Roberto Minelli: juventude e foco para ter sucesso

Roberto Minelli
Roberto Minelli

Ele tem apenas 22 anos de idade e é um dos sócios da rede de franquias Coxinha du Chef. Mas a palavra que norteia o dia a dia de Roberto Minelli é foco. Por isso ele está onde está.

Roberto está no negócio desde o começo. Sem dinheiro para investir, deu o seu trabalho como parte na sociedade. A rede foi crescendo e o empreendedor conseguiu ir comprando sua participação.

Hoje a Coxinha du Chef possui quase 20 lojas abertas, outras tantas comercializadas e vem ganhando elogios, inclusive, das classes A e B. O raio de expansão se concentra entre o eixo Rio – São Paulo e Goiânia e sua região metropolitana.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Roberto Minelli fala sobre os planos da Coxinha di Chef para este ano e sobre juventude e empreendedorismo. Confira:

Novo Negócio – Como nasceu a Coxinha du Chef e de que forma você entrou no negócio?

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Roberto Minelli – A coxinha du Chef nasceu observando a necessidade do mercado em uma alimentação rápida atrelando qualidade, muito sabor, preço justo e identidade visual de loja bem definida e marcante. Entrei no negócio pois conheci meus atuais sócios no restaurante em que eles eram proprietários, e vendo a operação complexa que é para se ter um restaurante surgiu o tema atrelando um produto praticamente unanime que é a Coxinha, em lugares de grande circulação de pessoas pois a necessidade de alimentação rápida e fora de casa é cada dia mais presente na vida dos Brasileiros devido a correria do dia a dia. No início entrei trabalhando no negócio e ajudando em tudo que precisa para começarmos a operação, conforme fomos tendo sucesso, virei sócio e fui comprando minha participação até me igualar a eles no quadro societário.

Novo Negócio – O negócio já foi criado para ser uma franquia?

Roberto Minelli – Sim, o negócio já foi criado para ser uma franquia pois foi o modelo que encontramos mais facilidade de expansão. Dessa forma, não necessariamente precisaríamos de capital próprio para investimento, e seria onde conseguiríamos espalhar a marca com mais rapidez no mercado.

Novo Negócio – Criar novos sabores para incrementar a coxinha tradicional foi uma grande sacada? Como foi a aceitação do público?

Roberto Minelli – O grande segredo está em incrementar e valorizar algo que já é muito apreciado em nosso país, os sabores diferenciados, a forma de “vestir´´ o produto, de como expor na loja, de criar realmente um universo para a Coxinha. Tudo isso passa a não ser só uma simples coxinha, e sim um produto que transparece confiança e qualidade para quem vai prová-lo.

“A pouca idade traz a desvantagem da falta de experiência. Embora eu já tivesse trabalhado antes deste negócio, o fato de ser sócio, me traz uma responsabilidade completamente diferente”.

Novo Negócio – Vocês esperam crescer montando unidades em pontos próximos à população: terminais rodoviários, estações de trem e até comunidades. De quantas lojas estamos falando e em quanto tempo?

Roberto Minelli – Nosso objetivo de ponto comercial é onde tem gente passando, inclusive já temos a experiência de outro público de classe social mais elevada consumindo o nosso produto, e tendo uma grande aceitação. No ano de 2014 tivemos mais de 20 unidades já comercializadas, porém algumas estão ainda em procura de ponto comercial, outras em reformas. Nossa meta para 2015 é de abrir mais 40 unidades, inclusive dando início a nossa expansão para outras cidades e estados mais próximos.

Novo Negócio – Qual é o principal motivo para o sucesso da rede: a escolha dos pontos ou o produto diferente?

Roberto Minelli – O sucesso está num conjunto de fatores, claro que o ponto comercial é primordial para o negócio dar certo, mas o produto e conceito diferentes, chamam muito a atenção e sai daquela mesmice de uma loja igual a tantas outras que muitas vezes não desperta o desejo e a curiosidade de quem está passando em frente a unidade.

Novo Negócio – Captar e reter a mão de obra é um desafio? Por que?

Roberto Minelli – Com certeza a mão de obra é um desafio, temos carência de uma mão de obra que esteja realmente com a garra necessária para desenvolver um trabalho e atendimento diferenciados. Notamos muitas vezes que alguns funcionários não tem o menor compromisso com seus empregos, e que se ele não estiver ali trabalhando conosco pouco importa. O fato da nossa mão de obra não ser necessariamente especializada (como no caso de um padeiro ou sushi-man) acaba ajudando bastante na contratação e treinamento de pessoas que simplesmente tem força de vontade, e querem um emprego.

Novo Negócio – Apesar da marca ser nova, vocês já pensam em uma expansão para o exterior? Por onde vão começar?

Roberto Minelli – Já existiram conversas sobre este tema sim, mas ainda é muito cedo para falar sobre isso, e prefiro guardar esta surpresa mais um pouco.

Novo Negócio – E, por falar em novo, idade não tem a ver com competência. Você tem apenas 22 anos e já é um empreendedor de sucesso. Que vantagens e que desvantagens a pouca idade já trouxe para a sua vida em relação aos negócios?

Roberto Minelli – A pouca idade traz a desvantagem da falta de experiência. Embora eu já tivesse trabalhado antes deste negócio, o fato de ser sócio, me traz uma responsabilidade completamente diferente. Ao contrário de se trabalhar em uma empresa ou qualquer outro lugar que a pessoa seja funcionário, não é possível simplesmente começar às 8 e parar às 18 horas, bater meu cartão de segunda a sexta e ir embora para casa tranquilo. O negócio não para um segundo. Não tem dia, nem hora, nem lugar: temos de estar a todo momento inovando, pensando, testando exaustivamente, e aí que surge a vantagem da idade. Hoje eu tenho “fome” de toda esta loucura que vivemos no dia a dia, tenho vontade e motivação de querer cada vez mais ver este negócio dar certo.

Novo Negócio – Qual é a meta da rede?

Roberto Minelli – A meta da rede é ser reconhecida no Brasil e possivelmente fora dele. Quando o assunto é Coxinha não temos a pretensão de ser a maior rede, mas temos o compromisso de construir nossa marca para que quando as pessoas se lembrarem de Coxinha (que é o salgado mais unânime e apreciado do Brasil), se lembrem da Coxinha du Chef, como sinônimo de qualidade, diversidade, inovação e sabor.

Novo Negócio – E a sua meta pessoal?

Roberto Minelli – Minha meta pessoal é de construir, não um império ou uma grande fortuna, mas sim de construir e transformar algo que vi começar em uma folha de papel em um bate papo, em um negocio sólido e uma marca reconhecida no mercado.

Novo Negócio – Ser empreendedor no Brasil é…

Roberto Minelli – Acreditar que tudo pode ser criado e reinventado.

Novo Negócio – Ser jovem e empreendedor no Brasil é…

Roberto Minelli – O Brasil é imenso e cheio de oportunidades, e mais do que isso, cheio de carências no mercado não só de alimentação. Por isso, saber observar a forma de se comercializar algo, o público alvo, e o marketing por trás disso, são os grandes segredos do negócio.

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