Eloy Tuffi: o vendedor que virou presidente

Eloy Tuffy
Eloy Tuffy

A Microcamp é uma empresa bastante conhecida no mercado e se consolidou mostrando a popularização da informática. Por trás dela, um nome: Eloy Tuffi.

O empresário nasceu na Mooca, em São Paulo, e é o filho mais velho de um casal com veia italiana. A vida era simples e Eloy teve que transpor muitos obstáculos para se tornar quem é hoje.

De vendedor de meias e livros a presidente de uma das maiores escolas de informática do Brasil foi uma estrada e tanto. Seu talento para o comércio e determinação para o sucesso foram ingredientes importantes para a construção do seu império.

Há 37 anos ele fundou a Microcamp. Em 1994 lançou a marca no sistema de franquias. Hoje a rede contabiliza mais de 80 escolas. E, seguindo a evolução da informática, o empresário idealizou a McTech, empresa que oferece cursos em laboratórios Apple. Já são dez unidades.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Mas o ramo da informática ficou pequeno para Tuffi e o empresário resolveu diversificar os negócios. Já passou pela criação da raça Angus, pelo café Eloy, por um SPA, um restaurante e uma agência de viagens. A experiência valeu, mas hoje a concentração de esforços se voltou novamente para as escolas.

No final de 2013, Eloy criou um grupo controlador para concentrar suas marcas: o Grupo MC. Lá estão a Microcamp e McTech. Além disso, concentrará em breve outras marcas, como o MC Games – curso para desenvolver games. A grande sacada dele neste momento é popularizar cursos de qualificação em games e aplicativos.

Sem se esquecer de dar sua contribuição para um mundo melhor, Eloy Tuffi faz questão de inserir suas empresas em projetos sociais. “Os projetos sociais são uma forma de contribuir com a sociedade onde o Grupo MC atua, de minimizar a dura realidade de pessoas desprovidas de tudo, de oferecer ao menos uma perspectiva de melhora de vida. Pois acredito que só assim teremos uma sociedade melhor, mais justa e igualitária”, diz o empresário.

Nesse bate papo com o Novo Negócio, Eloy Tuffi conta sobre sua trajetória, a entrada em outros negócios e o futuro dos seus empreendimentos.

Novo Negócio – Conte-nos sobre o início da sua carreira.

Eloy Tuffi – Comecei a trabalhar vendendo meias na 25 de março, em São Paulo. Depois vendi enciclopédias e cursos de inglês. Até que decidi montar a minha própria escola de inglês, junto com um amigo que era professor de inglês. Do inglês parti para a informática por perceber que havia uma demanda reprimida no mercado. Muitos jovens querendo aprender informática sem ter condições porque os cursos que existiam eram caríssimos.  Neste cenário, resolvi montar um curso com preços acessíveis e comecei a popularizar o ensino de informática no Brasil.

Novo Negócio – Quando você decidiu que empreender seria o melhor caminho?

Eloy Tuffi – Quando eu percebi que vendia muito, mas quem ganhava dinheiro era o dono da escola. Então decidi arriscar e montar minha própria escola de inglês.

Novo Negócio – Como em todo início, você deve ter passado por poucas e boas até estabilizar a sua empresa. Pensou em desistir?

Eloy Tuffi – Ouvi muitos “nãos” na vida. Mas nunca pensei em desistir, jamais. Quando quero algo e acredito naquilo, sigo em frente, sempre. Persistência é uma das minhas características.

Novo Negócio – Além da Microcamp, você lançou há pouco tempo a McTech, seguindo a mesma linha. O que espera desse novo braço do grupo?

Eloy Tuffi – A Mctech é uma rede de escolas de informática na plataforma Apple. Nos Estados Unidos e Europa, a plataforma, os aplicativos e produtos Apple dominam. No Brasil ainda está começando, é tudo muito novo e tem muito para crescer. Estou investindo e apostando nisso.

Novo Negócio – Seus negócios não giram apenas em torno do ensino de informática e línguas. Quando você resolveu diversificar, virar criador da raça Red Angus e montar um restaurante? E o café?

Eloy Tuffi – O gado, os restaurantes e o café Eloy foram muito mais hobby que negócio pra mim. Hoje concentro meu tempo e meu trabalho naquilo que me dá retorno, que são as escolas de informática e inglês.

Novo Negócio – Suas empresas estão engajadas em projetos sociais. Qual a importância disso para o negócio?

Eloy Tuffi – Os projetos sociais são uma forma de contribuir com a sociedade onde o Grupo MC atua, de minimizar a dura realidade de pessoas desprovidas de tudo, de oferecer ao menos uma perspectiva de melhora de vida. Pois acredito que só assim teremos uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.  E isso, ainda que indiretamente, reflete na imagem e reputação da empresa.

“Ouvi muitos “nãos” na vida. Mas nunca pensei em desistir, jamais. Quando quero algo e acredito naquilo, sigo em frente, sempre. Persistência é uma das minhas características”.

Novo Negócio – Para manter-se bem no mercado, as empresas apostam em estratégias inovadoras. Quais são suas principais ferramentas para dar certo?

Eloy Tuffi – Manter-se atualizado, sair na frente, criar novos produtos e novos cursos.  Uma empresa que atua em área de informática como a nossa, não pode ficar obsoleta, tem que investir em melhorias sempre.

Novo Negócio – A popularização dos meios digitais fez com que o seu público-alvo crescesse nas escolas de informática? Como atrair os consumidores?

Eloy Tuffi – Oferecendo um bom produto a um preço acessível, diferenciando-se no atendimento, e criando vantagens que agregando valor ao produto.

Novo Negócio – Você está satisfeito com seus empreendimentos? Que avaliação você faz deles atualmente?

Eloy Tuffi – A área de treinamento em educação é uma das que mais cresce no Brasil e que mantém um alto índice de rentabilidade.  Além disso, trabalhar com educação é gratificante, porque ajudamos a profissionalizar muitos jovens e a encaminhá-los para o mercado de trabalho. Posso estar satisfeito, claro.

Novo Negócio – Como você define Eloy Tuffi?

Eloy Tuffi – Uma pessoa visionária, que não tem medo de arriscar, empreendedora, com grande jogo de cintura para adaptar-se a diferentes situações. Eu danço conforme a música.

Novo Negócio – Que característica sua está sempre presente nos seus negócios?

Eloy Tuffi – Iniciativa e entusiasmo.

Novo Negócio – Sua descendência italiana tem que peso na sua personalidade?

Eloy Tuffi – Sou muito falante, bom comunicador, como alguns italianos, mas acho que tenho muito mais características brasileiras mesmo. Não desisto nunca, sou alegre e criativo.

Novo Negócio – Que conselho você daria para aqueles que desejam iniciar um negócio?

Eloy Tuffi – Não tenham medo de arriscar, porque vocês têm pouco ou nada a perder. E não percam tempo querendo fazer tudo sozinho. Na minha época eu não tive ninguém para me ajudar. Hoje existem boas redes de franquias, aprendam com quem já sabe. Tornem-se franqueados.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA