Marcel Magalhães e as ideias inovadoras da UNS Idiomas

Marcel Magalhaes
Marcel Magalhaes

Marcel Magalhães começou de baixo: foi office boy e assistente administrativo até chegar um cargo executivo em um banco privado, onde ficou por cinco anos. Sem desafios, decidiu mudar de área. Candidatou-se a uma vaga de trainee comercial em uma rede de escolas de idiomas, em 1998. Cresceu, virou diretor e acreditou em um novo modelo de negócio. Foi assim que surgiu a UNS Idiomas.

Seu público alvo são os jovens que precisam aprender inglês para alcançar o sucesso profissional, mas não dispõem de tempo. E, pensando assim desde o início, seu negócio foi sucesso: com um ano e meio de mercado e já com três unidades próprias houve uma demanda natural do mercado em busca da marca como uma forma de negócio. Foi quando ele decidiu buscar a especialização em franquias – o modo escolhido para expandir a marca – e cursou MBA em gestão de franquias.

Marcel tem 39 anos e conta que uma das maiores dificuldades enfrentadas, como jovem empreendedor foi a novidade imposta por ele, que é o ensino do idioma inglês em apenas 18 meses, quando todas as outras redes possuíam cursos com anos de duração e diversos “níveis” de aprendizado. Era uma proposta completamente diferente do que o mercado oferecia, por isso, exigiu muita dedicação e empenho do empresário para que sua marca tivesse credibilidade.

Nessa conversa, o empresário conta ao Novo Negócio sobre sua mudança de vida, as inovações que costuma levar para a rede, entre outros temas. Confira:

Novo Negócio – Como foi o início da sua carreira?
Marcel Magalhães – No setor de idiomas, comecei como vendedor numa rede, consegui crescer profissionalmente com novos cargos e depois de um tempo saí para montar a minha própria empresa.

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Novo Negócio – Porque após cinco anos trabalhando em um banco, você decidiu recomeçar a carreira?
Marcel Magalhães – Eu larguei porque sabia que aquela função não me proporcionava desafios, era tudo muito mecânico. Então, busquei novos desafios que proporcionassem crescimento.

Novo Negócio – Em que momento você decidiu empreender?
Marcel Magalhães – A decisão foi tomada quando realmente cheguei ao ápice como colaborador, montando um projeto de expansão, recusado pela então empresa de idiomas que eu trabalhava. Eu acreditava no plano de negócios que eu tinha desenvolvido e vi uma oportunidade de empreender. Arrisquei tudo e montei a UNS Idiomas.

Novo Negócio – Que obstáculos você teve que transpor?
Marcel Magalhães – O empreendedor sempre encara obstáculos, mas no começo o principal era a falta de dinheiro para sustentar um negócio com o desafio de desenvolver uma marca nova. Além disso, um outro obstáculo foi a questão da idade, pois era jovem para alguém que estava montando uma escola de idiomas, que é um mercado extremamente tradicional no Brasil.

“A UNS Idiomas é muito promissora. Estamos inseridos em um mercado muito rentável e que ainda tem muito para crescer”.

Novo Negócio – A sua empresa já nasceu com cara de rede ou foi um caminho trilhado naturalmente?
Marcel Magalhães – O modelo de negócios já estava desenhado para ser franquia, mas a formação da rede veio com força conforme as pessoas foram se interessando pela ideia. Quando sai da empresa, montei UNS Idiomas e estava feliz com aquilo, mas meus contatos me procuraram e pediram para ter um negócio como meu. Por isso, usei aquele plano de negócios e comecei a expansão.

Novo Negócio – Fazendo juz à sua característica inovadora, você promove uma “competição” entre os franqueados. Como isso começou e que resultado trouxe para a rede?
Marcel Magalhães – Sim, eu criei isso no começo da rede para estimular o comercial na captação de alunos. O programa evoluiu e hoje temos quatro competições: uma para área comercial, uma para o pedagógico, uma para o administrativo e a do franqueado. O programa de Endomarketing tem como principal foco a motivação e o crescimento profissional dentro da rede. Percebemos que para a franquia crescer sustentavelmente, temos que focar nas pessoas, elas são a parte principal do negócio. Como resultado, temos um crescimento de 30% na retenção e no aumento de número de matrículas.

Novo Negócio – Qual é a receita para o sucesso?
Marcel Magalhães – É a soma entre muito trabalho e entender o que é empreendedorismo, que não se resume apenas a “comprar um salário”, mas a assumir o compromisso de ser a cara do negócio, de trabalhar de segunda a segunda, se preciso for, de estar alinhado com o que está acontecendo no mercado, de ter a habilidade de transferir conhecimento e passar para a sua equipe a essência do que é uma UNS Idiomas.

Novo Negócio – Empreender no Brasil é difícil? Quais são os maiores entraves?
Marcel Magalhães – Apesar do bom momento econômico e das oportunidades que o Brasil possui, ainda não é um terreno fértil que estimule a pessoas a arriscar, criar e desenvolver novos negócios. A burocracia dificulta deste o primeiro momento que você decidiu abrir uma empresa. Outro ponto que considero crítico é a carga tributária, que é muito alta.

Novo Negócio – Como você define o seu negócio atualmente?
Marcel Magalhães – A UNS Idiomas é muito promissora. Estamos inseridos em um mercado muito rentável e que ainda tem muito para crescer, que é a área de educação. O Brasil está longe de ser um país bilíngue, por isso, acredito que temos potencial de crescimento por muitos anos.

Novo Negócio – Quais são os planos em curto prazo?
Marcel Magalhães – Abertura de mais dez unidades e aumento de cerca 30% na captação de aluno.

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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