Gustavo Susin: rumo à internacionalização da sua marca

Gustavo Susin
Gustavo Susin

Empreender sempre. Esse é o sonho de Gustavo Susin, um dos sócios da rede de franquias Croasonho. Parace fácil? Que nada. Desde 1997 no mercado, a empresa nasceu no Rio Grande do Sul e se consolidou fora do eixo Rio-São Paulo. Foi trabalho duro.

A Croasonho adotou o sistema de franchising em 2000, com a inauguração da primeira loja na badalada praia de Atlântida, na cidade gaúcha de Xangri-lá. Mas foi só a partir de 2009, com a entrada de novos sócios e o lançamento da loja-conceito em Caxias do Sul, também no Rio Grande do Sul, que a empresa tomou fôlego e se expandiu rapidamente entre as principais cidades da Região Sul. Hoje já são mais de 60 unidades em todo o Brasil.

Em 2015 o empresário ganha as duas regiões que ainda faltavam no mapa: Norte e Centro-Oeste e espera um crescimento contínuo. Em longo prazo, pensa em levar a marca para o exterior.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Gustavo Susin fala sobre o negócio, as características de um bom empreendedor e os planos para o futuro da sua rede. Confira:

Novo Negócio – Para você, o que é ser empreendedor? Que características são fundamentais para dar certo?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Gustavo Susin – As características fundamentais de um empreendedor bem sucedido são auto-confiança, persistência e ética.

Novo Negócio – Começar um negócio no sul do Brasil e partir dali para uma expansão foi mais difícil do que se a empresa tivesse se iniciado no sudeste?

Gustavo Susin – Acreditamos que não, pois a expansão nacional iniciou justamente em virtude do sucesso que a Croasonho alcançou com as lojas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com o negócio devidamente formatado e padronizado, a expansão nacional está sendo realizada sem grandes dificuldades.

“O Brasil pode incentivar os empreendedores através de uma reforma tributária e a desburocratização dos processos de abertura de empresa e uma melhor definição das regras para este processo”.

Novo Negócio – Franquias com produtos únicos são, de fato, um bom negócio? O que é preciso fazer para conquistar o público?

Gustavo Susin – Franquias com produtos únicos são um ótimo negócio, desde que tudo seja planejado e produzido com extrema qualidade, desde os produtos, passando pelo ambiente das lojas, pelo atendimento personalizado até uma comunicação efetiva e consistente. O público, hoje em dia, procura por uma experiência gastronômica completa.

Novo Negócio – Quando vocês começaram, a Croasonho não tinha concorrentes? Como está esse cenário atualmente? Quem mais desvia os clientes da rede? Como vocês tratam o assunto?

Gustavo Susin – A Croasonho não possui concorrentes diretos em se tratando dos produtos oferecidos. No entanto, os concorrentes variam de acordo com o horário: ao meio dia temos os restaurantes e fast food em geral, a tarde temos as padarias e lancherias, e a noite temos a pizzarias e restaurantes em geral.

Novo Negócio – Existem planos para internacionalização da marca?

Gustavo Susin – Sim, já iniciamos o planejamento para internacionalização da marca, que deverá acontecer a médio prazo.

Novo Negócio – Você também é comprometido em fazer a diferença. Pode nos contar um pouco sobre esse seu lado?

Gustavo Susin – O mais importante de tudo, ao empreender, é inovar.

Novo Negócio – Como o Brasil pode incentivar os empreendedores de um modo geral?

Gustavo Susin – O Brasil pode incentivar os empreendedores através de uma reforma tributária e a desburocratização dos processos de abertura de empresa e uma melhor definição das regras para este processo.

Novo Negócio – Quais são seus planos em curto prazo para a empresa?

Gustavo Susin – Em 2015 consolidaremos a Croasonho a nível nacional, com a inauguração de lojas nas duas regiões que ainda não estávamos presentes, o Norte e Centro-Oeste.

Novo Negócio – Como vê a Croasonho daqui a 10 anos?

Gustavo Susin – Em 10 anos a Croasonho será uma das principais franquias brasileiras, totalmente consolidada nas principais cidades brasileiras e com o plano de internacionalização em plena expansão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA