David Pinto: um dos mais bem sucedidos do franchising

David Pinto
David Pinto

Fenomenal. Assim é definida a trajetória de David Pinto no mundo do franchising. A inquietude normal da juventude o impulsionou: aos 17 anos era office-boy e queria crescer. E fez por onde. Aos 21 assumiu diretoria em uma empresa de cursos profissionalizantes.

Às voltas com a reforma do apartamento que moraria ao se casar, David, então com 26 anos, se viu perdido ao ter grande dificuldade de encontrar profissionais qualificados para executar o serviço. “Passei por todos aqueles problemas que quem faz uma obra vive: atrasos, serviço malfeito, falta de comprometimento”. Naquele momento, veio o estalo: era uma grande oportunidade para ter o próprio negócio.

Deixou, então, o emprego de diretor em uma rede de franquias de alimentação e começou a planejar o empreendimento. Em agosto de 2010 nasceu a Dr. Resolve, empresa especializada em serviços de reparos e reformas em imóveis residenciais e comerciais. Os serviços vão do elétrico e hidráulico a pintura, jardinagem, chaveiro e até o mais pesado, de alvenaria.

David não esperava crescer tanto em tão pouco tempo. O aumento na demanda trouxe problemas – houve falhas no suporte aos franqueados e o sucesso fez surgir concorrentes que copiaram até o slogan da marca. Para driblar os desafios, o empresário contratou profissionais experientes e também apostou no seu plano de negócios. E deu certo.

Na sequência, criou o Instituto da Construção, modelo de franquias que realiza cursos técnicos específicos para o setor. Assim, tem lucro com uma nova empresa e garante mão de obra qualificada para a Dr. Resolve. A sede das empresas fica em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. E é de lá o empresário espera quadruplicar o negócio em dois anos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Nessa entrevista ao Novo Negócio, David Pinto fala sobre a sua holding e o sucesso de seus empreendimentos. Confira:

Novo Negócio – Você é bastante jovem e seus negócios vão muito bem. Esse seu empreendedorismo vem de onde?

David Pinto – Sempre fui um verdadeiro inquieto, sempre sonhei muito grande. Venho de família humilde. Aos 17 anos era office-boy e desejava ter um belo carro, uma casa bonita e outros bens de consumo – o que a maioria dos brasileiros sonha. Pouco a pouco fui mostrando meu valor na empresa em que trabalhava e galgando novas posições, o que me trouxe bastante experiência e confiança. Após quase dez anos de intenso trabalho como funcionário decidi, então, ser empresário.

Novo Negócio – Qual foi a sua sensação quando, aos 21 anos, você assumiu uma diretoria na Microlins?

David Pinto – Eu me senti realizado. Lembro que realizei grandes sonhos e compartilhei com toda família. Isso me trouxe credibilidade dentro da empresa e relacionamento com outros executivos, o que facilitou na abertura do meu novo e próprio negócio, já conhecia as pessoas certas para começar esse empreendimento comigo.

Novo Negócio – Por causa da sua pouca idade você já passou por alguma situação embaraçosa?

David Pinto – Sempre tive uma postura muito madura e profissional. Na verdade, sempre aparentei ser alguns anos mais velho. Quando descobriam minha idade tinha que pedir um voto de confiança e, na maioria das vezes, os clientes aceitavam. Graças a Deus, nunca desapontei ninguém.

Novo Negócio – Como começa a história da Doutor Resolve? Você tinha alguma experiência em pequenos reparos?

David Pinto – A poucos dias do meu casamento tive diversos problemas com a reforma em meu apartamento. As obras tinham sido interrompidas pela equipe contratada sem meu consentimento. Passei por todos aqueles problemas que quem faz uma obra vive: atrasos, serviços mal feitos e falta de comprometimento. Foi nessa experiência desagradável que percebi a ausência de mão de obra qualificada e a excelente oportunidade de negócio. Por ter sofrido com a falta de profissionalismo das pessoas que ficaram responsáveis pela reforma do meu apartamento, imaginei como poderia ser lucrativo abrir um negócio que prestasse esse serviço com qualidade.  Desta forma, criei a Doutor Resolve.

“Todo profissional deve buscar constantes melhorias, traçar novos desafios e buscar sua contínua superação. Diante disso, sempre podemos melhorar”.

Novo Negócio – Qual é o segredo do seu sucesso?

David Pinto – Os méritos da Dr. Resolve se acumulam desde 2011, quando a bandeira começou a se tornar referência. Acredito que não exista uma fórmula certa para o sucesso. Sempre gostei de gerenciar pessoas e acho fundamental estabelecer uma boa relação com o cliente e também com o próprio funcionário. Procuro valorizar bastante  os profissionais que trabalham comigo, sendo que 20% dos meus ganhos é dividido entre eles. Crescemos, sobretudo, porque soubemos aproveitar a ascensão do mercado de construção civil no Brasil.

Novo Negócio – Em dezembro de 2011 você lançou o Instituto da Construção, sua segunda marca. Qual era a sua expectativa sobre esse negócio?

David Pinto – O Instituto da Construção foi criado após o sucesso da Doutor Resolve, e para suprir a falta de mão de obra qualificada no mercado. As próprias franquias da Doutor Resolve sofrem com a dificuldade de encontrar profissionais. O Instituto beneficia não apenas os profissionais quem se formam, mas também o mercado em geral e é pioneiro em cursos profissionalizantes para quem tem interesse em trabalhar no setor da construção civil.

Novo Negócio – Qual é a estrutura que você montou para atender à demanda de tantos fraqueados?

David Pinto – Nossa holding em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo, fica em um prédio de três andares com quase 100 funcionários diretos. Temos um estúdio de tv, departamentos de TI, Marketing, Jurídico, Corporativo e outros, além de um competente time de executivos, e regionais em todo o Brasil para atender com agilidade e qualidade, falando a linguagem local.

Novo Negócio – Ninguém abre um negócio aguardando o fracasso. No entanto, você esperava que sua marca tivesse tanto sucesso?

David Pinto – Esperava um crescimento menor. Na verdade, fui surpreendido pela forte procura do mercado. Atribuo o sucesso a uma série de fatores, como o nome da marca, ascensão do mercado imobiliário, ao forte investimento em mídia, a excelência do trabalho prestado e a minha competente equipe de profissionais.

Novo Negócio – O que você considera o maior obstáculo para empreender no Brasil?

David Pinto – A carga tributária e trabalhista. O empregador é prejudicado e o trabalhador recebe inúmeros descontos em seu salário. Tudo isso deveria ser revisto para o bem de todos.

Novo Negócio – Você tem planos para expansão no exterior? Seria um objetivo ousado?

David Pinto – Sim. Pretendemos inaugurar nossa primeira unidade em Miami, na Florida, até o final de 2014. Para isso, estamos em busca de empreendedores. O setor de construção nos Estados Unidos também está bastante aquecido. Além do aumento de 0,2% nos gastos com construção civil, segundo dados do Construction Spending, a recuperação gradual do setor imobiliário também nos motivou a investir no mercado norte-americano.

Novo Negócio – Como você avalia sua vida hoje? O que você mudaria?

David Pinto – Minha vida é ótima. Porém, penso que todo profissional deve buscar constantes melhorias, traçar novos desafios e buscar sua contínua superação. Diante disso, sempre podemos melhorar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA