Lavanderias: segmento em alta

Paul Conrad
Paul Conrad

Há quase 25 anos no mercado de lavanderias, a rede Restaura Jeans conta com mais de 240 lojas em todo o país. Mas, para chegar nesse número o trabalho foi árduo.

A empresa, que nasceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, oferece hoje uma linha completa de serviços que englobam não só a lavagem, mas customização e renovação de peças, tingimento e costura. E tudo isso para se adaptar ao mercado, cada vez mais exigente.

De acordo com especialistas do setor, esse segmento deve crescer até 8% ao ano até 2016. A Associação Nacional de Empresas de Lavanderias informou que em 2014 o faturamento estimado foi de mais de R$ 6 bilhões.

Se você está pensando em abrir um negócio nesse segmento, confira as dicas de Paul Conrad, diretor executivo da Restaura Jeans e descubra qual é o segredo do sucesso dessa marca. Veja.

Analise o comportamento do público alvo

Para Conrad, a mudança na rotina do consumidor é um dos principais pilares para quem deseja investir no segmento de lavanderia. “O “novo consumidor”, como é chamado, anseia por tempo livre, praticidade e segurança – para poder aproveitar com amigos, família e hobbies pessoais. Isso porque com a correria do dia a dia, as pessoas possuem cada vez menos tempo para cuidar dos afazeres domésticos e cuidar de si mesmas”, observa o diretor. Então, é certo: para este consumidor a lavanderia é uma aliada na busca pelo conforto e comodidade.

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A lei mudou e assustou boa parte da população, pois os empregadores precisam pagar cerca de 20% a mais do salário que as empregadas recebem. Como não está fácil para ninguém, esse custo extra fez muita gente abrir mão de ter uma empregada em casa. “Com a nova realidade, muitos consumidores procuraram a lavanderia como a solução para diminuir os custos”, salienta Conrad.

Facilite a administração da operação

Abrir um negócio sem experiência no ramo? Sim, é possível. “Todos os equipamentos utilizados no segmento de lavanderia são inteligentes e programáveis. Ou seja, não é necessário que o investidor já tenha experiência com lavanderia antes do negócio”, encoraja o executivo.

Tenha um negócio enxuto

Não é preciso fazer grandes planejamentos ou ter uma equipe enorme para que um negócio dê certo. Para iniciar o negócio de lavanderia o investidor precisará de um baixo número de funcionários. No caso da Restaura Jeans ao todo são quatro colaboradores, já contando com o franqueado. “O baixo custo é ideal para alcançar também um ponto de equilíbrio baixo”, pondera.

Preocupe-se com a Ecologia

Os consumidores procuram cada vez mais soluções ecológicas para os seus problemas. Paul Conrad assegura que a Minha Lavanderia utiliza o mais moderno sistema de lavagem de roupas do mundo, o Wet Cleaning. “Uma ideia sustentável, que além de economizar água, utiliza apenas produtos biodegradáveis para a limpeza das peças”, explica. Outro fator importante é que em regiões que sofrem com a crise hídrica, o segmento se beneficia pelo baixo consumo de água e por sanar os problemas dos consumidores.

Adapte o negócio para um novo modelo de casa

Os imóveis estão cada vez mais reduzidos e as áreas de serviços são o cômodo que mais perde com essa economia de espaço. O diretor executivo da Restaura Jeans ressalta que isso impede, em muitos casos, que as roupas sejam lavadas em casa.

Cresça com o segmento

Atualmente apenas 8% da população brasileira lava roupa fora de casa, ou seja, ainda existe 92% de mercado a ser explorado. “Hoje é um dos mercados que mais cresce no Brasil”, pontua Conrad. E ele sabe o que fala. O segmento de Lavanderias cresceu cerca de 20% nos últimos anos.

Reinvista

Com o negócio indo de vento em popa, geralmente é possível recuperar todo o investimento em pouco tempo. No entanto, aproveite para reinvestir parte do lucro em inovações e tecnologia.

Aproveite o momento

As empresas buscam focar em suas atividades-fim, e por isso procuram terceirizar o serviço de lavanderia. “É o que acontece com hotéis, salões de beleza, supermercados”, explica Paul Conrad. É um grande nicho a ser explorado aqui no Brasil. Países como os Estados Unidos já observaram essa oportunidade.

Veja oportunidades

A crise não é positiva para uns, mas é para outros. “Com a atual situação econômica do Brasil, o consumidor tende a recuperar a roupa, ao invés de comprar uma nova. Na Restaura Jeans, além da lavanderia, o cliente pode fazer isso por meio do tingimento profissional, costura e customização e renovação de peças de couro”, diz o diretor da empresa. Inovar, oferecer mais serviços e fazer sucesso.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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