Fátima Rocha: vocação para empreender

Fatima Rocha
Fatima Rocha

Fátima Rocha é mesmo focada no que faz. E esse pode ser um dos motivos para o seu sucesso. Formada em Ciências Contábeis e Direito, passou por diversas empresas e decidiu que não queria ser apenas uma funcionária. Fazer o que, se desde criança ouvia que sua veia empreendedora lhe renderia bons frutos?

Acima de qualquer coisa, ela se descreve como mãe de duas meninas – lindas -, esposa e dona de casa. Sempre em busca de atualização, não dispensa cursos e cumpre uma jornada pesada de trabalho. Atualmente, Fátima é diretora executiva da MegaMatte (www.megamatte.com.br) e foi presidente da Seccional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Franchising (www.abfrj.com.br). Além disso, é representante da Organização Mundial de Comércio Justo. “Esse é um conceito no qual estamos inseridos com a cadeia produtiva de erva-mate orgânica. Participamos também do Programa Franchising de Baixo Carbono, promovido pela Associação Franquia Sustentável (AFRAS-ABF), que busca incluir em seu funcionamento mecanismos para contabilizar, reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa (GEEs)”, explica.

Ficar parada não é o seu forte. E o apoio da família sempre foi fundamental para que Fátima se destacasse. O pai operário e mãe costureira investiram como puderam na sua educação. Depois que as filhas nasceram, a empresária ainda voltou aos bancos universitários e concluiu a segunda graduação.

Batalhou, cresceu, apareceu.

Ousada e corajosa, uniu-se ao marido – “juntando a fome com a vontade de comer” – e fundaram a própria empresa. Aí ela se apaixonou pelo negócio.

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O resultado da garra dessa empreendedora é mostrado com os números da Megamatte: a marca já está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. Seu plano de expansão contempla unidades na região Sul, prevê oportunidades em cidades do interior e ainda em outros Estados. Mas, se depender de Fátima, isso é só o começo.

A empresária conversou com o Novo Negócio e falou um pouco sobre seus trabalhos e desafios. Veja:

Novo Negócio – Com duas formações acadêmicas, por que você escolheu empreender? Quando aconteceu o estalo para deixar um emprego e investir em um negócio próprio?

Fátima Rocha – Sempre adorei trabalhar com público em geral e casei com um empreendedor nato. Como minha formação é muito administrativa juntamos “a fome com a vontade de comer”, ou seja, meu marido precisava de alguém que organizasse no que ele empreendia. Isto ocorreu mais ou menos em 1998.

Novo Negócio – Como foi a escolha pelo segmento da alimentação? Foi por acaso ou você já tinha um projeto em mente?

Fátima Rocha – Foi por acaso. Trabalhei como contadora na Casa da Borracha, minhas filhas eram muito pequenas e achava que precisava mudar minha rotina de trabalho para poder dar mais atenção a elas. Portanto, montei um negócio próprio em sociedade com meu atual marido, que já atuava no ramo de alimentação, o resto é fácil deduzir.

” Existem momentos que precisamos usar mais emoção, mas em outros precisamos mesmo é de muita racionalidade”.

Novo Negócio – O impulso nas franquias do setor de alimentos está atrelado a que?

Fátima Rocha – À demanda dos consumidores. Na Megamatte, nosso primeiro franqueado era um cliente.

Novo Negócio – A opção por alimentos mais saudáveis também ajuda o segmento a ir sempre avante?

Fátima Rocha – Não sei se ajuda, mas é uma tendência mundial as pessoas buscarem mais saudabilidade no que consomem, portanto acaba sendo interessante.

Novo Negócio – Você participou da formatação da MegaMatte no modelo de franquia? Como foi a sua contribuição?

Fátima Rocha – Participei ativamente. Minha contribuição foi total em todas as áreas, desde a parte administrativa até o envolvimento na criação de alguns produtos.

Novo Negócio – Homens e mulheres se comportam da mesma forma ou as mulheres têm um diferencial como empreendedoras? Qual é o diferencial da gestão feminina?

Fátima Rocha – Acredito que homens e mulheres são seres totalmente diferentes, mas que se completam. Entendo a necessidade de ambos os sexos na participação em tudo. As mulheres são mais sensíveis e os homens mais racionais. Existem momentos que precisamos usar mais emoção, mas em outros precisamos mesmo é de muita racionalidade.

Novo Negócio – No ano de 2011 você assumiu a presidência da Associação Brasileira de Franchising, seccional Rio de Janeiro, onde atuou até 2013. Qual foi o seu principal desafio frente a essa instituição?

Fátima Rocha – Conseguir que toda nossa diretoria consiga empenhar-se para alcançar os resultados traçados em nossa posse, ou seja, desenvolver ainda mais o franchising no Rio de Janeiro, através de muita informação e conhecimento aos integrantes do sistema em nosso estado.

Novo Negócio – Quais são as suas estratégias para essa gestão?

Fátima Rocha – Reuniões mensais com planejamento e metas.

Novo Negócio – Você tem forte elo com o tema sustentabilidade e é representante da Organização Mundial de Comércio Justo. Fale um pouco sobre esse trabalho.

Fátima Rocha – Realmente tenho elo muito forte com sustentabilidade, mas não sou representante da organização mundial do comercio justo. Sou admiradora desse princípio e me esforço muito para tentar implementá-lo em todos os campos da minha vida.

Novo Negócio – Como você consegue conciliar suas múltiplas jornadas?

Fátima Rocha – Com uma agenda muito organizada e muita determinação.

Novo Negócio – Você se considera um retrato da mulher moderna, um exemplo a ser seguido?

Fátima Rocha – Me considero esforçada. Procuro estar sempre preparada para as oportunidades que o mundo possa me apresentar.

Novo Negócio – Qual é a fórmula do seu sucesso?

Fátima Rocha – Sucesso é uma palavra subjetiva, mas procuro sempre pensar, querer e agir na mesma direção, sem desviar do foco.

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