Lucy Onodera: empreendimento em família

Lucy Onodera
Lucy Onodera

A Onodera começou timidamente, em uma pequena sala de fundos, no início da década de 80. A proposta era popularizar os tratamentos de beleza sem perder a qualidade. Edna Onodera, a idealizadora do projeto, criou a pequena Lucy em meio a sessões de limpeza de pele e massagem.

O negócio deu tão certo que a pequena sala precisou ser substituída e, em 1995, virou uma grande clínica de estética e Edna precisou da ajuda da filha. Cinco anos mais tarde, nascia a rede de franquias. Hoje, Lucy está a frente da empresa, que conta com mais de 50 unidades em todo o Brasil.

A empresária é formada em Administração de Empresas e, nessa conversa com o Novo Negócio, conta um pouco da história da Onodera, suas estratégias de atualização e as expectativas futuras. Confira:

Novo Negócio – Como a Onodera teve início?

Lucy Onodera – A Onodera nasceu nos fundos da academia de Judô do meu pai, que na época treinava a seleção brasileira. Começamos a oferecer tratamentos de beleza e minha mãe chegou a fazer viagens ao Japão para buscar equipamentos modernos. Ela foi responsável por tornar os tratamentos estéticos acessíveis a um público cada vez maior, já que esse mercado, na época, era muito elitizado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Você praticamente cresceu junto com a Onodera e está a frente dos negócios da família há 14 anos. Por que resolveu assumir a diretoria executiva?

Lucy Onodera – Foi um processo natural. Desde pequena acompanhava minha mãe e peguei gosto pelo negócio. Comecei a trabalhar na Onodera antes mesmo de optar pela faculdade que iria fazer. Depois disso, toda minha  vida profissional foi direcionada para a empresa.

Novo Negócio – Qual foi a principal mudança na empresa durante a sua gestão?

Lucy Onodera – Quando comecei a trabalhar com a minha mãe ela estava planejando inaugurar a terceira clínica de estética própria. A partir da minha entrada começamos a pensar no sistema de franquia e uma forma de crescer mais rápido e atender a demanda de mercado. Hoje estamos com 54 unidades em 13 estados do Brasil sendo 10 unidades próprias e 44 franquias.

Novo Negócio – A Onodera surgiu de uma vontade da sua mãe. O que você aprendeu com ela?

Lucy Onodera – Que tudo é possível com empenho e dedicação. Ela praticamente inaugurou o mercado formal de estética e inovou, ampliando os serviços e criando novas demandas. Não se intimidou diante das dificuldades e nem da descrença das pessoas, que criticavam o modo como ela se jogou de cabeça nessa idéia. Me espelho nela para ousar sempre e criar novas formas de fazer com que a Onodera seja a número 1 em  seu mercado.

Novo Negócio – Como você costuma se atualizar?

Lucy Onodera – Pesquisas, viagens, cursos e  congressos tanto da área técnica para buscar novas tecnologias em estética quanto da área de gestão do negócio. Manter ótimo relacionamento com parceiros, fornecedores, atualização do mercado e concorrência tanto nacional quanto internacional também são importantes.   Tudo é válido para termos informações tanto sobre o mercado em geral quanto sobre as novas tecnologias.

Novo Negócio – Existe um segredo para o sucesso ou é um conjunto de pequenos acontecimentos ao longo da carreira?

Lucy Onodera – Acredito que não há um segredo para o sucesso e sim que diversos acontecimentos nos levam ao sucesso. O próprio erro ou fracasso em muitas situações, levou ao amadurecimento profissional e crescimento.   Se fosse resumir alguns pontos que contribuíram para o crescimento foram: constante atualização; querer sempre entregar serviços de qualidade  para  nossos clientes; respeito a quem investe e acredita na marca buscando sempre inovar e se mantendo a frente da concorrência; relacionamentos com parceiros que contribuem para o crescimento e estar cercada de pessoas que estão alinhadas com os valores e objetivos da empresa.

“Acredito que, para um negócio familiar dar certo, é preciso que os filhos tenham os mesmos interesses dos pais, que tenham vontade de continuar essa história e mais do que isso: tenham respeito pelo que já foi construído.”

Novo Negócio – Qual é a sua principal forma de driblar a concorrência?

Lucy Onodera – Estar sempre na dianteira da tecnologia e da qualidade e oferecer tratamentos que tragam resultados reais, para mulheres reais. Nosso público confia na Onodera e tem nossas consultoras e colaboradoras como verdadeiras amigas. Isso não tem preço.

Novo Negócio – Há alguns anos você lançou um livro sobre os principais acontecimentos no universo feminino. Por que resolveu escrever algo?

Lucy Onodera – Primeiro para comemorar os 30 anos de Onodera e por todo o histórico e conhecimento que temos sobre as mulheres e as mudanças que aconteceram nesse período resolvemos lançar o livro. Buscar na história dessas três décadas o que marcou realmente a alma feminina foi nossa forma de homenagear as mulheres contando a evolução nessas três décadas ao mesmo tempo mostrar para essas mulheres que o nome Onodera tem peso porque tem experiência e conhece muito sobre as necessidades e comportamentos dessas mulheres.

Novo Negócio – Qual foi o principal obstáculo que você precisou transpor quando decidiu expandir a empresa por meio do sistema de franquias?

Lucy Onodera – Criar um padrão que fosse ao mesmo tempo complexo para atender as necessidades das nossas consumidoras, e simples para ser reproduzido e manter-se fiel a qualidade da marca.

Novo Negócio – Como você faz para dar conta de várias unidades, pulverizadas em diversos estados?

Lucy Onodera – Temos consultoras que estão constantemente junto com os franqueados realizando visita de campo e orientando e treinamento franqueados e equipes e supervisora de campo que garante a qualidade técnica das aplicações e padronização dos tratamentos. Fazemos encontros trimestrais para alinhar estratégias da marca e troca de experiência entre franqueados; treinamentos e reciclagens presenciais na sede. Possuímos uma Universidade virtual com vídeos e treinamentos a distância alem de avaliação (prova trimestral) para toda a equipe da unidade. Além disso, trabalhamos com multiplicadores locais (profissionais da área técnica) que são responsáveis por replicar os treinamentos presenciais para todo profissional novo e também reciclagem para antigos e cliente oculto, que é uma empresa terceirizada que contrata profissionais que se passam por clientes nas unidades para avaliar qualidade de atendimento e padronização das unidades.

Novo Negócio – A Onodera está em crescimento contínuo. Qual é a perspectiva para os próximos anos?

Lucy Onodera – Seguir no mesmo crescimento, de cerca de 20% ao ano, sempre na dianteira do mercado de franquias de estética e beleza.

Novo Negócio – É difícil trabalhar em uma empresa familiar? Quais são os principais desafios em relação a isso?

Lucy Onodera – Não quando se tem os mesmos valores e os mesmos objetivos e quando as atribuições e responsabilidades de cada um estão bem definidas. No meu caso da certo, pois minha mãe confia no meu jeito de dirigir a empresa assim como eu respeito sua experiência e trocamos diversas informações.  Eu sei que devo a ela a construção desse sucesso. Compartilhar e somar aprendizados e experiência é a chave para seguir juntas nessa história.

Novo Negócio – Qual é a palavra que melhor te define como executiva?

Lucy Onodera – Rápida e incansável na busca contente por mudanças e melhorias.

Novo Negócio – Que conselho você daria sobre sucessão familiar? Qual é o principal ponto a ser discutido?

Lucy Onodera – Acredito que é preciso que os filhos tenham os mesmos interesses dos pais, que tenham vontade de continuar essa história e mais do que isso: tenham respeito pelo que já foi construído, para não desvirtuar a ideia nem mudar os rumos de uma empresa que está no caminho certo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA