Fernando Dantas: “sucesso não é um destino”

Fernando Dantas
Fernando Dantas

Muito trabalho, foco, persistência, honestidade e compromisso. Foi com essa receita que Fernando Dantas, brasileiro, 54 anos, driblou todas as dificuldades e venceu.

Natural de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Fernando foi criado no interior da Paraíba. Foi alfabetizado pela mãe e só aos oito anos teve o primeiro contato com a escola. Quatro anos mais tarde, nova mudança: dessa vez para São Paulo.

Na cidade grande Fernando passou maus bocados. Percebeu que a diferença de sotaque e cultura entre o nordeste e o sudeste lhe traria problemas. Mas a hostilidade dos colegas de escola acabou lhe dando força para superar qualquer adversidade e o transformou em um dos melhores alunos da classe.

Aos 19 anos abriu seu próprio negócio. Desistiu de ser o próprio patrão. Voltou ao mercado de trabalho. Mas não estava satisfeito. Percebeu que havia um espaço não preenchido em sua vida e que precisaria voltar a empreender. Novamente o negócio não teve futuro e, mais uma vez, Fernando precisou ser empregado.

Como determinação é algo que não lhe falta, resolveu voltar ao mundo dos negócios e hoje preside a TeleOfertas, uma das principais fabricantes de máquinas para pequenos negócios do país. Hoje, seus produtos são vendidos através de campanhas publicitárias realizadas na televisão e internet e a logística de entrega de seus equipamentos é feita diretamente na casa do cliente, em qualquer lugar do Brasil.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Fernando Dantas, que é formado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior, conta a sua história e dá um exemplo e tanto. Confira:

Novo Negócio – Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Fernando Dantas – Comecei a trabalhar aos 17 anos de idade ministrando aulas de inglês. Aos 19 anos abri a minha própria escola de inglês em São Bernardo do Campo. Com 21 anos comecei a trabalhar como Assistente de Comercio Exterior em uma empresa em Barueri– SP, assumindo a gerencia do departamento seis meses depois. Três anos depois, assumi a área financeira internacional do Grupo Itautec e permaneci na empresa por 10 anos. Atuei como empresário e proprietário de dois postos de gasolina, fui Diretor Financeiro da Transbrasil durante seis anos e nos últimos oito anos presido a TeleOfertas.

Novo Negócio – Por que você resolveu investir para ajudar quem quer ter um negócio próprio?

Fernando Dantas – Porque sempre tive esse sonho e sei que, como eu, milhões de brasileiros empreendedores também buscam o mesmo. No Brasil, para quem tem um bom capital para investir, acima de 1 milhão de Reais, existem inúmeras oportunidades, mas para o pequeno empreendedor, que conseguiu, com muito sacrifício, juntar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, as oportunidades são raras, e é para essas pessoas que dirigimos o foco do nosso trabalho.

Novo Negócio – Qual é o diferencial do negócio? O que você oferece?

Fernando Dantas – Em 17 anos de existência, a TeleOfertas conceituou-se no mercado, como uma das principais fabricantes de máquinas para pequenos negócios do país. Hoje, seus produtos são vendidos através de campanhas publicitárias realizadas na televisão e internet e a logística de entrega de seus equipamentos é feita diretamente na casa do cliente, em qualquer lugar do Brasil.

A TeleOfertas trabalha com produtos exclusivos, cuidadosamente testados em situações reais de uso e que façam a diferença em termos de qualidade, benefícios e satisfação de seus clientes. A empresa ocupa hoje uma posição de destaque no mercado de maquinas, seu canal no Youtube tem mais de 3.5 milhões de visualizações e seu Facebook mais de 70.000 fãs.

Possuímos uma equipe de consultores treinados, SAC, Pós-Venda, Suporte Técnico para esclarecimento de duvidas e um alto índice de satisfação de seus clientes,  o que é um privilégio de poucas empresas no Brasil.

Isso demonstra que a TeleOfertas entrega 100% dos produtos vendidos e resolve 100% dos eventuais problemas que possam surgir com as maquinas.

Novo Negócio – Muitas pessoas dizem que empreender no Brasil é tarefa difícil. O que você acha disso?

Fernando Dantas – Concordo, principalmente pela burocracia e pela alta carga tributária, mas o Brasil oferece muitas oportunidades.

“Todo ser humano tem um potencial incrível dentro de si, mas precisa querer. Se empreender for o sonho da pessoa, se ela estiver disposta a lutar por esse sonho, enfrentar os desafios e dificuldades do caminho, ela vai chegar ao sucesso”.

Novo Negócio – Que dificuldades você passou nessa jornada?

Fernando Dantas – Passei por muitos desafios. Eu nasci em Natal-RN, mas fui criado em uma fazenda no interior da Paraíba. Não havia nenhuma escola por perto e nem estradas asfaltadas. Fui alfabetizado pela minha mãe, que se dedicava totalmente aos filhos e nos mostrava o mundo lá fora através de revistas como O Cruzeiro e Manchete. Naquela época não havia televisão, só rádio. Aos oito anos de idade mudamos para Caicó-RN, foi a primeira vez que entrei em uma escola, no terceiro ano primário e tive que vencer a timidez, pois não estava acostumado com a convivências com outros alunos.

Aos 12 anos mudamos para São Paulo e, mais uma vez, tive que enfrentar a timidez, pois quando falei pela primeira vez em público, todos riram, aí descobri que existia diferença de sotaque e cultura entre o nordeste e o sudeste do Brasil. Os colegas me chamavam de “baiano burro” e “comedor de jabá”.

Isso poderia ter me abatido, mas mesmo com essa idade, minha reação foi: “Vou mostrar para eles quem é burro” e quando me caçoavam eu falava: “Vamos ver nas provas”. Estudei bastante e sempre fiquei entre os três melhores alunos da classe. Logo todos passaram a me respeitar.

Como empreendedor também enfrentei muitos desafios. Abri uma escola de inglês aos 19 anos e fechei dois anos depois, pois não tínhamos capital para investir e crescer, então decidi seguir carreira como empregado. Mas, nunca desisti do meu sonho. Trabalhei 14 anos em grandes empresas, chegando a cargo de diretoria, mas me faltava algo. Nunca gostei de limitações, vender o meu tempo por um valor pré-determinado e esse valor, estipulado por outra pessoa. Resolvi empreender novamente, mas agora com mais experiência. Tive um posto de gasolina em Santo André-SP  por três anos, vendi e comprei um maior em Limeira-SP.  O negócio estava indo bem em Limeira, mas houve um vendaval e destruiu completamente o posto e perdi tudo o que tinha.

Voltei a trabalhar como empregado por mais seis anos. Investi em uma empresa de telemarketing de um amigo, a empresa quebrou e perdi toda minha reserva novamente. Abri uma empresa de televendas e vendi três anos depois em dificuldade financeira.

Após nove meses, iniciamos a TeleOfertas, que começou pequena, na sala de nossa casa e hoje tem uma sede grande e uma fábrica muito bem estruturada.

Enfim, foram muitas dificuldades, mas elas me ensinaram que é na dificuldade que você aprende a ser forte, que você conhece o seu verdadeiro potencial. Vencer desafios faz com que você tenha conteúdo para poder ensinar e ajudar outras pessoas.

Novo Negócio – Passou pela sua cabeça, em algum momento, desistir de ser seu próprio patrão?

Fernando Dantas – Sim, e fiz isso duas vezes, devido às circunstâncias, mas nunca desisti desse sonho e hoje não considero mais essa hipótese.

Novo Negócio – Você acredita que qualquer pessoa pode ser um empreendedor de sucesso?

Fernando Dantas – Sim, todo ser humano tem um potencial incrível dentro de si, mas precisa querer. Se esse for o sonho da pessoa, ela estiver disposta a lutar por esse sonho, enfrentar os desafios e dificuldades do caminho, ela vai chegar ao sucesso. Aliás, o sucesso não é um destino, você nunca acha que chegou, você está sempre querendo melhorar, realizar mais, ajudar mais pessoas, contribuir mais.

Novo Negócio – Quais qualidades são fundamentais para se destacar no mundo dos negócios?

Fernando Dantas – Muito trabalho, foco, persistência, honestidade e compromisso.

Novo Negócio – Para você, o que um empreendedor deve ter em mente para garantir o sucesso do negócio?

Fernando Dantas – Qualidade e bom atendimento.

Novo Negócio – Quais são os planos em curto prazo?

Fernando Dantas – Lançamento de novos produtos e crescimento de 30% em 2014.

Novo Negócio – Como você avalia o seu momento?

Fernando Dantas – Estamos vivendo um momento bom, o mercado cresceu em 2013 e temos boas expectativas para 2014.

Novo Negócio – Que conselho você daria para aqueles que desejam empreender?

Fernando Dantas – Escolha algo que você goste de fazer e dê sempre o melhor de si, não se conforme com o razoável, procure sempre fazer melhor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA