Eduardo Lobo: alcançando crescimento e sucesso para a JAN-PRO

Eduardo Lobo
Eduardo Lobo

Determinado. É assim que Eduardo Lobo se define. Jovem – ele tem 26 anos – é máster franqueado da JAN-PRO, rede de franquias de limpeza e possui a responsabilidade de levar a marca, que é americana, para todo o Brasil.

A empresa tem duas décadas de mercado nos Estados Unidos mas chegou somente há dois anos aqui no país. Segundo Eduardo, a tendência é que esse tipo de segmento continue a crescer.

Com grandes clientes, Eduardo, que é formado em Administração de empresas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), já chegou à marca de faturamento de três milhões por ano e espera crescimento de 30% em 2014.

Nessa entrevista, Eduardo Lobo Fala sobre o nicho para as redes de limpeza, as diferenças de empreender no Nordeste e as perspectivas da empresa. Confira:

Novo Negócio – Como você chegou até a Jan-Pro?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Eduardo Lobo – Indicação de um conhecido, após essa informação fui conhecer a JAN-PRO na feira de Franquia de São Paulo.

Novo Negócio – Trabalhar com uma empresa que não é nacional, dentro do Brasil, traz que tipo de desafio?

Eduardo Lobo – Os principais desafios são de reconhecimento da marca, adaptação cultural, e tradução de materiais de treinamento, relatórios e planilhas.

“O diferencial do Brasil é que todos os franqueados envolvidos na franquia buscam grandes negócios, grandes contratos e grandes receitas, contribuindo assim para um crescimento mais rápido da rede no Brasil em relação ao resto do mundo, principalmente no quesito faturamento”.

Novo Negócio – A empresa é considerada uma das melhores do mundo e a que mais cresce. A que você atribui todo esse sucesso?

Eduardo Lobo – São vários fatores que em conjunto compõem esse sucesso, porém um dos principais é o modelo de negócio. Onde existem três escalas de franqueado, o Franqueador Master (responde por todo o Brasil), os franqueado Regionais (por cada região do país ou Estado e está subordinado ao franqueado Master), e os franqueado unitários (micro-franquias que fazem a operação de limpeza por cada região e estão subordinados aos franqueadores regionais), além da cultura do negócio voltada para a operação e para a qualidade dos serviços prestados.

Novo Negócio – Como está o mercado atual do segmento de limpeza no Brasil?

Eduardo Lobo – O mercado de limpeza sempre foi muito grande no Brasil, e está em constante crescimento, dentro de pequenas, média e grandes empresas, sempre existe a preocupação com a limpeza do seu ambiente de trabalho, e devido as complexas leis trabalhistas e o alto custo de mão de obra, a terceirização destes serviços já é uma realidade a mais de 20 anos. E com a crescente preocupação com a profissionalização e a especialização, a tendência continua muito forte para o crescimento desse segmento de mercado.

Novo Negócio – A Jan-Pro foi fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos e está no Brasil há apenas dois. Qual é o diferencial do nosso país e no que ele pode contribuir para o crescimento da rede?

Eduardo Lobo – O diferencial do Brasil é que todos os franqueados envolvidos na franquia buscam grandes negócios, grandes contratos e grandes receitas, contribuindo assim para um crescimento mais rápido da rede no Brasil em relação ao resto do mundo, principalmente no quesito faturamento. Em outros países a média de faturamento por franqueado é menor, porém estão em maior quantidade.

Novo Negócio – Quais são as particularidades de implementar uma empresa no Nordeste? Por estarem fora do eixo Rio-São Paulo, as cidades possuem nichos inexplorados?

Eduardo Lobo – Existe no Nordeste uma carência em empresas com alto padrão de qualidade na prestação de serviços e também um baixo grau de profissionalismo neste segmento de mercado, além de algumas dificuldades logísticas e de cadeia de fornecimentos. Porém como em todos os mercados existem ainda alguns nichos a serem explorados, como limpeza de residência e limpeza de fachadas.

Novo Negócio – Ao longo desses dois anos, muitas empresas semelhantes apareceram. Qual é o diferencial da Jan-Pro?

Eduardo Lobo – O principal da JAN-PRO é a sua preocupação com a operação e a qualidade nos serviços junto com a profissionalização e especialização na atividade de limpeza e higienização, bem como o investimento em equipamentos e produtos diferenciados de primeira linha, além do modelo de negocio que permite uma maior fiscalização e preocupação com cada contrato que são fiscalizados pelo Franqueador e pelo franqueado.

Novo Negócio – Em relação à sua satisfação pessoal com o trabalho, o que pode melhorar e que objetivos você já conquistou?

Eduardo Lobo – O que pode melhorar é a captação de clientes e franqueados, com maior investimento em Marketing e divulgação da marca. Em nossa operação na Bahia já atingimos diversos objetivos, como alcançar a marca de 10 franqueados em um ano, atingir o faturamento de 3 milhões por ano, atender grandes clientes como GVT, Arena Fonte Nova, Luxotica, Randstad, FIFA

Novo Negócio – Quais são as novidades do setor? Há ainda um mercado não explorado?

Eduardo Lobo – As novidades do setor estão voltadas para o desenvolvimento de novas tecnologias como máquinas e equipamentos mais modernos, a mecanização da limpeza e o desenvolvimento de novos processos e métodos de trabalho, como uma máquina de limpeza de fachada onde é limpa uma fachada de mais de 40 metros sem precisar de uma pessoa trabalhando em altura, máquinas lavadoras com bateria de Gel cada vez mais produtivas e MOPs cada vez mais modernos e eficientes. Existem diversos mercados a serem explorados, como o de limpeza de fachada, a limpeza pós-obra que ainda não é feita de maneira profissional.

Novo Negócio – Como você vê as perspectivas deste segmento para o futuro?

Eduardo Lobo – As perspectivas são ótimas, tanto para o segmento de franquias, quanto para o de limpeza, existe uma expectativa muito grande de consolidação da marca JAN-PRO no Brasil e aumento de faturamento de mais de 30% este ano e expansão da venda de franquia para alcançarmos a meta de 25 franqueados na Bahia até o fim de 2014.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA