Luisa Saldanha: vencendo desafios

Luisa Saldanha
Luisa Saldanha

Luisa Saldanha é uma farmacêutica gaúcha apaixonada pelo que faz. Há quase 30 anos ela saiu do Rio Grande do Sul e resolveu trabalhar no Nordeste. Escolheu Recife para viver e iniciou sua jornada na Pharmapele, empresa que depois veio a adquirir.

Ao longo desses anos, Luisa adaptou diversas vezes o modelo de negócio. Em 2000 resolveu expandir a rede por meio de franquias e talvez esse tenha sido o pulo do gato: com a primeira tentativa de crescimento frustrada, a empresária aprendeu com os erros e tomou as rédeas do empreendimento. Transformou, assim, a Pharmapele em um grande sucesso no mercado de manipulados.

O sucesso trouxe o interesse de investidores e Luisa já recebeu diversas propostas pela empresa. Determinada e trabalhando junto com as filhas, acredita que ainda há muito o que crescer e muitos desafios a vencer.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Luisa Saldanha fala sobre a relação de trabalho com as filhas, o crescimento da empresa e como lida com a intuição. Confira:

Novo Negócio – Quem é Luisa Saldanha?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Luisa Saldanha – Gaúcha, apaixonada pelo nordeste, farmacêutica de formação, empresária, acima de tudo uma empreendedora com uma visão sempre um passo a frente no mercado magistral.

Novo Negócio – Como a Pharmapele começou?

Luisa Saldanha – Sua história começou no Rio de Janeiro quando ainda se chamava Natuderm.  Em 1987 foi trazida para o Recife com o nome Pharmapele. No ano seguinte teve sua marca impulsionada por um projeto ousado, inaugurar a primeira farmácia de manipulação dentro de shopping center. Um feito inédito, que atraiu a atenção de outros shoppings e convites para instalação de novas lojas.

Novo Negócio – Quais foram os desafios de sediar uma empresa fora do eixo Rio-São Paulo?

Luisa Saldanha – Vencer o estigma de que coisas do nordeste são mais atrasadas do que o resto do país.

Novo Negócio – Quando você decidiu transformar a sua empresa em uma rede de franquias?

Luisa Saldanha – Eu já não tinha como cuidar das varias lojas espalhadas em Recife, Maceió, João Pessoa, da gestão das unidades e da indústria. Então, tinha que encontrar um canal de crescimento no qual as pessoas deveriam ser tão responsáveis pela marca e operação do negócio, o que combinava exatamente com a descrição de franquias.

Novo Negócio – Como é sua relação com os franqueados?

Luisa Saldanha – Hoje, o nível de maturidade e respeito, permiti uma troca de informação e aprendizado envolvendo ambas as partes, em consequência, enriquece e fortalece o relacionamento proporcionando a capacidade de melhor se entender.

“Um dos maiores desafios foi vencer o estigma de que coisas do nordeste são mais atrasadas do que o resto do país”.

Novo Negócio – A Pharmapele cresceu bastante no Norte e no Nordeste. Agora, quer crescer no Sul e Sudeste. Quais foram os benefícios dessa expansão na contramão do que a maioria das empresas faz?

Luisa Saldanha – Há cidades de pequeno e médio porte que crescem bem mais do que as grandes metrópoles. O Norte e Nordeste tem índice de crescimento consistente. O perfil empreendedor destas duas regiões nos proporcionou oportunidades de mercado permitindo desta forma expandir nas demais regiões com a marca consolidada

Novo Negócio – Por muito tempo, você trabalhou com a intuição. Ela ainda é sua aliada nos dias de hoje?

Luisa Saldanha – Com certeza, pelo que tenho conhecimento utilizamos somente 9% da capacidade do nosso cérebro, para responder os impulsos e os outros 91% trabalham sem que tenhamos consciência, então concluo que cada vez mais tenho escutado as minhas intuições.

Novo Negócio – Suas filhas trabalham na empresa junto com você. Quais são os prós e contras de uma operação em família?

Luisa Saldanha – No que diz respeito ao nosso relacionamento, ele só acontece no âmbito da empresa, ficando desse modo cada uma responsável pelo seu setor correspondente e que assunto de trabalho não levamos para nossa convivência familiar. Sendo, o que mais me incomoda profundamente, é não tirarmos férias ao mesmo tempo.

Novo Negócio – Olhando toda a sua trajetória, com quantas palavras você definiria as suas conquistas?

Luisa Saldanha – Esforço, Persistência e Paixão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA