Laura Ahrons: inovando com responsabilidade

Laura Ahrons
Laura Ahrons

Se ela tem um sonho é “possuir uma fábrica que não tenha medo da inovação, que tenha em colaboradores interessados e contributivos”. E parece que está no caminho. Estamos falando da empresária Laura Ahrons, nome à frente da Oca Brasil.

A empresa surgiu em 2007 e é pioneira e líder de mercado na confecção de mosaicos de madeira. Responsabilidade social é um compromisso que permeia a marca desde seu nascimento. A sustentabilidade ganhou força e, com o passar dos anos se tornou um dos pilares do empreendimento.

Hoje a Oca Brasil tem produtos comercializados em mais de 80 pontos de venda e traz sempre novidades. Os revestimentos caíram no gosto do consumidor e a empresária – que deixou de lado o Direito para se dedicar ao negócio – diz que o sucesso vem quando se equilibra inovação e baixo custo.

Nesse bate papo com o Novo Negócio, Laura Ahrons fala sobre suas convicções, sobre empresa familiar e valores. Confira:

Novo Negócio – Quem é Laura Ahrons e o que você fazia antes da Oca Brasil?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Laura Ahrons – Sou sócia e diretora comercial da Oca Brasil. Eu me formei em Direito pela PUC RS. Antes da Oca Brasil, atuava no ramo do Direito, tendo sido assessora de desembargador no TJRS e advogada.

Novo Negócio – Quando você decidiu empreender já tinha a sustentabilidade em mente, como um dos pilares do negócio?

Laura Ahrons – A questão da sustentabilidade foi uma oportunidade, eis que a madeira com a qual iniciamos a confecção de nossos mosaicos era resíduo de um piso de deck de teca, tipo exportação. Este resíduo de uma madeira nobre como a teca e em pequenas dimensões nos servia perfeitamente para confeccionar nossos revestimentos. Vimos aí uma oportunidade.

Novo Negócio – Você acha que a sustentabilidade é um assunto pouco explorado pelos empreendedores?

Laura Ahrons – Raros são os negócios que têm como foco e meta principal a questão da sustentabilidade. Até porque a cultura de consumo de produtos sustentáveis no Brasil não é algo forte e que defina a compra. A maior parte dos consumidores esta focada em adquirir o belo e o barato, de preferência. O “ser sustentável” passa a ser uma decorrência natural de um processo de produção bem pensado e estruturado.

Novo Negócio – A expansão da marca veio por meio de franquias. Que avaliação você faz da empresa, desde que abriu as unidades franqueadas?

Laura Ahrons – Atualmente a Oca Brasil possui mais de 80 pontos de venda espalhados pelo Brasil, em lojas multimarcas de alto padrão que a representam. Observa-se que a oferta de revestimentos, muitos importados vindos da indústria chinesa, cresceu muito nos últimos cinco anos, aumentando a concorrência dos produtos dentro do ponto de venda. Isso fez com os valores alta inovação de produto X custo baixo de produção passasse a ser o grande desafio do negócio, dirigido para o mercado da alta arquitetura, ávido por novidades.

Novo Negócio – Na Bahia, onde está sua fábrica, você prioriza a contratação de mão-de-obra da comunidade do entorno. Responsabilidade social também é papel da Oca?

Laura Ahrons – Sim, a responsabilidade social é um forte compromisso da Oca Brasil. Desde o seu nascimento no ano de 2007, sempre priorizando a capacitação e a contratação da comunidade do entorno. Mais recentemente, há dois anos, conseguimos realizar um grande sonho que foi poder fazer parte do condomínio de fábricas Moradas da Lagoa, projeto do governo do Estado da Bahia, destinado à comunidade carente e situado no subúrbio ferroviário de Salvador/BA, onde construímos nossa própria fábrica.

“Raros são os negócios que têm como foco e meta principal a questão da sustentabilidade. O “ser sustentável” passa a ser uma decorrência natural de um processo de produção bem pensado e estruturado”.

Novo Negócio – Sustentabilidade e responsabilidade social são um comprometimento?

Laura Ahrons – Sim, sempre.

Novo Negócio – Colocar valores pessoais na cultura da empresa é mais fácil quando se é o dono?

Laura Ahrons – Sim, certamente, principalmente quando toda a equipe de gestores esta afinada em valores comuns.

Novo Negócio – Um líder sustentável, em um escalão mais baixo, também consegue exercer influência na cultura da empresa?

Laura Ahrons – Um bom líder sempre contagia e deixa rastros por onde passa. Como disse antes, o “ser sustentável” é, acima de tudo, um olhar apurado para as oportunidades racionais produtivas que possibilitem geração de riquezas da forma mais coerente possível, sem deixar resíduos. Ou quando o resíduo existe, fazer com que ele seja mesmo absorvido na produção de mais riqueza e oportunidades…Um ciclo virtuoso sem fim.

Novo Negócio – Por que a Bahia foi escolhida para receber a fábrica da Oca? Quais são os benefícios de trabalhar fora dos grandes centros?

Laura Ahrons – Meu marido, Luciano Mandelli, possui fábrica de móveis na Bahia, meus sócios também são baianos, de modo que temos casa de praia na Bahia e passamos longos períodos lá. Economicamente, as razões são de ordem fiscal, na Bahia gozamos de benefício fiscal.

Novo Negócio – Você e seu marido são sócios. É mais trabalhoso ter uma empresa familiar?

Laura Ahrons – É um grande desafio de ordem pessoal, na luta para que uma esfera não interfira tanto na outra, afinal os assuntos sempre se misturam, gerando prazer mas também discórdias.

Novo Negócio – Como vocês separam o trabalho da vida pessoal?

Laura Ahrons – Respeitando o momento de cada coisa, mas talvez o grande sucesso seja ter prazer em falar e fazer o que se faz.

Novo Negócio – Quais são os seus planos para a Oca em curto prazo?

Laura Ahrons – Realizar a grande feira do setor, a próxima Revestir em marco deste ano, onde lançaremos, em já tradicional evento paralelo à feira, os lançamentos 2015 da Oca Brasil para os nossos principais lojistas.

Novo Negócio – Como você define o seu negócio hoje e aonde quer chegar?

Laura Ahrons – Há três anos, em virtude da desaceleração da economia, o nosso negócio tem crescido em números menores que o esperado. Desejamos e precisamos retomar o crescimento de outrora.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA