Raphael Lanfredi: pioneirismo e sustentabilidade fazem parte da sua rede

Raphael Lanfredi
Raphael Lanfredi

Ele se define como uma mistura de influências. Publicitário e músico, Raphael Lanfredi sonha alto. Tanto que, colocou sua ideia dentro de uma Kombi, mirou em um nicho e ganhou espaço no mercado, trabalhando bastante a sustentabilidade.

A experiência adquirida na passagem por duas redes foi determinante para que Raphael decidisse que era a hora de ter a sua própria franqueadora. Assim, em 2013, nasceu a Santo Bier, a primeira rede de drink trucks do Brasil.

Com menos de um ano de criação a rede – que leva a bebida aonde a festa estiver – fechou a venda de mais de 30 unidades e recebeu dois Selos de Ouro, por empreendedorismo do ano e revelação no setor gastronômico.

A história de Raphael seria bem parecida com a de muitos empreendedores se não fosse por um detalhe: a pouca idade. O empresário tem 25 anos e muito jogo de cintura para lidar com o preconceito. “O foco é trabalhar com excelência e respeito. No momento certo os investidores ganham confiança e o projeto flui”, observa.

Para o empresário, o caminho do sucesso é pautado por metas alcançáveis e caminhos claros para atingi-las. “Ver os problemas como aprendizado e não pensar que as coisas só dão errado”, diz, otimista com a boa aceitação do seu produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Raphael Lanfredi conta sobre a sua rede, fala sobre as vantagens e desvantagens do pioneirismo e explica suas ações sustentáveis. Confira:

Novo Negócio – Com uma ideia na cabeça e uma kombi, você iniciou o Santo Bier. Conte-nos como foi.

Raphael Lanfredi – O projeto da Santo Bier sempre foi um fantasma que rodeava meus pensamentos, desde de sempre eu quis ter um bar temático. Algo para trazer uma lembrança de Woodstock. Com o passar dos anos o projeto foi ganhando corpo: conversava com amigos, pesquisava o mercado, sonhava aos poucos. Eu me tornei gerente em uma grande rede franqueadora, logo depois em outra e me apaixonei pelo formato. Sempre acreditei que nada é por acaso: com o conhecimento adquirido em franquias, a vontade de ter um bar que me acompanhasse e a paixão que temos pela música, nasceu a Santo Bier. A recepção do mercado foi maior do que esperávamos, mas como a meta é grande, usamos isso como motivação para alcançar os objetivos.

Novo Negócio – Mas essa não foi sua primeira experiência. Você já tinha trabalhado em uma franqueadora?

Raphael Lanfredi – Sim. Trabalhei em duas grandes empresas, percebi que minha facilidade com o formato era notável e resolvi me especializar. Hoje tento fazer o mesmo com todos os funcionários da rede, oferecendo cursos de motivação, empreendedorismo, oratória.

Novo Negócio – Em apenas dois anos, o seu negócio cresceu a ponto de virar franquia. Você esperava esse sucesso?

Raphael Lanfredi – Quando o filho é nosso, o sonho é sempre alto. Mas, confesso que muito desse sucesso veio pelo fato da Copa do Mundo ser no Brasil. Eu tinha um país inteiro em festa e o produto perfeito para atendê-lo. Era a oportunidade que precisávamos.

“A vontade de crescer nunca pode ser menor que o medo. Você é o único representante do seu sonho, nada mais justo lutar por ele com todas as forças”.

Novo Negócio – O pioneirismo nesse tipo de negócio trouxe que tipo de vantagens?

Raphael Lanfredi – Muitas. Temos um modelo de negócio mais estruturado que outras empresas no serviço e o fortalecimento da marca ao se transformar em rede nos deu corpo para oferecer melhores alternativas aos franqueados

Novo Negócio – Por outro lado, deve ter sido desvantajoso em algum ponto…

Raphael Lanfredi – Com certeza, aliado a um produto novo, eu me lancei como diretor executivo de uma franqueadora aos 25 anos. Você é colocado à prova o tempo todo. Mas com muita clareza na explicação do projeto, ganhamos espaço rápido entre investidores e hoje ainda utilizamos da mesma política: melhorar a cada dia a vida dos franqueados, funcionários e parceiros. Com soluções inovadoras para sempre ser a primeira opção do cliente.

Novo Negócio – Sua pouca idade te deixou à prova em algum momento? Duvidaram da sua capacidade enquanto “homem de negócios?

Raphael Lanfredi – Ainda existe preconceito, mas o foco é trabalhar com excelência e respeito. No momento certo os investidores ganham confiança e o projeto flui. Mas essa fase da dúvida serve para testar a aplicabilidade do serviço e a recepção do público em diversas regiões, com culturas distintas.

Novo Negócio – As questões sociais também estão presentes na empresa. Fale para a gente como vocês tratam a sustentabilidade e a responsabilidade social no Santo Bier.

Raphael Lanfredi – Mais do que se estabilizar como marca, nossa missão é fazer do mundo em que vivemos um lugar melhor. Para isso, nos comprometemos em plantar uma árvore para cada franquia inaugurada, fazemos doações para a comunidade mais carente e premiamos colaboradores que vão ao trabalho de ônibus, carona ou bicicleta.

Novo Negócio – Além de empresário, você também é músico. Dá para conciliar bem?

Raphael Lanfredi – Depende do quanto está disposto a sacrificar sua ociosidade. Passo a maior parte do meu tempo realizando meus sonhos. Sempre que me perguntam sobre realização pessoal eu digo que sou o homem mais feliz do mundo: tenho meu próprio bar, minha banda e os melhores funcionários. Todos ali foram escolhidos, não selecionados. E essa ligação que temos faz com que todos consigam fazer muito em pouco tempo.

Novo Negócio – Que conselho você gostaria de passar aos jovens que, como você, possuem boas ideias mas têm medo de levá-las adiante?

Raphael Lanfredi – A vontade de crescer nunca pode ser menor que o medo. Você é o único representante do seu sonho, nada mais justo lutar por ele com todas as forças.

Novo Negócio – O Raphael é…

Raphael Lanfredi – Uma mistura de influências. Um misto de Nizan, Vinicius de Moraes e Jimi Hendrix.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA