Róger Marcondes: de empresa familiar a rede de farmácias

Róger Marcondes
Róger Marcondes

Róger Oswaldo Marcondes praticamente nasceu dentro da Phitofarma. Aos 15 anos já trabalhava com o pai, ajudando no balcão e fazendo serviços gerais.

A farmácia foi criada em 1970. Em 1994, Róger assumiu o negócio e começou a enxergar um novo rumo: o da manipulação de medicamentos. Formado na área – “a vida me fez farmacêutico naturalmente” – e com pós- graduação em Gestão Empresarial, Roger mudou o negócio da família e começou a escrever um novo capítulo na história da Phitofarma.

Em 2012, o empresário decidiu expandir o negócio por meio de franquias e tornou a marca uma das mais cobiçadas do mercado no segmento em que atua. Em dois anos já possui mais de 30 unidades franqueadas e uma meta ousada: 300 lojas até 2016. A preferência é chegar aonde não há concorrência. “Vejo que o crescimento de novos negócios deve migrar para as pequenas e médias cidades. E é para lá que eu vou”, brinca.

O próximo passo é levar a marca para o exterior. Róger está negociando a abertura de lojas nos Estados Unidos. “Gosto muito do jeito de pensar americano. Fora isso, acredito no potencial deste mercado e existem muitos brasileiros por lá”, explica o empresário que, mesmo ganhando o mundo, continua trabalhando no local onde tudo começou: a sede da empresa, na zona oeste de São Paulo.

Nessa conversa com o Novo Negócio, Róger Oswaldo Marcondes fala sobre as expectativas para o negócio nos próximos anos, sobre liderança e analisa o mercado atual. Veja:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Você nasceu junto com a Phitofarma. Como era, no início, a sua relação com a empresa?

Róger Oswaldo Marcondes – Sempre foi minha casa, imaginem nasci aqui dentro!

Novo Negócio – Há duas décadas, você assumiu a empresa. Apesar de estar no dia a dia, desde cedo, o que mudou na sua vida essa responsabilidade?

Róger Oswaldo Marcondes – Sempre assumi responsabilidades. Com 19 anos pedi ao meu pai minha emancipação, pois precisa empreender e sempre precisava de sua autorização.

Novo Negócio – E que tipo de mudanças você trouxe para a Phitofarma?

Róger Oswaldo Marcondes – Já éramos uma farmácia bem conceituada, mas havia o aspecto de algo muito familiar, precisa tomar um rumo mais profissional, mais empreendedor, gostava do aspecto americano de empreender. Sabia que ela poderia estar em várias capitais deste país.

“Liderar pessoas é estar na frente de todos e ensinar um caminho, e principalmente não ter medo”

Novo Negócio – Sua formação em Farmácia e sua pós-graduação em Gestão Empresarial têm tudo a ver com o negócio da família. Foi uma escolha por gosto ou foi algo que aconteceu pelo rumo que sua vida tomou?

Róger Oswaldo Marcondes – A vida me fez farmacêutico naturalmente, mas a pós foi uma escolha minha, foi onde realmente onde me encontrei.

Novo Negócio – Em que momento você pensou na expansão por meio de franquias? Foi um processo lento ou se formatou rapidamente?

Róger Oswaldo Marcondes – Sempre pensei em franquia. Conhecia muitas pessoas que tinham um certo capital para investir mas não sabiam o que fazer. Como o meu negócio trata-se de cuidar da saúde sempre estará em evidência. Mas demorei para formatá-lo pois, como trata de fazer remédio, precisava de um material técnico bem detalhado.

Novo Negócio – O crescimento dentro do país está satisfatório? Vi que a meta é chegar a 300 unidades em breve…

Róger Oswaldo Marcondes – Eu acredito que até 2016 serão 300 unidades. Ano que vem imagino mais 50.

Novo Negócio – Seu próximo passo é levar a marca para o exterior?

Róger Oswaldo Marcondes – Por incrível que pareça estava reunido com um parceiro comercial da Flórida e começamos a pesquisa FDA e no Estado da Flórida. Boas novidades vêm por aí.

Novo Negócio – Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e que faz parte da 9ª edição do Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2014, o país que mais possui empresas brasileiras é os Estados Unidos. É por lá que você vai começar? Por que?

Róger Oswaldo Marcondes – É uma escolha pessoal, gosto muito do jeito de pensar americano. Fora isso, acredito no potencial deste mercado e existem muitos brasileiros por lá. Vai dar certo!

Novo Negócio – Que características pessoais você leva também para dentro da empresa? Como é o Roger na liderança?

Róger Oswaldo Marcondes – A Phitofarma tem meu jeito. Liderança para mim não se aprende em faculdade. Liderar pessoas é estar na frente de todos e ensinar um caminho, e principalmente não ter medo.

Novo Negócio – Como empreendedor, de que forma você vê o cenário para o crescimento de novos negócios?

Róger Oswaldo Marcondes – Vejo que o crescimento de novos negócios deve migrar para as pequenas e médias cidades. E é para lá que eu vou….

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA