Fernando Dantas: “sucesso não é um destino”




Fernando Dantas
Fernando Dantas

Muito trabalho, foco, persistência, honestidade e compromisso. Foi com essa receita que Fernando Dantas, brasileiro, 54 anos, driblou todas as dificuldades e venceu.

Natural de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Fernando foi criado no interior da Paraíba. Foi alfabetizado pela mãe e só aos oito anos teve o primeiro contato com a escola. Quatro anos mais tarde, nova mudança: dessa vez para São Paulo.

Na cidade grande Fernando passou maus bocados. Percebeu que a diferença de sotaque e cultura entre o nordeste e o sudeste lhe traria problemas. Mas a hostilidade dos colegas de escola acabou lhe dando força para superar qualquer adversidade e o transformou em um dos melhores alunos da classe.

Aos 19 anos abriu seu próprio negócio. Desistiu de ser o próprio patrão. Voltou ao mercado de trabalho. Mas não estava satisfeito. Percebeu que havia um espaço não preenchido em sua vida e que precisaria voltar a empreender. Novamente o negócio não teve futuro e, mais uma vez, Fernando precisou ser empregado.

Como determinação é algo que não lhe falta, resolveu voltar ao mundo dos negócios e hoje preside a TeleOfertas, uma das principais fabricantes de máquinas para pequenos negócios do país. Hoje, seus produtos são vendidos através de campanhas publicitárias realizadas na televisão e internet e a logística de entrega de seus equipamentos é feita diretamente na casa do cliente, em qualquer lugar do Brasil.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Fernando Dantas, que é formado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior, conta a sua história e dá um exemplo e tanto. Confira:

Novo Negócio – Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.

Fernando Dantas – Comecei a trabalhar aos 17 anos de idade ministrando aulas de inglês. Aos 19 anos abri a minha própria escola de inglês em São Bernardo do Campo. Com 21 anos comecei a trabalhar como Assistente de Comercio Exterior em uma empresa em Barueri– SP, assumindo a gerencia do departamento seis meses depois. Três anos depois, assumi a área financeira internacional do Grupo Itautec e permaneci na empresa por 10 anos. Atuei como empresário e proprietário de dois postos de gasolina, fui Diretor Financeiro da Transbrasil durante seis anos e nos últimos oito anos presido a TeleOfertas.

700 Ideias de Negócios

Novo Negócio – Por que você resolveu investir para ajudar quem quer ter um negócio próprio?

Fernando Dantas – Porque sempre tive esse sonho e sei que, como eu, milhões de brasileiros empreendedores também buscam o mesmo. No Brasil, para quem tem um bom capital para investir, acima de 1 milhão de Reais, existem inúmeras oportunidades, mas para o pequeno empreendedor, que conseguiu, com muito sacrifício, juntar entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, as oportunidades são raras, e é para essas pessoas que dirigimos o foco do nosso trabalho.

Novo Negócio – Qual é o diferencial do negócio? O que você oferece?

Fernando Dantas – Em 17 anos de existência, a TeleOfertas conceituou-se no mercado, como uma das principais fabricantes de máquinas para pequenos negócios do país. Hoje, seus produtos são vendidos através de campanhas publicitárias realizadas na televisão e internet e a logística de entrega de seus equipamentos é feita diretamente na casa do cliente, em qualquer lugar do Brasil.

A TeleOfertas trabalha com produtos exclusivos, cuidadosamente testados em situações reais de uso e que façam a diferença em termos de qualidade, benefícios e satisfação de seus clientes. A empresa ocupa hoje uma posição de destaque no mercado de maquinas, seu canal no Youtube tem mais de 3.5 milhões de visualizações e seu Facebook mais de 70.000 fãs.




Possuímos uma equipe de consultores treinados, SAC, Pós-Venda, Suporte Técnico para esclarecimento de duvidas e um alto índice de satisfação de seus clientes,  o que é um privilégio de poucas empresas no Brasil.

Isso demonstra que a TeleOfertas entrega 100% dos produtos vendidos e resolve 100% dos eventuais problemas que possam surgir com as maquinas.

Novo Negócio – Muitas pessoas dizem que empreender no Brasil é tarefa difícil. O que você acha disso?

Fernando Dantas – Concordo, principalmente pela burocracia e pela alta carga tributária, mas o Brasil oferece muitas oportunidades.

“Todo ser humano tem um potencial incrível dentro de si, mas precisa querer. Se empreender for o sonho da pessoa, se ela estiver disposta a lutar por esse sonho, enfrentar os desafios e dificuldades do caminho, ela vai chegar ao sucesso”.

Novo Negócio – Que dificuldades você passou nessa jornada?


Fernando Dantas – Passei por muitos desafios. Eu nasci em Natal-RN, mas fui criado em uma fazenda no interior da Paraíba. Não havia nenhuma escola por perto e nem estradas asfaltadas. Fui alfabetizado pela minha mãe, que se dedicava totalmente aos filhos e nos mostrava o mundo lá fora através de revistas como O Cruzeiro e Manchete. Naquela época não havia televisão, só rádio. Aos oito anos de idade mudamos para Caicó-RN, foi a primeira vez que entrei em uma escola, no terceiro ano primário e tive que vencer a timidez, pois não estava acostumado com a convivências com outros alunos.

Aos 12 anos mudamos para São Paulo e, mais uma vez, tive que enfrentar a timidez, pois quando falei pela primeira vez em público, todos riram, aí descobri que existia diferença de sotaque e cultura entre o nordeste e o sudeste do Brasil. Os colegas me chamavam de “baiano burro” e “comedor de jabá”.

Isso poderia ter me abatido, mas mesmo com essa idade, minha reação foi: “Vou mostrar para eles quem é burro” e quando me caçoavam eu falava: “Vamos ver nas provas”. Estudei bastante e sempre fiquei entre os três melhores alunos da classe. Logo todos passaram a me respeitar.

Como empreendedor também enfrentei muitos desafios. Abri uma escola de inglês aos 19 anos e fechei dois anos depois, pois não tínhamos capital para investir e crescer, então decidi seguir carreira como empregado. Mas, nunca desisti do meu sonho. Trabalhei 14 anos em grandes empresas, chegando a cargo de diretoria, mas me faltava algo. Nunca gostei de limitações, vender o meu tempo por um valor pré-determinado e esse valor, estipulado por outra pessoa. Resolvi empreender novamente, mas agora com mais experiência. Tive um posto de gasolina em Santo André-SP  por três anos, vendi e comprei um maior em Limeira-SP.  O negócio estava indo bem em Limeira, mas houve um vendaval e destruiu completamente o posto e perdi tudo o que tinha.

Voltei a trabalhar como empregado por mais seis anos. Investi em uma empresa de telemarketing de um amigo, a empresa quebrou e perdi toda minha reserva novamente. Abri uma empresa de televendas e vendi três anos depois em dificuldade financeira.

Após nove meses, iniciamos a TeleOfertas, que começou pequena, na sala de nossa casa e hoje tem uma sede grande e uma fábrica muito bem estruturada.

Enfim, foram muitas dificuldades, mas elas me ensinaram que é na dificuldade que você aprende a ser forte, que você conhece o seu verdadeiro potencial. Vencer desafios faz com que você tenha conteúdo para poder ensinar e ajudar outras pessoas.

Novo Negócio – Passou pela sua cabeça, em algum momento, desistir de ser seu próprio patrão?

Fernando Dantas – Sim, e fiz isso duas vezes, devido às circunstâncias, mas nunca desisti desse sonho e hoje não considero mais essa hipótese.

Novo Negócio – Você acredita que qualquer pessoa pode ser um empreendedor de sucesso?

Fernando Dantas – Sim, todo ser humano tem um potencial incrível dentro de si, mas precisa querer. Se esse for o sonho da pessoa, ela estiver disposta a lutar por esse sonho, enfrentar os desafios e dificuldades do caminho, ela vai chegar ao sucesso. Aliás, o sucesso não é um destino, você nunca acha que chegou, você está sempre querendo melhorar, realizar mais, ajudar mais pessoas, contribuir mais.

Novo Negócio – Quais qualidades são fundamentais para se destacar no mundo dos negócios?

Fernando Dantas – Muito trabalho, foco, persistência, honestidade e compromisso.

Novo Negócio – Para você, o que um empreendedor deve ter em mente para garantir o sucesso do negócio?

Fernando Dantas – Qualidade e bom atendimento.

Novo Negócio – Quais são os planos em curto prazo?

Fernando Dantas – Lançamento de novos produtos e crescimento de 30% em 2014.

Novo Negócio – Como você avalia o seu momento?

Fernando Dantas – Estamos vivendo um momento bom, o mercado cresceu em 2013 e temos boas expectativas para 2014.

Novo Negócio – Que conselho você daria para aqueles que desejam empreender?

Fernando Dantas – Escolha algo que você goste de fazer e dê sempre o melhor de si, não se conforme com o razoável, procure sempre fazer melhor.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.