Lavanderias: segmento em alta




Paul Conrad
Paul Conrad

Há quase 25 anos no mercado de lavanderias, a rede Restaura Jeans conta com mais de 240 lojas em todo o país. Mas, para chegar nesse número o trabalho foi árduo.

A empresa, que nasceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, oferece hoje uma linha completa de serviços que englobam não só a lavagem, mas customização e renovação de peças, tingimento e costura. E tudo isso para se adaptar ao mercado, cada vez mais exigente.

De acordo com especialistas do setor, esse segmento deve crescer até 8% ao ano até 2016. A Associação Nacional de Empresas de Lavanderias informou que em 2014 o faturamento estimado foi de mais de R$ 6 bilhões.

Se você está pensando em abrir um negócio nesse segmento, confira as dicas de Paul Conrad, diretor executivo da Restaura Jeans e descubra qual é o segredo do sucesso dessa marca. Veja.

Analise o comportamento do público alvo

Para Conrad, a mudança na rotina do consumidor é um dos principais pilares para quem deseja investir no segmento de lavanderia. “O “novo consumidor”, como é chamado, anseia por tempo livre, praticidade e segurança – para poder aproveitar com amigos, família e hobbies pessoais. Isso porque com a correria do dia a dia, as pessoas possuem cada vez menos tempo para cuidar dos afazeres domésticos e cuidar de si mesmas”, observa o diretor. Então, é certo: para este consumidor a lavanderia é uma aliada na busca pelo conforto e comodidade.

Atente para o PEC das empregadas domésticas

A lei mudou e assustou boa parte da população, pois os empregadores precisam pagar cerca de 20% a mais do salário que as empregadas recebem. Como não está fácil para ninguém, esse custo extra fez muita gente abrir mão de ter uma empregada em casa. “Com a nova realidade, muitos consumidores procuraram a lavanderia como a solução para diminuir os custos”, salienta Conrad.

Facilite a administração da operação

Abrir um negócio sem experiência no ramo? Sim, é possível. “Todos os equipamentos utilizados no segmento de lavanderia são inteligentes e programáveis. Ou seja, não é necessário que o investidor já tenha experiência com lavanderia antes do negócio”, encoraja o executivo.

700 Ideias de Negócios

Tenha um negócio enxuto

Não é preciso fazer grandes planejamentos ou ter uma equipe enorme para que um negócio dê certo. Para iniciar o negócio de lavanderia o investidor precisará de um baixo número de funcionários. No caso da Restaura Jeans ao todo são quatro colaboradores, já contando com o franqueado. “O baixo custo é ideal para alcançar também um ponto de equilíbrio baixo”, pondera.

Preocupe-se com a Ecologia

Os consumidores procuram cada vez mais soluções ecológicas para os seus problemas. Paul Conrad assegura que a Minha Lavanderia utiliza o mais moderno sistema de lavagem de roupas do mundo, o Wet Cleaning. “Uma ideia sustentável, que além de economizar água, utiliza apenas produtos biodegradáveis para a limpeza das peças”, explica. Outro fator importante é que em regiões que sofrem com a crise hídrica, o segmento se beneficia pelo baixo consumo de água e por sanar os problemas dos consumidores.

Adapte o negócio para um novo modelo de casa

Os imóveis estão cada vez mais reduzidos e as áreas de serviços são o cômodo que mais perde com essa economia de espaço. O diretor executivo da Restaura Jeans ressalta que isso impede, em muitos casos, que as roupas sejam lavadas em casa.

Cresça com o segmento

Atualmente apenas 8% da população brasileira lava roupa fora de casa, ou seja, ainda existe 92% de mercado a ser explorado. “Hoje é um dos mercados que mais cresce no Brasil”, pontua Conrad. E ele sabe o que fala. O segmento de Lavanderias cresceu cerca de 20% nos últimos anos.

Reinvista

Com o negócio indo de vento em popa, geralmente é possível recuperar todo o investimento em pouco tempo. No entanto, aproveite para reinvestir parte do lucro em inovações e tecnologia.




Aproveite o momento

As empresas buscam focar em suas atividades-fim, e por isso procuram terceirizar o serviço de lavanderia. “É o que acontece com hotéis, salões de beleza, supermercados”, explica Paul Conrad. É um grande nicho a ser explorado aqui no Brasil. Países como os Estados Unidos já observaram essa oportunidade.

Veja oportunidades

A crise não é positiva para uns, mas é para outros. “Com a atual situação econômica do Brasil, o consumidor tende a recuperar a roupa, ao invés de comprar uma nova. Na Restaura Jeans, além da lavanderia, o cliente pode fazer isso por meio do tingimento profissional, costura e customização e renovação de peças de couro”, diz o diretor da empresa. Inovar, oferecer mais serviços e fazer sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.