Cledson Bernardo: sustentabilidade acima de tudo

Cledson Bernardo
Cledson Bernardo

Sustentabilidade e capital humano são os pilares que sustentam o trabalho do empresário Cledson Bernardo. Engenheiro Ambiental, ele hoje preside o Grupo Engecon, que é formado por 12 empresas voltadas a áreas de saúde ocupacional, meio ambiente, responsabilidade social, gestão de pessoas, relações jurídicas, engenharia, comunicação e entretenimento, com atuação nacional e internacional.

Mas a carreira de Cledson começou tímida. Em 2004 ele montou uma empresa de consultoria que, devido aos bons resultados no mercado, despertou seu tino empreendedor e mais tarde, virou o Grupo Engecon.

Sempre preocupado com a qualidade do meio em que vivemos, o empresário foca o seu trabalho na garantia de que todos os clientes e parceiros continuem lucrando com suas atividades, através de soluções e projetos ambientais que visam minimizar os riscos e impactos no meio ambiente.

Cledson é membro da British Occupational Hygiene Society – BOHS – Sociedade Britânica de Higiene Ocupacional (Londres) e da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente – APEA – (Lisboa). Também presidente e fundador do Instituto Bio Ambientale e ganhou o prêmio Top of Business Nacional 2013.

Nessa conversa com o Novo Negócio, Cledson Bernardo fala sobre a importância da sustentabilidade no meio empresarial e analisa os avanços sobre o assunto atualmente. Confira:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Como foi o início da sua carreira?

Cledson Bernardo – Sempre tive um espírito empreendedor. Assim, em 2004 resolvi abrir uma empresa de consultoria mesmo trabalhando como CLT. Em 2005 me formei em Engenharia Ambiental, ainda trabalhando em Operadora de Plano de Saúde na área de Saúde Ocupacional, até um dia que fui solicitado a dar um retorno de 500 mil em um prazo de um ano, porém em seis meses consegui fazer o departamento faturar quase um milhão. Após isso entendi que tinha um grande tino para área empresarial, montei a Engecon Consultoria e fiz algumas especializações, entre essas nas áreas de gestão empresarial, recursos humanos e Segurança do Trabalho. Depois me tornei Membro da British Occupational Hygiene Society – BOHS – Sociedade Britânica de Higiene Ocupacional (Londres) e da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente – APEA – (Lisboa). Presidente e fundador do Instituto BioAmbientale, ganhei no ano passado o prêmio Top of Business Nacional 2013. Hoje além de empresário, apresento um Programa voltado aos Negócios, chamado Atitude de Negócio na NET, escrevo artigos para revistas e jornais, além de ministrar palestras voltadas ao desenvolvimento sustentável, saúde ocupacional e gestão empresarial.

Novo Negócio – Quando uma empresa de consultoria virou um grupo com diversas frentes?

Cledson Bernardo –Percebi que meu relacionamento com meus clientes estava sustentado em confiança e credibilidade. Vi que além de engenheiro tinha outras expertises que poderiam tornar-se serviços para minha carteira de clientes. Sendo assim, consegui formar as linhas de trabalho através de empresas distintas.

Novo Negócio – Porque você estruturou o seu trabalho sobre esse olhar voltado à sustentabilidade?

Cledson Bernardo –Sou engenheiro ambiental e sempre achei importante ter uma empresa amparada por princípios rodeados ao desenvolvimento sustentável. Acredito em um mundo melhor, através de uma economia responsável, uma sociedade comprometida e uma economia com resultados.

Novo Negócio – O Grupo Engecon é formado por diversas empresas que atuam em vários ramos. Como você aplica a visão sustentável nesse trabalho?

Cledson Bernardo –Uma organização precisa estar alinhada e integrada com todas as áreas da empresa, porém muitas não têm todos os departamentos estruturados e capacitados para atender a demanda dos dias atuais. Diante disso, o Grupo Engecon criou possibilidades de oferecer aos seus clientes produtos desde a contratação de seu colaborador até a sua saída ao um auxílio jurídico. Quando estou falando de pessoas, busco ir muito além do que somente um simples colaborador: preciso pensar em seu bem estar, na responsabilidade social que ele está inserido, no meio ambiente que deve está comprometido.

“Acho que houve um grande avanço quanto à conscientização dos empresários, mas precisamos evoluir muito. As empresas precisam entender que sustentabilidade é uma necessidade global e não um modismo”.

Novo Negócio – Qual é a importância da sustentabilidade no meio empresarial?

Cledson Bernardo – Sustentabilidade empresarial é uma medida tomada pela empresa em busca do lucro sem impactar o meio ambiente, ou seja, as empresas passam a não se preocupar apenas com os lucros, mas também com o respeito aos recursos naturais e sociais envolvidos em todo o processo em que está inserida. Tal conceito tem ganhado grande importância que até mesmo o BM&F Bovespa (associação entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores do estado de São Paulo) tem buscado formas de incentivo às empresas para o emprego da sustentabilidade. O órgão criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial, que é uma análise comparativa do comprometimento das empresas listadas na Bovespa em questões de sustentabilidade socioambiental. Esse índice é, para as empresas, uma forma de despertar o interesse de novos investidores, socialmente e ambientalmente preocupados.

Novo Negócio – É difícil introduzir o politicamente correto, principalmente para os empresários com mais tempo de carreira ou a tarefa tem sido dentro do previsto? Os mais jovens aceitam melhor as mudanças?

Cledson Bernardo –Os períodos são divididos por gerações, diante disso todos têm sua geração e as tendências dessas. Com certeza os mais antigos de carreira tem certa resistência à consciência ambiental. Até mesmo por uma questão de costumes, cultura, etc. Os mais jovens já nasceram dentro de uma tendência consciente e sustentável. Esses, sem dúvida, são mais fáceis de aplicar os conceitos de sustentabilidade. Inclusive, invisto muito em palestras voltadas à Educação Ambiental para os pequeninos.

Novo Negócio – Atitudes sustentáveis não são aplicadas de uma hora para outra. Quais são os passos fundamentais para esse processo de aplicação?

Cledson Bernardo –Os passos são muitos e penosos para se aplicar atitudes sustentáveis. Mas o primeiro e primordial é a mudança de comportamento. A conscientização é muito importante, pois só haverá resultado se houver a verdadeira mudança do empresário. A mudança da Legislação mais eficiente, também faz parte de uma imposição através de Leis mais severas e eficazes.  Depois, podemos pensar em desenvolvimento de novos produtos que resolvam os problemas ambientais e sociais ou que melhorem os impactos ambientais dos produtos ou serviços que substituem.

Novo Negócio – Que vantagens isso traz para a empresa?

Cledson Bernardo –Nos dias de hoje as questões sustentáveis estão muito ligadas à competitividade de mercado. Diante disso, ser sustentável, passou a ser um grande diferencial mercadológico, além de ser uma possibilidade real de aumentar sua lucratividade e potencializar as vendas de seus produtos para um público consumidor mais preocupado e mais consciente à realidade atual.

Novo Negócio – Você acredita que os empresários, atualmente, estão mais abertos a esse conceito voltado para a minimização dos impactos ao meio ambiente?

Cledson Bernardo –Acho que houve um grande avanço quanto à conscientização dos empresários, mas precisamos evoluir muito. As empresas precisam entender que sustentabilidade é uma necessidade global e não um modismo.

Novo Negócio – Através desse olhar, que você toma como pilar do seu trabalho, o que você espera para as empresas em curto prazo?

Cledson Bernardo –Que elas criem uma base suficientemente sólida para que se construa, no futuro, a arquitetura desejada para o desenvolvimento sustentável, através de consciência ambiental, social e econômica.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA