Maurício Michelotto: trazendo o conceito outlet para o Brasil

Maurício Michelotto
Maurício Michelotto

Uma mulher com uma bela lingerie é confiante em si mesma. Essa frase é de Maurício Michelotto, fundador da Outlet Lingerie, rede de franquias que trabalha com peças de grandes marcas, em preço mais acessível.

Formado em Administração de Empresas, Maurício dedicou grande parte de sua carreira justamente ao mercado de lingerie. Passou por diversas empresas do ramo e, por muitos anos, deixou de lado o sonho empreendedor. Aos 44 anos ele deu um basta e saiu do que chama de “zona de conforto”. Com o know-how obtido em anos de carreira, ele colocou a sua própria empresa no mercado.

O empresário acredita no diferencial oferecido por suas lojas e vê o mercado em que atua como participante de um momento de grande mudança. Maurício – que procura ser sempre otimista – pretende fechar 2015 com 160 lojas e não se deixa seduzir pelo e-commerce.

Ao Novo Negócio, Maurício Michelotto fala sobre sua experiência no ramo, suas expectativas e explica melhor a questão do outlet. Confira:

Novo Negócio – Sua carreira foi pautada na passagem por grandes indústrias de lingerie. O que elas te ensinaram de bom e de ruim?

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Maurício Michelotto – Em primeiríssimo lugar, me proporcionou uma enorme expertise na área, conhecimento profundo de produtos e de gestão. Sempre parto do princípio que todo conhecimento é bem vindo, desde que seja uma experiência positiva, tudo aquilo que julgo ser negativo, simplesmente abstraio, portanto fica difícil dizer o que me ensinaram de ruim nessas indústrias, até porque sempre olho a “metade cheia do copo”, mesmo sendo algo de ruim, tento extrair o que aquilo tem de bom a me oferecer/ensinar.

Novo Negócio – Por que você decidiu abrir o próprio negócio?

Maurício Michelotto – Sempre foi meu sonho, mas quando se tem cargos de confiança e bons salários, a gente acaba se acomodando e não arriscando isso, em troca do seu próprio negócio. É o que chamam de ‘não sair da zona de conforto’ e, talvez esse tenha sido o principal motivo de eu ter aberto meu próprio negócio somente aos 44 anos de idade, quando esse sempre foi meu sonho.

” Sempre acreditei que a razão do sucesso ou do insucesso, não passa por um único ou alguns poucos motivos. Estou convencido de que o sucesso é resultado de centenas de fatores combinados”.

Novo Negócio – De onde surgiu a ideia de comercializar peças íntimas que estariam “fora de linha” nas grandes marcas?

Maurício Michelotto – Justamente da experiência que tive nessas fábricas, onde senti na pele as dificuldades de vender esses estoques sem viciar ou prejudicar o mercado e a marca.

Novo Negócio – A credibilidade está atrelada às marcas conhecidas, mas as pessoas não ficam o “o pé atrás” com a palavra “outlet”? Explique melhor o que você comercializa.

Maurício Michelotto – Foi-se o tempo que as pessoas ficavam com o “pé atrás” com a palavra outlet. Até porque nosso público alvo (classes A e B) viaja com frequência para os EUA, justamente em busca dos outlet’s. Eu trouxe para o nosso país, exatamente o mesmo modelo americano de outlet, onde vendemos somente produtos sem defeitos, das melhores marcas, com uma enorme variedade e, muitos deles, com exclusividade, uma vez que desenvolvemos coleções próprias em nossos fabricantes, provenientes de matérias primas (rendas, tecidos e aviamentos) que foram produzidas em demasia e, portanto, sobraram das coleções passadas. O importante é mantermos a qualidade dos produtos, o “DNA” de cada marca e o nosso diferencial nos preços.

Novo Negócio – Você trabalha com algumas marcas e são várias linhas de produto e vários estilos. Como são escolhidos os produtos que irão ser comercializados pela Outlet Lingerie?

Maurício Michelotto – Nossas equipes de compras e estilo definem os produtos, no caso de desenvolvimento, baseados nas tendências de moda. Já, em relação aos produtos de coleções passadas das grifes que comercializamos, escolhemos aqueles mais bonitos, com design, qualidade e grades completas.

Novo Negócio –  Você segue alguma padronagem, alguma tendência?

Maurício Michelotto – Seguimos apenas as tendências da moda.

Novo Negócio – Você não sente a necessidade de montar um e-commerce?  

Maurício Michelotto – Ainda não. Vejo que a maioria esmagadora dos e-commerce’s faturam muito, mas geram também enormes prejuízos. Ainda é um modelo de negócio onde o investimento é altíssimo e constante, principalmente em divulgação e marketing, o que torna o negócio pouco lucrativo, se não for um gigante.

Novo Negócio – Como você avalia o mercado de lingeries no Brasil?

Maurício Michelotto – O mercado de lingerie passa por mudanças que o de moda e calçados já passaram há anos, que é a perda de participação das lojas multimarcas e o ganho de market share das lojas monomarcas. Acredito piamente que num futuro bem próximo, só teremos lojas monomarcas e as minhas lojas serão as únicas multimarcas, porque possuem um enorme diferencial a oferecer para as consumidoras.

Novo Negócio – Qual é o seu principal foco para que o negócio dê certo?

Maurício Michelotto – Sempre acreditei que a razão do sucesso ou do insucesso, não passa por um único ou alguns poucos motivos. Estou convencido de que o sucesso é resultado de centenas de fatores combinados. No entanto, se fosse para escolher um foco esse seria o de produto de marca e qualidade reconhecida, com preços realmente baixos, e indiscutivelmente o respeito ao consumidor.

Novo Negócio – Quais são suas expectativas em relação ao crescimento da marca em 2015?

Maurício Michelotto – Pretendo encerrar o ano de 2015 com 160 lojas.

Novo Negócio – Qual é a melhor parte de ser empreendedor? E a pior?

Maurício Michelotto – A melhor, sem dúvida alguma, é ver seu negócio prosperar. A pior é, na maioria das vezes, a solidão nas decisões.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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