Clodoaldo Nascimento e a garra para dar certo

Clodoaldo Nascimento  Crédito:  - Gustavo Oliveira
Clodoaldo Nascimento
Crédito: – Gustavo Oliveira

Duzentas unidades. Essa é a meta de Clodoaldo Nascimento para este ano. O empresário é presidente da escola de idiomas Yes!, que já possui 150 unidades espalhadas pelo país. Hoje o panorama está bastante favorável para ele. Mas não foi sempre assim.

Clodoaldo trabalha desde os 12 anos de idade e já desempenhou funções de padeiro, verdureiro, açougueiro, ambulante e funcionário de supermercado. Os idiomas entraram em sua vida em 1989, quando começou a trabalhar como representante comercial de uma escola de inglês. A relação com a marca Yes começou no início dos anos 1990, quando foi contratado como gerente comercial e ficou responsável pela captação de alunos para duas unidades da marca.

Menos de um ano depois, surgiu a oportunidade de montar a sua própria franquia, graças a ajuda de um sócio investidor para montar a primeira escola. A unidade foi um sucesso e outras foram abertas. Em 2004, com sete unidades funcionando no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Clodoaldo resolveu comprar a empresa e se tornou o presidente da franqueadora. Sua primeira atitude foi iniciar um projeto de franchising: filiou-se à Associação Brasileira de Franchising e contratou uma consultoria para formatar o modelo. Muitos franqueados antigos não se adaptaram às mudanças propostas e a rede sofreu perdas. No entanto, um bom planejamento fez com que a marca desse a volta por cima.

Nessa entrevista Clodoaldo Nascimento conta um pouco da sua trajetória e seus planos para a Yes!. Confira:

Novo Negócio – Você já exerceu diversas atividades antes de empreender. Conte sobre essas experiências.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Clodoaldo Nascimento – Já exerci atividades como padeiro, verdureiro, açougueiro, ambulante e funcionário de supermercado. Trabalho desde os 12 anos e ingressei na área de idiomas em 1989, com 19 anos, como representante comercial.

Novo Negócio – Você acreditava não ter muito tino para vendas e que iria atingir somente compradores em potencial. Como você desenvolveu a habilidade?

Clodoaldo Nascimento – Consegui desenvolver a habilidade por meio de visitas que fiz acompanhado do meu gerente de vendas. Durante tais visitas, ele me ensinou todas as técnicas de contorno de objeções.

Novo Negócio – Uma boa liderança foi determinante em sua vida. É isso que você tenta fazer com sua equipe?

Clodoaldo Nascimento – Sim, sem dúvida. Toda a minha equipe trabalha muito focada no franqueado e no mercado. Acredito que boa parte desse trabalho vem da motivação e satisfação em atendê-los da melhor forma possível.

“Empreender é se dedicar, se entregar, e ter foco no seu sonho e de um futuro melhor, mesmo que para isso seja necessário correr alguns riscos”.

Novo Negócio – Em menos de 15 anos você se transformou de franqueado a franqueador. Como foi essa transição?

Clodoaldo Nascimento – Com as minhas unidades, eu desenvolvia um trabalho que fazia com que a franqueadora fosse mais veloz do que eu, o que não acontecia. O franqueador sendo pressionado a fazer mudanças, e não se vendo em condições de fazer, resolveu então comercializar a marca para mim.

Novo Negócio – Por que na transição, quando você assumiu a Yes, alguns franqueados abandonaram a rede?

Clodoaldo Nascimento – Tínhamos 27 franqueados e esse número caiu para 17 franquias. Estes tinham um regime de concessão de uso de marca, e não franquia. Com isso, se mostraram resistentes a toda mudança que passariam a ter que adotar, pois isso seria exigido para manter o padrão exigido dali em diante. Além de outros que não tinham perfil nenhum, e com isso, foram descontinuados.

Novo Negócio – Os números comprovam que as decisões na empresa foram acertadas. No entanto, olhando para trás, você faria algo diferente?

Clodoaldo Nascimento – Talvez sim, pois os anos vão lhe dando mais experiências. Certamente, eu teria uma melhor habilidade para negociar mais, ou até mesmo para informar o que desejava para a marca.

Novo Negócio – Já que você pôde experimentar os dois lados da moeda, do que sentia falta enquanto franqueador e agora, como franqueado, procura consertar?

Clodoaldo Nascimento – Sem dúvida, o suporte, o relacionamento e acima de tudo, a transparência.

Novo Negócio – O que é imprescindível para ter sucesso na área de educação com idiomas?

Clodoaldo Nascimento – Diria que dedicação, amor e empenho. Trabalhar bastante a comunicação, manter a escola sempre bem apresentável, e principalmente, cada vez atualizada em termos tecnológicos.

Novo Negócio – Você também integra a diretoria da ABF. Como está sendo a experiência?

Clodoaldo Nascimento – Está sendo ótima, uma vez que estou tendo a oportunidade de estar com outras pessoas do mundo do franchising. Com isso, a troca de conhecimento e experiências é constante, o que nos deixa cada vez mais experientes sobre o tema e mercado de franchising.

Novo Negócio – Quais são as carências do franchising brasileiro?

Clodoaldo Nascimento – Diria que hoje podemos citar o alto custo de um ponto comercial, além de mão de obra qualificada.

Novo Negócio – De que forma associações como a ABF podem auxiliar na melhoria do panorama de franquias no país?

Clodoaldo Nascimento – Buscando cada vez mais melhorias para o sistema junto ao poder público. Já temos algumas vitórias importantes para o setor, além de buscar sempre que o sistema seja regulamentado. Com isso, minimizamos os problemas para os futuros empreendedores.

Novo Negócio – Empreender é…

Clodoaldo Nascimento – Se dedicar, se entregar, e ter foco no seu sonho e de um futuro melhor, mesmo que para isso seja necessário correr alguns riscos.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA