Gustavo Susin: rumo à internacionalização da sua marca




Gustavo Susin
Gustavo Susin

Empreender sempre. Esse é o sonho de Gustavo Susin, um dos sócios da rede de franquias Croasonho. Parace fácil? Que nada. Desde 1997 no mercado, a empresa nasceu no Rio Grande do Sul e se consolidou fora do eixo Rio-São Paulo. Foi trabalho duro.

A Croasonho adotou o sistema de franchising em 2000, com a inauguração da primeira loja na badalada praia de Atlântida, na cidade gaúcha de Xangri-lá. Mas foi só a partir de 2009, com a entrada de novos sócios e o lançamento da loja-conceito em Caxias do Sul, também no Rio Grande do Sul, que a empresa tomou fôlego e se expandiu rapidamente entre as principais cidades da Região Sul. Hoje já são mais de 60 unidades em todo o Brasil.

Em 2015 o empresário ganha as duas regiões que ainda faltavam no mapa: Norte e Centro-Oeste e espera um crescimento contínuo. Em longo prazo, pensa em levar a marca para o exterior.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Gustavo Susin fala sobre o negócio, as características de um bom empreendedor e os planos para o futuro da sua rede. Confira:

Novo Negócio – Para você, o que é ser empreendedor? Que características são fundamentais para dar certo?

Gustavo Susin – As características fundamentais de um empreendedor bem sucedido são auto-confiança, persistência e ética.

Novo Negócio – Começar um negócio no sul do Brasil e partir dali para uma expansão foi mais difícil do que se a empresa tivesse se iniciado no sudeste?

Gustavo Susin – Acreditamos que não, pois a expansão nacional iniciou justamente em virtude do sucesso que a Croasonho alcançou com as lojas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com o negócio devidamente formatado e padronizado, a expansão nacional está sendo realizada sem grandes dificuldades.

700 Ideias de Negócios

“O Brasil pode incentivar os empreendedores através de uma reforma tributária e a desburocratização dos processos de abertura de empresa e uma melhor definição das regras para este processo”.

Novo Negócio – Franquias com produtos únicos são, de fato, um bom negócio? O que é preciso fazer para conquistar o público?

Gustavo Susin – Franquias com produtos únicos são um ótimo negócio, desde que tudo seja planejado e produzido com extrema qualidade, desde os produtos, passando pelo ambiente das lojas, pelo atendimento personalizado até uma comunicação efetiva e consistente. O público, hoje em dia, procura por uma experiência gastronômica completa.

Novo Negócio – Quando vocês começaram, a Croasonho não tinha concorrentes? Como está esse cenário atualmente? Quem mais desvia os clientes da rede? Como vocês tratam o assunto?

Gustavo Susin – A Croasonho não possui concorrentes diretos em se tratando dos produtos oferecidos. No entanto, os concorrentes variam de acordo com o horário: ao meio dia temos os restaurantes e fast food em geral, a tarde temos as padarias e lancherias, e a noite temos a pizzarias e restaurantes em geral.

Novo Negócio – Existem planos para internacionalização da marca?




Gustavo Susin – Sim, já iniciamos o planejamento para internacionalização da marca, que deverá acontecer a médio prazo.

Novo Negócio – Você também é comprometido em fazer a diferença. Pode nos contar um pouco sobre esse seu lado?

Gustavo Susin – O mais importante de tudo, ao empreender, é inovar.

Novo Negócio – Como o Brasil pode incentivar os empreendedores de um modo geral?

Gustavo Susin – O Brasil pode incentivar os empreendedores através de uma reforma tributária e a desburocratização dos processos de abertura de empresa e uma melhor definição das regras para este processo.


Novo Negócio – Quais são seus planos em curto prazo para a empresa?

Gustavo Susin – Em 2015 consolidaremos a Croasonho a nível nacional, com a inauguração de lojas nas duas regiões que ainda não estávamos presentes, o Norte e Centro-Oeste.

Novo Negócio – Como vê a Croasonho daqui a 10 anos?

Gustavo Susin – Em 10 anos a Croasonho será uma das principais franquias brasileiras, totalmente consolidada nas principais cidades brasileiras e com o plano de internacionalização em plena expansão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.