Isadora Bressiani: frutas viram bom negócio

Isadora Bressiani
Isadora Bressiani

A estabilidade oferecida pelo emprego em uma multinacional em Londres não encheu os olhos de Isadora Bressiani. A rotina puxada não era o problema. O que ela queria, na verdade, era um pouco mais de flexibilidade para acompanhar os primeiros passos da filha. Foi aí que entrou o empreendedorismo.

Isadora e o marido, o sueco Anders Hoij, voltaram ao Brasil e em 2013 colocaram no mercado a On The Go, empresa que oferece sobremesa de frutas totalmente naturais. O negócio começou por Porto Alegre, cidade natal da empresária. Mas, em pouco tempo, ganhou as capitais do Sul e Sudeste e agora está invadindo o Nordeste.

Sempre antenada com as preferências do brasileiro, Isadora aposta sempre em novidades. O trabalho não para, mas ela não se queixa. Com os negócios de vento em popa e tempo para se dedicar à família, a empresária e o marido não se arrependem do caminho que escolheram. “Nossa decisão de virarmos empreendedores foi muito bem planejada e discutida. Nada aconteceu por impulso. Houve bastante tempo para pensarmos e refletirmos se era isso que realmente queríamos e todos os prós e contras foram avaliados. A vida é feita de escolhas, e esta foi nossa!”, reitera.

Ao Novo Negócio Isadora Bressiani fala sobre as diferenças entre trabalhar no exterior e em seu próprio país, explica como planejou o negócio e conta sobre os próximos passos da On The Go. Confira:

Novo Negócio – Fale um pouco sobre o que você fazia antes da On The Go.
Isadora Bressiani – Eu trabalhava havia cinco anos em uma multinacional em Londres no departamento de auditoria. A empresa era bastante globalizada, sendo que muitos dos meus colegas eram de diversos países. Tínhamos bastante contato com equipes na Suíca, Índia e Estados Unidos. Eu me acostumei a fazer reuniões via telefone e Skype e a lidar com uma variedade enorme de sotaques. O trabalho envolvia a auditoria dos principais departamentos da empresa e demandava horas examinando documentos e contratos. A equipe de trabalho e a empresa eram boas, mas demorava horas para me deslocar ao trabalho diariamente. Com a chegada da minha filha, ganhei um novo horizonte. Queria continuar trabalhando bastante, mas ter mais flexibilidade e tempo para me dedicar a ela. Por que não empreender então?

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Novo Negócio – Por que investir em alimentação natural?
Isadora Bressiani – O amor pela alimentação natural surgiu aos poucos em mim, algo meio inesperado. Meu marido, e também sócio, é muito ligado em alimentação natural e aos poucos foi passando seus conceitos e valores para mim. Comecei a ler muito e fui cada vez mais me familiarizando com o assunto. Quando estávamos decidindo em qual empreendimento investir, sempre ouvimos dicas de que era importante ser em um ramo no qual gostássemos muito, pois iriamos mergulhar nele 24h, 7 dias por semana.

“Acredito que o mercado de alimentação saudável ainda está engatinhando e aos poucos as pessoas estão começando a entender o que de fato é uma alimentação saudável e equilibrada”.

Novo Negócio – A opção pelas frutas e não por doces diet teve alguma inspiração?
Isadora Bressiani – As frutas são um alimento maravilhoso. Se pararmos para observar, as texturas, as cores, os sabores: quanta variedade! Elas possuem muitos nutrientes e os quais são importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. E porque não oferecer a fruta em uma forma saudável e ainda muito prática de levar para qualquer lugar?

Novo Negócio – Como você morava há anos no exterior e seu marido é estrangeiro, vocês sentiram alguma diferença ou tiveram dificuldades para trabalhar no Brasil?
Isadora Bressiani – Sim, bastante! O ambiente de trabalho inglês é bem diferente do brasileiro. A começar pelas reuniões que se estão marcadas para durarem 1 hora, elas duram 1 hora, e não 1h30min, 2h, 3h, etc… As pessoas na terra da Rainha tem uma facilidade natural para planejarem e serem mais objetivas. A comunicação oral e escrita é mais sucinta e direta e o atendimento ao cliente é mais profissionalizado. Mas nem tudo são flores! Os brasileiros são bons em resolverem assuntos no improviso, de dar um jeito quando o que foi planejado deu errado na última hora. Também temos o calor humano, o abraço quando o colega faz aniversário, a alegria. Eu sentia muita falta disso quando morava na Inglaterra!

Novo Negócio – Vocês fizeram alguma pesquisa de mercado antes de abrir o negócio? Como foi feito o planejamento?
Isadora Bressiani – Realizamos uma análise minuciosa da concorrência e produtos similares já existentes no mercado. Nesta etapa incluiu-se a visitação das principais lojas de produtos naturais, participação em feiras e pesquisas na internet. Também realizamos uma pesquisa com nosso público alvo através de grupo focal formado e pesquisas mercadológicas quantitativas. A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para o empreendedor pois oferece informações valiosas sobre o mercado em que se pretende atuar.

Novo Negócio – O mercado de alimentação saudável ainda tem bastante espaço ou está começando a saturar?
Isadora Bressiani – Acredito que o mercado de alimentação saudável ainda está engatinhando e aos poucos as pessoas estão começando a entender o que de fato é uma alimentação saudável e equilibrada. Segundo dados da revista Exame, enquanto as vendas de alimentos e bebidas tradicionais cresceram 67% nos últimos cinco anos no país, as de saudáveis aumentaram 98% no mesmo período. É um mercado que movimenta 35 bilhões de dólares ao ano no Brasil. Em 2014, a cifra alçou o país de sexto a quarto maior do mundo, superando Reino Unido e Alemanha.

Novo Negócio – A aceitação do produto na região sul foi boa. O mesmo está acontecendo nos outros estados onde a On The Go já chegou?
Isadora Bressiani – Sim, a aceitação tem sido muito boa em todas as regiões. Um fato interessante que aprendemos quando empreendedores no Brasil é que o que funciona em um estado, não necessariamente funciona em outro. Isto é um desafio diário para o empreendedor e a equipe de marketing: poder entender a peculiaridade de cada região com o mesmo produto. Por isso buscamos distribuidores e parceiros locais que conheçam bem sua área de atuação para obtermos os melhores resultados possíveis em cada região.

Novo Negócio – De que forma vocês estão expandindo o negócio?
Isadora Bressiani – De duas formas: aumento das vendas em cada estado e expansão da nossa linha de produtos com a marca On the Go. Nosso objetivo futuro é ter uma linha completa de produtos naturais, todos livre de glúten lactose e conservantes.

Novo Negócio – Como está o planejamento para novos produtos?
Isadora Bressiani – Está andando bem, ainda em fase de teste piloto. Estamos animados com nosso novo produto e felizes em ter conseguido desenvolver algo saboroso e 100% natural que também irá facilitar a vida das pessoas. A aceitação do público tem sido bem positiva até o presente momento e a data de previsão de lançamento é Julho!

Novo Negócio – Algum arrependimento por ter deixado sua carreira executiva no exterior para apostar em um negócio próprio?
Isadora Bressiani – Não, de jeito nenhum. Sempre brinco que o meu MBA em gestão empresarial está acontecendo agora na prática. É impressionante o volume de informação e aprendizado que se adquirem nos primeiros anos de abertura de uma empresa. Aprendemos muito com nossos próprios erros e acertos, não existe melhor trabalho de conclusão. Nossa decisão de virarmos empreendedores foi muito bem planejada e discutida; nada aconteceu por impulso. Houve bastante tempo para pensarmos e refletirmos se era isso que realmente queríamos e todos os prós e contras foram avaliados. A vida é feita de escolhas, e esta foi nossa!

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