expansão por meio de franquias.

No seu salão o alisamento é proibido e o tratamento dos cachos feito com produtos desenvolvidos pela rede. “A procura por cabelos sem química é crescente. E não me parece uma questão de moda. Acredito que seja tendência. À medida que as pessoas percebem que podem ter cabelos bonitos, bem cuidados, que podem defini-los como gostam, conquistam liberdade e personalidade, que são duas condições ligadas ao que cada pessoa deseja e não a um estilo sugerido por formadores de opinião”, constata a empresária.

Nessa conversa com o Novo Negócios, Soraia Ferretti faça sobre o início do negócio, os desafios do empreendedorismo e a expansão. Veja:

Novo Negócio – Você trabalhou durante muitos anos no departamento de marketing de empresas de beleza. Que bagagem isso te deu para a Lunablu?
Soraia Ferretti – Trabalhar em marketing foi importante porque te faz pensar sempre em como atrair, conquistar e manter clientes. Temos que fazer tudo pensando no que é necessário para que ele escolha você e não seu concorrente. Adicionalmente há todos os demais aspectos ligados à comunicação, desenvolvimento de produtos, estudos de preços. Enfim, marketing não é um departamento. É como se deve gerir empresas.

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Novo Negócio – Para começar um negócio os desafios são muitos. Quais foram os seus?
Soraia Ferretti – Empreender no Brasil, por si só, já é um desafio. A burocracia, os prazos, o excesso de documentos, os impostos, a informalidade de muitos formam um pacote de desafio considerável. Mas isto vale para todos os empreendedores. No caso específico do Lunablu, desafios como ter foco no segmento de mercado pretendido e ter diferenciais reais, perceptíveis. Sabíamos que inicialmente tínhamos que nos tornar conhecidos, conquistar a confiança das pessoas para que elas passassem a gostar do Lunablu. A partir daí temos uma espiral para cima, que cresce de forma contínua.

Novo Negócio – A Lunablu já nasceu para ser uma rede de franquias?
Soraia Ferretti – Sim. Desde o planejamento inicial, este sempre foi o projeto.

Novo Negócio – Por que optou pelo sistema de franquias, ao invés de abrir filiais? Foi uma decisão correta?
Soraia Ferretti – Hoje, temos três unidades próprias, franquias negociadas e várias em fase de avaliação. As unidades próprias foram fundamentais para aperfeiçoarmos nosso plano de negócios e chegar à consolidação do modelo. Achamos que a decisão pelas franquias foi correta pela velocidade de expansão que pode ser conseguida e pela descentralização natural da gestão de cada unidade.

“Aposto em expansão forte, sim, mas também somos muito criteriosos. A concessão de uma franquia passa por todas os pontos já mencionados nos desafios que o Lunablu superou. A busca por franqueados felizes não é uma forma de expressão. É meta”.

Novo Negócio – O mercado da beleza é um dos que mais cresce no mundo. Como você o vê no Brasil? Ainda continua aquecido?
Soraia Ferretti – Continua aquecido, mas considerando o atual estágio de distribuição de renda e capacidade de consumo das famílias, estamos nos aproximando da maturidade. Certamente os crescimentos continuarão, mas de forma um pouco mais moderada. Mas é bom ressaltar que qualquer política governamental que seja bem sucedida
na melhoria da distribuição da renda, vai provocar novo crescimento acentuado. Muitas categorias de produtos de beleza ainda têm índices de penetração na cada dos 60%.

Novo Negócio – O seu salão abre as portas para todo tipo de público, mas é especializado em cachos. Esse público-alvo é presente mesmo nesses tempos de relaxamento, alisamento e progressiva?
Soraia Ferretti – Percebemos com nitidez estatística que os tempos já estão sendo outros. A procura por cabelos sem química é crescente. E não me parece uma questão de moda. Acredito que seja tendência. À medida que as pessoas percebem que podem ter cabelos bonitos, bem cuidados, que podem defini-los como gostam, conquistam liberdade e personalidade, que são duas condições ligadas ao que cada pessoa deseja e não a um estilo sugerido por formadores de opinião.

Novo Negócio – Você aposta em uma expansão agressiva? Como se planejou para o crescimento?
Soraia Ferretti – Aposto em expansão forte, sim, mas também somos muito criteriosos. A concessão de uma franquia passa por todas os pontos já mencionados nos desafios que o Lunablu superou. A busca por franqueados felizes não é uma forma de expressão. É meta.

Novo Negócio – Se pudesse voltar no tempo, faria algo diferente em relação ao empreendimento?
Soraia Ferretti – Não faria. Aprendemos com o que fizemos de certo e de errado.

Novo Negócio – Que características pessoais você leva para a sua vida profissional. E como isso te ajuda ou atrapalha?
Soraia Ferretti – Eu me cobro demais. Isso ajuda porque sempre quero melhorar. Às vezes, quem está na jornada comigo pode ter dificuldades com as cobranças. Mas elas são parte do nosso jeito de querer melhorar todos os dias.

Novo Negócio – Até dezembro você quer…
Soraia Ferretti – Cada dia vamos pensar em evoluir. E temos muitos dias até dezembro. Como temos metas, esperamos atingi-las, como a abertura de dez franquias, continuar crescendo com vigor e ver muitas pessoas felizes com seus cabelos.

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