Sandra Melo e a aposta no café-bistrô

Sandra Melo
Sandra Melo

Sandra Melo saiu de Minas Gerais – seu estado natal – para estudar Estatística no Paraná. E foi por lá que iniciou sua carreira. Passou por empresas grandes como Tim, HSBC e O Boticário e, desde 2013, está a frente da expansão do Café Cultura.

O Café Cultura nasceu em 2004 e encantou a região da capital catarinense pois troxe ao público cafés especiais e um ambiente diferenciado. Somente após uma década, a empresa, bastante consolidada, decidiu levar a marca para o restante do país. E nisso tem muito do trabalho de Sandra.

Da mesma forma em que foi cuidadosa para iniciar a expansão, a empresa aposta no crescimento consciente para que ela dê certo. Tanto que, para os próximos dois anos, a expectativa é abrir 12 lojas, focando na região sul, apesar do interesse de empreendedores de outras localidades brasileiras.

Ao Novo Negócio, Sandra Melo fala sobre as perspectivas, a formatação do franchising e o diferencial do negócio. Confira:

Novo Negócio – Como foi a sua trajetória até chegar ao Café Cultura?
Sandra Melo – Eu sou mineira e fui para Curitiba estudar Estatística na Universidade Federal do Paraná. Lá iniciei minha carreira profissional, passei por empresas como Tim, HSBC e O Boticário, onde atuei na área de Pesquisa e Inteligência de Mercado por aproximadamente cinco anos. Foi quando a Luciana me convidou para trabalhar no Café Cultura, para formatarmos a área de franquia, eu aceitei o convite e em novembro de 2013 demos inicio ao projeto de franchising.

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Novo Negócio – O Café Cultura fez dez anos. De que forma cresceu neste tempo?
Sandra Melo – O Café Cultura nasceu em 2004 em uma pequena loja na Lagoa da Conceição e fomos os pioneiros em Florianópolis a trabalhar com cafés especiais. Desde a abertura o café foi um sucesso, com grande aceitação pelo público local e também pelos turistas que passam pela Lagoa. No segundo ano expandimos a loja para atender a
demanda de público, sem deixar de lado as novidades do mundo do café.

“Demoramos a expandir através de franquias porque queríamos primeiro ter um negócio 100% sólido e testado para podermos replicar esse modelo aos franqueados”.

Novo Negócio – O conceito de café-bistrô tem dado muito certo ao redor do mundo. No entanto, no Brasil ainda é uma novidade. Ele cativa o público daqui?
Sandra Melo – Sim, ele cativa muito o público, muitas pessoas escolhem o Café Cultura justamente por esse diferencial que temos, o cardápio democrático.

Novo Negócio – Qual é o diferencial do negócio?
Sandra Melo – Nós trabalhamos com o que há de melhor no mundo dos Cafés, os nossos grãos são do tipo arábica, as fazendas são certificadas, a torrefação do café é feita por nós, em nosso Laboratório na Lagoa. Com isso temos sempre grãos frescos nas nossas lojas. E, além do café que é o nosso carro chefe, o nosso cardápio diferenciado também faz o sucesso do Café Cultura.

Novo Negócio – A expansão da marca só começo há um ano. Por que demoraram tanto para formatar o negócio e fazê-lo crescer por meio de franquias?
Sandra Melo – Porque queríamos primeiro ter um negócio 100% sólido e testado para podermos replicar esse modelo aos franqueados.

Novo Negócio – O foco da expansão é todo o país ou, por hora, vão investir somente na região sul?
Sandra Melo – Nesse primeiro momento de expansão, o nosso foco é na região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), queremos fortalecer a marca no Sul para na sequência seguirmos com a expansão para o restante do Brasil. Mas já temos procura por franquias em outras regiões.

Novo Negócio – Há alguns anos a rede recebe o título de melhor cafeteria de Santa Catarina. A que se deve esse sucesso?
Sandra Melo – Esse sucesso vem pela mistura do ambiente descolado, pelo cardápio variado e pelos cafés especiais.

Novo Negócio – Qual é o objetivo em curto prazo?
Sandra Melo – O nosso objetivo para os próximos dois anos é estarmos com 12 lojas.

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