Isadora Bressiani: frutas viram bom negócio




Isadora Bressiani
Isadora Bressiani

A estabilidade oferecida pelo emprego em uma multinacional em Londres não encheu os olhos de Isadora Bressiani. A rotina puxada não era o problema. O que ela queria, na verdade, era um pouco mais de flexibilidade para acompanhar os primeiros passos da filha. Foi aí que entrou o empreendedorismo.

Isadora e o marido, o sueco Anders Hoij, voltaram ao Brasil e em 2013 colocaram no mercado a On The Go, empresa que oferece sobremesa de frutas totalmente naturais. O negócio começou por Porto Alegre, cidade natal da empresária. Mas, em pouco tempo, ganhou as capitais do Sul e Sudeste e agora está invadindo o Nordeste.

Sempre antenada com as preferências do brasileiro, Isadora aposta sempre em novidades. O trabalho não para, mas ela não se queixa. Com os negócios de vento em popa e tempo para se dedicar à família, a empresária e o marido não se arrependem do caminho que escolheram. “Nossa decisão de virarmos empreendedores foi muito bem planejada e discutida. Nada aconteceu por impulso. Houve bastante tempo para pensarmos e refletirmos se era isso que realmente queríamos e todos os prós e contras foram avaliados. A vida é feita de escolhas, e esta foi nossa!”, reitera.

Ao Novo Negócio Isadora Bressiani fala sobre as diferenças entre trabalhar no exterior e em seu próprio país, explica como planejou o negócio e conta sobre os próximos passos da On The Go. Confira:

Novo Negócio – Fale um pouco sobre o que você fazia antes da On The Go.
Isadora Bressiani – Eu trabalhava havia cinco anos em uma multinacional em Londres no departamento de auditoria. A empresa era bastante globalizada, sendo que muitos dos meus colegas eram de diversos países. Tínhamos bastante contato com equipes na Suíca, Índia e Estados Unidos. Eu me acostumei a fazer reuniões via telefone e Skype e a lidar com uma variedade enorme de sotaques. O trabalho envolvia a auditoria dos principais departamentos da empresa e demandava horas examinando documentos e contratos. A equipe de trabalho e a empresa eram boas, mas demorava horas para me deslocar ao trabalho diariamente. Com a chegada da minha filha, ganhei um novo horizonte. Queria continuar trabalhando bastante, mas ter mais flexibilidade e tempo para me dedicar a ela. Por que não empreender então?

Novo Negócio – Por que investir em alimentação natural?
Isadora Bressiani – O amor pela alimentação natural surgiu aos poucos em mim, algo meio inesperado. Meu marido, e também sócio, é muito ligado em alimentação natural e aos poucos foi passando seus conceitos e valores para mim. Comecei a ler muito e fui cada vez mais me familiarizando com o assunto. Quando estávamos decidindo em qual empreendimento investir, sempre ouvimos dicas de que era importante ser em um ramo no qual gostássemos muito, pois iriamos mergulhar nele 24h, 7 dias por semana.

“Acredito que o mercado de alimentação saudável ainda está engatinhando e aos poucos as pessoas estão começando a entender o que de fato é uma alimentação saudável e equilibrada”.

Novo Negócio – A opção pelas frutas e não por doces diet teve alguma inspiração?
Isadora Bressiani – As frutas são um alimento maravilhoso. Se pararmos para observar, as texturas, as cores, os sabores: quanta variedade! Elas possuem muitos nutrientes e os quais são importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. E porque não oferecer a fruta em uma forma saudável e ainda muito prática de levar para qualquer lugar?

Novo Negócio – Como você morava há anos no exterior e seu marido é estrangeiro, vocês sentiram alguma diferença ou tiveram dificuldades para trabalhar no Brasil?
Isadora Bressiani – Sim, bastante! O ambiente de trabalho inglês é bem diferente do brasileiro. A começar pelas reuniões que se estão marcadas para durarem 1 hora, elas duram 1 hora, e não 1h30min, 2h, 3h, etc… As pessoas na terra da Rainha tem uma facilidade natural para planejarem e serem mais objetivas. A comunicação oral e escrita é mais sucinta e direta e o atendimento ao cliente é mais profissionalizado. Mas nem tudo são flores! Os brasileiros são bons em resolverem assuntos no improviso, de dar um jeito quando o que foi planejado deu errado na última hora. Também temos o calor humano, o abraço quando o colega faz aniversário, a alegria. Eu sentia muita falta disso quando morava na Inglaterra!

700 Ideias de Negócios

Novo Negócio – Vocês fizeram alguma pesquisa de mercado antes de abrir o negócio? Como foi feito o planejamento?
Isadora Bressiani – Realizamos uma análise minuciosa da concorrência e produtos similares já existentes no mercado. Nesta etapa incluiu-se a visitação das principais lojas de produtos naturais, participação em feiras e pesquisas na internet. Também realizamos uma pesquisa com nosso público alvo através de grupo focal formado e pesquisas mercadológicas quantitativas. A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para o empreendedor pois oferece informações valiosas sobre o mercado em que se pretende atuar.

Novo Negócio – O mercado de alimentação saudável ainda tem bastante espaço ou está começando a saturar?
Isadora Bressiani – Acredito que o mercado de alimentação saudável ainda está engatinhando e aos poucos as pessoas estão começando a entender o que de fato é uma alimentação saudável e equilibrada. Segundo dados da revista Exame, enquanto as vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, as de saudáveis aumentaram 98% no mesmo período. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dólares ao ano no Brasil. Em 2014, a cifra alçou o país de sexto a quarto maior do mundo, superando Reino Unido e Alemanha.

Novo Negócio – A aceitação do produto na região sul foi boa. O mesmo está acontecendo nos outros estados onde a On The Go já chegou?
Isadora Bressiani – Sim, a aceitação tem sido muito boa em todas as regiões. Um fato interessante que aprendemos quando empreendedores no Brasil é que o que funciona em um estado, não necessariamente funciona em outro. Isto é um desafio diário para o empreendedor e a equipe de marketing: poder entender a peculiaridade de cada região com o mesmo produto. Por isso buscamos distribuidores e parceiros locais que conheçam bem sua área de atuação para obtermos os melhores resultados possíveis em cada região.

Novo Negócio – De que forma vocês estão expandindo o negócio?
Isadora Bressiani – De duas formas: aumento das vendas em cada estado e expansão da nossa linha de produtos com a marca On the Go. Nosso objetivo futuro é ter uma linha completa de produtos naturais, todos livre de glúten lactose e conservantes.

Novo Negócio – Como está o planejamento para novos produtos?
Isadora Bressiani – Está andando bem, ainda em fase de teste piloto. Estamos animados com nosso novo produto e felizes em ter conseguido desenvolver algo saboroso e 100% natural que também irá facilitar a vida das pessoas. A aceitação do público tem sido bem positiva até o presente momento e a data de previsão de lançamento é Julho!




Novo Negócio – Algum arrependimento por ter deixado sua carreira executiva no exterior para apostar em um negócio próprio?
Isadora Bressiani – Não, de jeito nenhum. Sempre brinco que o meu MBA em gestão empresarial está acontecendo agora na prática. É impressionante o volume de informação e aprendizado que se adquirem nos primeiros anos de abertura de uma empresa. Aprendemos muito com nossos próprios erros e acertos, não existe melhor trabalho de conclusão. Nossa decisão de virarmos empreendedores foi muito bem planejada e discutida; nada aconteceu por impulso. Houve bastante tempo para pensarmos e refletirmos se era isso que realmente queríamos e todos os prós e contras foram avaliados. A vida é feita de escolhas, e esta foi nossa!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.