Jeane Moura: a mulher que transformou o saudável em um excelente negócio




Jeane MouraFast food combina com comida saudável? Para Jeane Moura, sim. A empresária abriu a primeira loja DNA Natural, restaurante especializado em alimentação mais light, em 2007, em Florianópolis. A aceitação foi tão boa que o boca a boca correu rápido na capital catarinense e logo Jeane precisou formatar outros modelos de negócio como o bistrô e o quiosque.

Dois anos mais tarde, a DNA Natural estava pronta para a expansão por meio das franquias. Atualmente são mais de 60 unidades em todo o Brasil e um caminho aberto para o crescimento no exterior, com a comercialização de uma loja no Panamá.

Jeane venceu a barreira geográfica e foi em frente. “Tudo no eixo Rio-São Paulo acontece mais rápido, com negociações mais justas e prazos menores”, diz a empresária, que está consolidando sua marca como uma das maiores quando o assunto é alimentação saudável. E mais: quer ver a DNA Natural como um estilo de vida.

Na entrevista ao Novo Negócio, Jeane Moura fala do seu negócio, do equilíbrio entre família e trabalho e das expectativas para o futuro. Confira:

Novo NegócioComo começou a DNA Natural? Quanto tempo você alimentou a ideia?

Jeane Moura – Surgiu uma oportunidade de abrir um fast food em um Shopping que estava sendo lançado na cidade. Sou apaixonada por alimentação saudável e comecei minhas pesquisas.

Na época o shopping dava preferencia para franquias. Busquei uma franquia neste segmento e não encontrei, em todo o Brasil. Criei a DNA Natural com alguns itens que só existiam nos EUA e criei alguns itens exclusivos.

Juntando com a fórmula de suco natural feito na hora e na frente do cliente, o negócio deu muito certo. O primeiro ano foi de muita pesquisa com os clientes, personalizávamos tudo. Depois de dois anos conseguimos formatar os processos e o cardápio.

700 Ideias de Negócios

Novo Negócio – Qual foi a principal dificuldade que você encontrou para tirar o seu projeto da idealização e dar formato a ele?

Jeane Moura – Financeiro. Uma construção de um projeto de franquia já se estima os custos. Como abri sem isso, investi no melhor arquiteto de alimentação, nos melhores materiais de construção e troquei de fornecedores até me encontrar. O investimento foi alto e fora do esperado, além do tempo dispensado.

Novo Negócio Depois da primeira loja, você ainda levou alguns anos para inserir a marca no modelo de franquias. O que pesou na decisão de franquear e por que levou esse tempo?

Jeane Moura – Quando abri a primeira já sabia que não existia franquia neste segmento, mesmo assim, demoraria para conseguir padronizar porque o movimento era muito intenso.

Os clientes começaram a pedir a segunda e a terceira unidade na mesma cidade, em bairros afastados, e eu vi a necessidade de replicar de maneira única. Estas duas primeiras “cópias” foram cobaias e só então estávamos prontos para franquear para fora da cidade.




Novo Negócio Você encontrou alguma resistência por não estar no eixo Rio-São Paulo?

Jeane Moura – Muita. Fornecedores não nos davam atenção e por muitas vezes tivemos que desenvolver fornecedores. Tudo no eixo Rio-São Paulo acontece mais rápido, com negociações mais justas e prazos menores.

“Quando abri a primeira já sabia que não existia franquia neste segmento, mesmo assim, demoraria para conseguir padronizar porque o movimento era muito intenso. Os clientes começaram a pedir a segunda e a terceira unidade na mesma cidade, em bairros afastados, e eu vi a necessidade de replicar de maneira única.”.

Novo Negócio A alimentação saudável é algo com aceitação crescente atualmente. Ainda há espaço para crescer nesse nicho ou o mercado já começa a se saturar?

Jeane Moura – Tem muito espaço ainda. Tanto para a DNA Natural com novos produtos quanto para outras empresas se adequarem e oferecerem produtos que garantem a qualidade de vida, cada dia mais necessária. A classe C e algumas regiões ainda pensam mais no junk food ou em promoções.

Novo Negócio Como é o seu perfil gerencial?


Jeane Moura – Trabalho muito e dou liberdade a minha equipe. Do meu lado, prefiro pessoas que tenham disciplina, iniciativa e que acreditam na marca.

Novo Negócio Você já foi franqueada e esteve do outro lado do negócio. Quais são as experiências obtidas nesse período e que te auxiliam hoje?

Jeane Moura – A comunicação é o fator principal para um bom relacionamento. Quando os dois lados conseguem apresentar suas dificuldades e o que esperam um do outro, a parceria dá certo. Como franqueada esperava mais contato e fazer parte da construção das novas estratégias.

Novo Negócio A DNA Natural já está em todo o território nacional. Existe alguma região em que você gostaria de focar? Quais são seus planos para a empresa?

Jeane Moura – Estamos investindo bastante no Nordeste pela atual fase de crescimento da região mas não deixaremos de expandir nas demais regiões.

Novo Negócio Além de empresária, você é casada e tem um filho. Conciliar as atividades é difícil? Alguém sai perdendo?

Jeane Moura – Busco o equilíbrio diariamente. As vezes não consigo e tento recompensar no outro dia. Trabalho algumas madrugadas e finais de semana para não ser atropelada pela semana.

Novo Negócio Mais alguém da família toca o negócio junto com você?

Jeane Moura – Não. Apenas eu. Mas tenho apoio de todos.

Novo Negócio Em um case apresentado por você, a expectativa era de que em 2011 a DNA Natural fosse a maior rede de franquias de alimentação saudável e, em 2012, um estilo de vida. Você conquistou esses objetivos?

Jeane Moura – Sim. Somos a maior rede de alimentação saudável e o cardápio mais completo do segmento. Sempre estamos interagindo com os clientes e franqueados para atualizar nosso direcionamento.

Desejamos ser reconhecidos pelas revistas Veja e Quatro Rodas nas maiores cidades do Brasil. Quanto ao posicionamento de Estilo de Vida, nosso foco é que todos os envolvidos percebam isso, dos funcionários, fornecedores, franqueados, parceiros, até os clientes.

Novo Negócio O que você pretende para 2014?

Jeane Moura – Qualidade de atendimento e expansão internacional.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

5 COMENTÁRIOS

  1. jeane moura,como faço pra saber mais de franquias com vc. como funciona franquias.o q deve fazer qdo agente quer obter uma franquia . qto custa uma franquia ; qual seria o investimento nesse ramo.obrigada.maria.

  2. Gostaria de saber sobre a franquia se são pratos;saladas ou sanduíches;tenho interesse em conhecer mais para ver a possibilidade da aquisição da franquia.Obrigada.

  3. Amei o post!
    Parabens !
    Quero muito abrir um negocio natural,mas meu foco é nas ruas…porem tenho apenas 1 carro (que pretendo usar para locomoção),e sei que preciso de alvará,mas nao sei como fazer um bom planejamento desse negocio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here