Clóvis Teixeira de Campos aposta alto no setor de limpeza

Clóvis Teixeira Campos
Clóvis Teixeira Campos

Foi em uma viagem aos Estados Unidos que Clóvis Teixeira de Campos percebeu a carência do Brasil em relação aos serviços terceirizados de limpeza. Não pensou duas vezes: formatou a Clear Clean, empresa especializada em limpeza residencial e comercial.

Os negócios sempre foram bem. Mas não há como negar: a PEC das domésticas alavancou os serviços e aumentou a demanda em 30%. Segundo Clóvis, apesar do bom faturamento ainda há muitos nichos a serem explorados no segmento. Atualmente são movimentados mais de R$ 15 bilhões anualmente e a expectativa é de crescer 14% ao ano até 2016.

Em relação à empresa, Clóvis espera chegar a 300 unidades até 2017. “Fizemos uma revisão do nosso planejamento estratégico e para 2015 queremos fortalecer a marca Clear Clean através de feiras e eventos do segmento”, diz o empresário.

Nessa entrevista Clóvis Teixeira de Campos fala sobre o boom da terceirização dos serviços de limpeza, suas dificuldades iniciais e conta em que pilares mantém a sua empresa. Veja:

Novo Negócio – Como surgiu a Clear Clean?

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Clóvis Teixeira Campos – A Clear Clean nasceu em abril 2013 depois de uma viagem que fiz a Europa em 2011, quando tive contato com um serviço terceirizado de limpeza. Percebendo uma carência do mercado, abrimos a Clear Clean, empresa especializada em serviços de limpeza residencial e comercial, pós-obra, pós-reforma, pré e pós-mudança, que atua através de uma metodologia inteligente e inovadora.

Novo Negócio – Ainda há um grande nicho a ser explorado pelas franquias de serviços?

Clóvis Teixeira Campos – Sem dúvida ainda temos muitos nichos a serem explorados, seja em limpeza residencial e comercial, bem como outros serviços: passadeira, lavanderia, cozinheira, etc.

Novo Negócio – Os brasileiros estão se acostumando bem em terceirizar os serviços de limpeza?

Clóvis Teixeira Campos – O serviço ainda é relativamente novo no Brasil e está sendo descoberto pelos brasileiros. Quando conhecem esse conceito de comodidade e tranquilidade, onde é fornecido todo o material, produtos e principalmente mão de obra qualificada para fazer uma limpeza inteligente, que economiza ate 90% de água e que tem um padrão de qualidade muito superior a faxina convencional, fazem a recomendação aos amigos. Tanto é que 60% dos nossos novos clientes são recomendação boca a boca.

“Sem dúvida, a sensação de superar os obstáculos é muito boa e te dá forcas para continuar”.

Novo Negócio – Que benefícios o PEC das domésticas trouxe para o negócio?

Clóvis Teixeira Campos – A PEC das domésticas alavancou o mercado e gerou um aumento de aproximadamente 30% na demanda dos nossos serviços e acredito que ainda há muito a crescer, principalmente devido às pessoas que não se adequaram aos requisitos da nova lei e também que o Brasil tem mais de 7,2 milhões de empregadas domésticas registradas.

Novo Negócio – Os dados mostram que o setor de limpeza e conservação está entre um dos mais prósperos entre as franquias. Como você vê o segmento? Que panorama temos hoje?

Clóvis Teixeira Campos – Atualmente esse segmento movimenta mais de R$ 15 bilhões anualmente e tem expectativa de crescer 14% ao ano até 2016. Vejo um futuro promissor para esse mercado que está apenas engatinhando no Brasil. Acredito que no futuro todas as limpezas serão como as nossas, então quem acreditar e investir no segmento agora, com certeza, colherá bons frutos.

Novo Negócio – Do que você teve que abrir mão para ter o próprio negócio?

Clóvis Teixeira Campos – Sem dúvida um negócio próprio demanda habilidades e comportamentos especiais como atitude, liderança, gestão, mas, sobretudo uma dose muito grande de dedicação, principalmente no início quando tive que abrir mão de passar momentos com a família e amigos para cuidar e estruturar o negócio.

Novo Negócio – Em que pilares você construiu a sua empresa?

Clóvis Teixeira Campos – A Clear Clean foi criada com base em valores que aprendi com meus pais e considero fundamentais, como integridade e honestidade. Conduzo o negócio dentro do mais alto padrão ético e busco o equilíbrio entre pensamento, palavra e ação. Não praticamos nada que seja ilegal, imoral ou antiético.

Novo Negócio – Qual é a parte mais difícil do caminho trilhado por um empreendedor? Como passar por ela?

Clóvis Teixeira Campos – O início é sempre mais complicado, pois você ainda não domina todos os assuntos relacionados ao negócio, e acredito que para superar essa fase você deve continuar firme, acreditando no plano estratégico elaborado com o melhor dos seus conhecimentos, dedicar-se com afinco e aprender a ver os problemas como reais oportunidades para melhorar o negócio. Sem dúvida, a sensação de superar os obstáculos é muito boa e te dá forcas para continuar.

Novo Negócio – Sua expectativa era fechar 2014 com 100 unidades. Que balanço você faz deste ano?

Clóvis Teixeira Campos – Esse ano foi um ano muito difícil devido aos vários eventos e acontecimentos atípicos que tivemos no país, como Carnaval, Copa do mundo e tumultuada eleição para presidente, porém acredito que foi um ano para fazer boas alianças e continuo acreditando em nosso país e que vamos superar todos esses problemas econômicos e estruturais e voltar a crescer em 2015.

Novo Negócio – Qual é o planejamento para 2015 e que estratégia irão adotar na expansão?

Clóvis Teixeira Campos – Fizemos uma revisão do nosso planejamento estratégico e para 2015 queremos fortalecer a marca Clear Clean através de feiras e eventos do segmento e o temos como meta abrir 300 unidades em todo o Brasil ate 2017. Continuamos em busca de franqueados que queiram desenvolver uma parceria de sucesso no estilo ganha-ganha.

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