Liana Baggio: paixão de dedicação pelo café

Liana Baggio Ometto
Liana Baggio Ometto

Liana Baggio Ometto é bisneta de Salvatore Baggio, primeiro imigrante italiano da família Baggio a chegar ao Brasil e iniciar o cultivo do café em 1886. A paulista nascida em Araras cresceu nas fazendas e aprendeu tudo sobre os grãos. Em 2006, resolveu mudar o rumo dos negócios. O café que até então era vendido verde, passou a ser torrefado e assim nasceu a Baggio Café. A empresária conta que isso era uma vontade antiga. “Sempre sonhei em ver o nome da minha família estampado no produto final. Felizmente consegui transformar isso em realidade”, comemora.

O crescimento da Baggio Café é a olhos vistos. A empresa foi, inclusive, indicada pela revista Exame, em 2014, como uma das 50 mais inovadoras do país. O reconhecimento se deu pela criatividade que Liana e sua equipe dispensam aos produtos. A aposta de Liana foi nos cafés aromatizados, uma tendência no exterior. “Os cafés aromatizados são sucesso em muitos países. Resolvi trazer a ideia para o Brasil também”. Em 2013 foi lançado o Happy Hour, um café aromatizado de cachaça que rodou o Brasil e o mundo num projeto batizado de Seleção Brasileira de Alimentos, que aproveitou a Copa do Mundo para levar o melhor do país para o exterior. Recentemente chegou ao mercado através da Baggio Café o produto em cápsulas.

A inspiração para mudar o portifólio e ter sempre novidades Liana traz do exterior. Pelo menos uma vez por ano a empresária busca tendências mundo afora. Isso também rende à Liana boas exportações. A Baggio Café já ganhou mercado em países como Estados Unidos, Chile, Japão, China, Reino Unido e mais recentemente Rússia e Georgia. “Queremos fortalecer a fama do café brasileiro em todos os continentes”, planeja.

Formada em Letras como Tradutora e Intérprete pela Faculdade Ibero Americana e especialista em Marketing e Planejamento Estratégico pela Faculdade Getúlio Vargas, casada e mãe de dois filhos, Liana se equilibra entre todas as atividades diárias para não deixar que nada fique de lado. A empresária ainda mora no interior paulista mas vai à capital toda semana para visitar clientes e pesquisar estratégias de mercado. Saúde e bem estar também cabem na rotina atribulada de Liana. “Precisamos cuidar do corpo para manter a mente saudável. Esses hábitos me dão a energia que necessito para encarar o trabalho, além é claro, de uma boa xícara de café”, brinca a empresária.

Na entrevista ao Novo Negócio, Liana Baggio Ometto fala sobre sua paixão pelo café, sobre as inovações na empresa e o mercado no Brasil. Confira:

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Novo Negócio – Você nasceu em uma família produtora de café. Como foi o seu envolvimento com o negócio?
Liana Baggio Ometto – Sim, nasci numa fazenda de café, no interior de SP, e sou a quarta geração de Salvatore Baggio, italiano que chegou ao Brasil em 1886 como imigrante em substituição à mão de obra escrava. A Fazenda Palmeiras foi comprada em 1916 por Salvatore Baggio e ali nasceram seus filhos, netos e bisnetos.

Novo Negócio – Por que resolveu dar “cara nova” ao empreendimento?
Liana Baggio Ometto – Porque sou uma apaixonada por café e minha família sempre plantou e comercializou cafés verdes na Alta Mogiana Paulista, no noroeste do estado do Paraná e atualmente no sul de Minas Gerais. Sempre produzimos grãos de excelente qualidade e vi a oportunidade de produzir um café gourmet de alta qualidade.

“Acho que o importante é acreditar em seus sonhos, trabalhar muito, com muita seriedade e ética. É preciso encantar seus clientes com o que você oferece. Além da qualidade, oferecemos felicidade e prazer às pessoas. Nosso lema é “não queremos ser grandes, queremos ser especiais””.

Novo Negócio – Sua empresa foi apontada como uma das mais inovadoras do país. A que você atribui isso?
Liana Baggio Ometto – Quando iniciamos a torrefação, que é considerada uma torrefação boutique, eu e meu sócio, Clodoaldo Della Iglezia Filho, decidimos inovar com cafés aromatizados de qualidade e uma embalagem diferenciada. Sempre com muita qualidade e estilo.

Novo Negócio – De que forma você se atualiza sobre o mercado?
Liana Baggio Ometto – Lendo, participando de seminários, workshops, visitando outros países tomadores de café e aprendendo a cada dia um pouco mais, conversando com especialistas, etc.

Novo Negócio – Do café verde aos grãos aromatizados. Como você vê essa trajetória da empresa?
Liana Baggio Ometto – Faremos dez anos em 2016. Sei que já evoluímos bastante, que tivemos conquistas importantes. Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos muitas vitórias, mas também passamos por momentos difíceis. Todas elas dedico à nossa equipe. Tem muita gente envolvida na Baggio, desde colaboradores diretos, indiretos, parceiros, fornecedores. Sem todo o amor e dedicação de cada um deles, sem dúvida, não seríamos os mesmos.

Novo Negócio – Quanto você fica satisfeita com essa evolução?
Liana Baggio Ometto – Estou feliz, mas nunca fico completamente satisfeita. Quero sempre mais! Tenho certeza que ainda temos uma grande história pela frente. Queremos inovar, produzir novas ideias e novos cafés.

Novo Negócio – Como você faz para conciliar as múltiplas tarefas?
Liana Baggio Ometto – Acho que tenho um movimento interno que nunca se cansa e adoro fazer várias coisas, pois adoro ser mãe (tenho dois filhos lindos já adultos), esposa, filha. Sou uma mulher que faz tudo o que muitas fazem e sou apaixonada por tudo que faço.

Novo Negócio – Quais são seus planos para a sua empresa neste ano que todos apontam como um período difícil para empresários?
Liana Baggio Ometto – Aprendi que os momentos de crise são os melhores para fazer coisas novas, criar e assim estamos fazendo, com alguns lançamentos como o de café em cápsulas compatíveis com a Nespresso e exportações.

Novo Negócio – Em sua opinião, como está o mercado de cafés no mundo? Quais são os diferenciais do Brasil?
Liana Baggio Ometto – O Brasil é o maior produtor de café do mundo e começou a valorizar a qualidade de nossos cafés por região, tipo, etc, há uns 10 anos. Hoje podemos dizer que já produzimos, além de quantidade, muita qualidade e estamos presentes nos melhores blends da Europa, USA, entre outros.

Novo Negócio – Existe uma fórmula para um empreendedor dar certo e manter seu legado no mercado por tanto tempo?
Liana Baggio Ometto – Acho que o importante é acreditar em seus sonhos, trabalhar muito, com muita seriedade e ética. É preciso encantar seus clientes com o que você oferece. Além da qualidade, oferecemos felicidade e prazer às pessoas. Nosso lema é “não queremos ser grandes, queremos ser especiais”. É isso que praticamos todos os dias.

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