Edson Ramuth: a aposta nas microfranquias

Edson Ramuth
Edson Ramuth

Edson Ramuth está há quase 30 anos no mercado e não tem do que se queixar. Médico por formação, o empresário abriu sua primeira clínica em São Bernardo do Campo. Lá, atendia como clínico geral mas, com o passar dos anos, acabou tendo uma grande procura por parte de pacientes focados em emagrecimento e estética. Assim nasceu a Emagrecentro, que só iniciou a expansão por meio de franquias em 1994. Hoje já são mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil e os trabalhos de internacionalização da rede já começaram.

O empresário está a frente, ainda, de outras redes como Miss Hollywood, salão de beleza temático; a Emagrecentro Fitness, rede de academias só para mulheres; a Auto Spa Express, franquia de estética automotiva e lavagem ecológica; a Light Depil, franquia de fotodepilação delivery; o Walking Party, ônibus customizado para a realização de festas e eventos em geral e o Mundo das Pérolas, quiosque temático que comercializa bijuterias finas com pérolas. Todas essas redes estão ligadas ao grupo Multifranquias, presidido por Ramuth, que já fez parte do quadro de diretores da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Edson Ramuth fala sobre sua trajetória, a importância das microfranquias para o desenvolvimento do franchising e sobre a internacionalização das redes. Confira:

Novo Negócio – Quem é Edson Ramuth?
Edson Ramuth – Médico formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia plástica, possui MBA executivo e marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Além disso, é CEO da Rede de Emagrecentro, clínica de emagrecimento e estética há 28 anos, filiada a ABF desde 1994. Na ABF (Associação Brasileira de Franchising), Edson foi diretor de Microfranquias da ABF de 2012 – 2014.

Novo Negócio – Conte-nos um pouco sobre a sua história. Por que decidiu empreender?
Edson Ramuth – Quando estava fazendo residência médica (especialização em cirurgia plástica), tive vontade de abrir um negocio próprio e optei em abrir uma clínica onde eu atendia de tudo, como um médico de família, em um bairro da periferia de São Bernardo do Campo. Com o passar dos anos esta clínica foi focando na área de emagrecimento e estética, e com uma grande demanda de clientes, em 1994 optei pelo sistema de franquia para expansão da rede.

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“O mundo está cada vez mais globalizado, e está cada vez mais fácil abrir negócios em outros países, portanto, acho importante para qualquer empresa brasileira tentar expandir mundialmente, até para se diversificar e se proteger de crises econômicas que podem acontecer em nosso País”.

Novo Negócio – Por que optou por microfranquias?
Edson Ramuth – Eu optei para expandir as clínicas na forma de franquia, a microfranquia na verdade não foi uma opção, foi porque para montar uma clínica era realmente necessário um baixo investimento, e como optei em não cobrar taxa de franquia por uma opção estratégica de crescimento rápido, o investimento em nossa franquia ficou muito baixo, ficando enquadrado como microfranquia.

Novo Negócio – Qual a importância das microfranquias para o desenvolvimento do franchising?
Edson Ramuth – As microfranquias são caracterizadas por exigirem um baixo investimento inicial de até R$ 80 mil, terem um baixo custo operacional e uma operação simplificada, em atividades de um ponto comercial. O franqueado pode operá-la tendo um ponto comercial ou de sua própria residência ou se descolar até o endereço do cliente para atendê-lo, sendo, nestes casos, chamadas de home based. Devido ao seu baixo custo, o retorno do capital investido mais rapidamente do que em franquias mais caras, mas o faturamento tende a ser compatível com o investimento feito. Vale lembrar que as microfranquias também são regidas pela Lei 8.955/94 – Lei de Franquias e todas as taxas a serem pagas têm de estar previstas em contrato e redigidas de forma clara na Circular de Oferta de Franquia (COF), para que o candidato a franqueado possa analisá- las antes do pagamento de qualquer valor. As microfranquias pode significar uma boa oportunidade, especialmente para empreendedores iniciantes, sem experiência com poucos recursos para investir e que desejam contar com o reconhecimento da marca e o apoio oferecido pelas franquias. Mas, como toda a franquia, antes de efetuar a compra é imprescindível que o candidato a franqueado analise alguns pontos, como verificar se esta microfranquia é filiada a ABF, se tem prêmios de excelência da ABF, o histórico do franqueador e etc.

Novo Negócio – Você já começou a internacionalizar suas redes. Hoje em dia a internacionalização é um bom negócio? Que resultado você já alcançou e qual pretende alcançar?
Edson Ramuth – O mundo está cada vez mais globalizado, e está cada vez mais fácil abrir negócios em outros países, portanto, acho importante para qualquer empresa brasileira tentar expandir mundialmente, até para se diversificar e se proteger de crises econômicas que podem acontecer em nosso País. Este ano começamos a expansão para Colômbia no primeiro semestre e para os EUA no segundo semestre.

Novo Negócio – Apesar da sua formação técnica, você buscou um curso de gestão para se aprimorar e ajudar na administração das suas redes. No que, de fato, isso te auxiliou?
Edson Ramuth – Sim! Apesar de ser médico, fiz MBA executivo com ênfase em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) para ter uma visão mais abrangente dos negócios, aprimorando minha franquia.

Novo Negócio – Você está há quase 30 anos no mercado. Quais foram as suas principais dificuldades quando sua primeira marca surgiu?
Edson Ramuth – Os acertos e erros de qualquer negócio são inúmeros e vão acontecendo com o passar dos anos. Logicamente, no balanço final temos que acertar mais do que errar, senão a empresa não existira mais. Todas estas experiências do passado é que queremos passar para o nosso franqueado para ele não precisar passar por isto e ter um sucesso mais rápido e seguro.

Novo Negócio – Comparando com o mercado hoje, quais foram as principais alterações no panorama?
Edson Ramuth – Há uma recessão evidente, com diminuição do consumo da classe média brasileira, o que reflete no desempenho das empresas. De 2003 a 2010 houve uma aceleração do crescimento muito grande com a inclusão de milhões de pessoas na classe média do Brasil; de 2011 a 2013 houve uma desaceleração deste crescimento; em 2014 e 2015 haverá uma retração deste crescimento, trazendo consequências negativas para todo o mercado econômico brasileiro.

Novo Negócio – Seus negócios sempre possuem um “que” de inovação. Esse é um ingrediente fundamental para quem quer se destacar e dar certo?
Edson Ramuth – Sim, sempre temos que ser criativos e fazer diferente da concorrência.

Novo Negócio – Que característica sua é responsável pelo seu sucesso?
Edson Ramuth – Persistência, criatividade, e trabalho. Acho que estas são as principais características de alguém que quer progredir e ter sucesso.

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