Nicolas de Virieu: gelatos para o sucesso

Nicolas de Virieu
Nicolas de Virieu

Nicolas de Virieu é jovem mas sabe bem o que quer. Francês, o rapaz chegou ao Brasil em 2012 e não sabe o que é se sentir um estranho no ninho. Bem acolhido pela capital paulista, o empresário decidiu montar ali o seu negócio.

Para sócio, já tinha um nome certo: Dimitri Mussard, um amigo de infância. Passaram, então, a descobrir juntos as maravilhas de empreender. “Sempre tivemos um sonho de trabalharmos juntos. Por isso, quando surgiu a ideia de abrir a Dri Dri no Brasil o convidei para ser o meu parceiro nesta jornada”, conta Nicolas.

O diferencial da DriDri, a gelateria montada por Nicolas e Dimitri, é o cuidado na seleção de ingredientes. Os sorvetes são desenvolvidos todos os dias, possuem baixo teor de gordura e são livres corantes e conservantes.

Ao Novo Negócio, Nicolas de Virieu fala sobre ser estrangeiro e empresário no Brasil, além de contar sobre a expansão da marca. Confira:

Novo Negócio – O que fazia antes de pensar em abrir a Dri Dri?
Nicolas de Virieu – Eu estava envolvido na criação, aquisição e produção de programa de TV por dois anos depois minha formação. A partir daí, eu comecei na pós-produção de cinema e eu participei na distribuição de muitos filmes franceses e internacionais.

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Novo Negócio – Qual a sua formação?
Nicolas de Virieu – Eu fiz a maior parte da minha formação fora da França. Primeiro, um MBA em Marketing em Dublin, depois fui para Barcelona para completar um Master em Negócios Internacionais. Finalmente, decidi voltar para a França para completar minha formação com um Master em Produção audiovisual. Meu objetivo era me tornar um produtor de TV.

Novo Negócio – Como um produtor de TV virou empresário na área de gelatos? O que te fez mudar de foco tão bruscamente?
Nicolas de Virieu – Foi o desafio de trabalhar com o próprio negócio. Empreender não é fácil. Precisa de muita dedicação, conceito bem definido e pesquisa para que o negócio fique fortalecido e possa prover os frutos deste esforço. Por isto me interessei em buscar um negócio como este. Pelo desafio de ter algo e fazê-lo dar certo.

Novo Negócio – Qual é a sua história com o Dimitri? Quando e como se conheceram?
Nicolas de Virieu – Dimitri é meu amigo de infância. Estudamos juntos no ensino fundamental. Sempre tivemos um sonho de trabalharmos juntos. Por isso, quando surgiu a ideia de abrir a Dri Dri no Brasil o convidei para ser o meu parceiro nesta jornada. Dimitri já estava morando no país e viu grande mercado no Brasil para este tipo de negócio.

“Empreender não é fácil. Precisa de muita dedicação, conceito bem definido e pesquisa para que o negócio fique fortalecido e possa prover os frutos deste esforço”.

Novo Negócio – Há algum histórico na sua família de negócios com gastronomia?
Nicolas de Virieu – Apesar do nosso amor para cozinhar, ninguém trabalha em gastronomia na minha família. Nós temos no sudoeste da França (Bordeaux), uma vinícola.  Amamos produzir os vinhos. No entanto, preferimos beber a vender.

Novo Negócio – O que fez você optar por investir em São Paulo para a abertura da Dri Dri?
Nicolas de Virieu – São Paulo é o coração econômico do Brasil. Foi importante abrir nossa flagship no lugar que nos daria a melhor visibilidade. A escolha de São Paulo e a presença do Dimitri Mussard, meu amigo pessoal e parceiro de trabalho em projetos como Acaju do Brasil (conglomerado fashion com marcas internacionais), por 6 anos definiu ainda mais a minha escolha.

Novo Negócio – Como começou a sua sociedade com o Dimitri?
Nicolas de Virieu – Nossa associação teve início em novembro de 2012. Mas sempre tivemos o sonho de  trabalhar juntos. Damos grande importância à cultura corporativa, e o fato de que Dimitri é meu melhor amigo, nos ajudou a transmitir os mesmos valores aos nossos funcionários.

Novo Negócio – Sem dúvidas, o clima no Brasil contribui bastante por não haver um inverno rigoroso. Mas, durante a estação, o consumo de gelatos cai. O que você tem em mente para driblar essa sazonalidade?
Nicolas de Virieu – O inverno brasileiro não é nem um pouco rigoroso. A Dri Dri é um produto que não possui conservantes, aromatizantes, corantes. Trata-se de um produto 100% natural com baixo teor de gordura (entre 6% a 8%) enquanto os demais trabalham com teor de gordura acima de 16%. O produto possui conceito e acredito que por este motivo teremos boas vendas mesmo com o “frio” brasileiro. As pessoas irão comprar não só para refrescar do calor, mas porque o produto é bom, natural. Funciona como uma sobremesa mais leve e natural depois de uma boa refeição. Tenho clientes que compram Dri Dri em pote para guardar em casa e tê-lo como sobremesa.

Novo Negócio – Você pensa em uma expansão da marca. Será com lojas próprias ou vocês irão optar pelo modelo de franquias?
Nicolas de Virieu – A marca está em expansão, inclusive. Recentemente abrimos uma unidade em Campinas, interior de São Paulo. A Dri Dri tem a intenção de intensificar a sua presença no interior paulista. Acreditamos que o interior possui grandes perspectivas porque são cidades quentes e com muita gente buscando produtos de qualidade. A princípio a Dri Dri quer a sua expansão com lojas próprias, mas não estamos descartando a possibilidade de criar franquias mais para frente.

Novo Negócio – Quais são as suas expectativas sobre uma possível expansão da Dri Dri nos próximos anos?
Nicolas de Virieu – Esperamos estar com 10 lojas próprias no Brasil até fim de 2016.

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