Christiane Deucher e o sucesso de uma franquia social

Christiane Deucher
Christiane Deucher

Há apenas dois anos, Christiane Deucher resolveu mudar de vida. Formada em Administração de Empresas e com filhos pequenos, ela queria sair da louca rotina de horários e dedicar mais tempo à família.

Junto com seu marido, Christiane começou a pesquisar opções de franquias que pudessem contribuir com a melhoria da sociedade. “Não queríamos trabalhar com uma franquia que estimulasse o consumo”, conta a empresária. Foi então que o casal conheceu o conceito da Fun Science, rede espanhola que oferece espetáculos infantis sobre diversas temáticas sociais, que atua desde 1996. Assim, decidiram trazer o negócio para o Brasil em 2013.

Christiane diz que o trabalho com as crianças é algo maravilhoso e de resposta imediata. Além disso, a felicidade da empresária é ajudar a plantar sementes para um futuro melhor, colaborando na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

Nessa conversa com o Novo Negócio, Christiane Deucher fala sobre a espinha dorsal do negócio, sobre os resultados que já obteve e conta quais são as perspectivas para os próximos anos. Acompanhe:

Novo Negócio – Você é administradora e já trabalhou em multinacional. Quando nasceu o desejo de empreender?
Christiane Deucher – O desejo de empreender nasceu com a necessidade de trabalhar em algo que realmente trouxesse algum benefício à sociedade. E, essa necessidade de contribuir para uma sociedade melhor veio com o nascimento de meus filhos, além da vontade de passar mais tempo de qualidade com eles, ter maior flexibilidade de horário e maior dedicação a eles.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Qual motivo te levou à Fun Science Ciência Divertida?
Christiane Deucher – Eu e meu marido queríamos trabalhar em algo que nos orgulhasse, um projeto verdadeiramente significante para a sociedade. Não queríamos trabalhar com uma franquia que estimulasse o consumo. Procuramos entre muitas opções de franquias e, quando nos deparamos com o conceito de Fun Science – Ciência Divertida ficamos encantados com a possibilidade de trabalhar com crianças em temas que fortalecem sua consciência em construir um futuro melhor.

“Empreender é também saber lidar com as incertezas, saber que é necessário estar preparado para os altos e baixos de todo negócio”.

Novo Negócio – Por que o seu negócio se enquadra em franquias sociais?
Christiane Deucher – A Fun Science – Ciência Divertida é uma franquia que, além de estimular a curiosidade através de experimentos científicos, desperta a busca do saber nas crianças, trata de temas sociais que muitas vezes não são contemplados nas escolas como: Prevenção do Uso de Drogas, Educação no Trânsito, Alimentação Saudável, Sustentabilidade, Cuidado com o Meio Ambiente, Incentivo à Leitura, Prevenção Bullying, Antitabagismo, Importância da Prática de Esportes, ou seja, temas que ajudam a conscientizar crianças e jovens a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e saudável!

Novo Negócio – Qual é o diferencial do negócio?
Christiane Deucher – A Fun Science – Ciência Divertida tem como diferencial ser uma franquia home office, os espetáculos são feitos em escolas, teatros, centros comerciais, ou seja, nosso franqueado não precisa ter um local físico para desenvolver seu trabalho, pode trabalhar de sua casa.

Novo Negócio – Trabalhar com crianças ou para crianças tem vantagens. Quais são?
Christiane Deucher – Trabalhar com crianças é maravilhoso, a resposta é imediata: quando eles gostam do espetáculo, você vê estampado em seu sorriso. Além disso, eles já saem do espetáculo querendo, de alguma forma, executar o que aprenderam nos espetáculos. Trabalhar em um projeto como o de Ciência Divertida é saber que estamos plantando a semente de um futuro melhor, crianças mais conscientes do papel que cada um pode exercer na sociedade, para garantir um futuro melhor!

Novo Negócio – Trazer para o Brasil uma empresa já consolidada em outro país é uma tarefa difícil?
Christiane Deucher – O Brasil é um país muito complicado para empreender. Muito caro, mas o mais difícil foi trazer algo totalmente diferente e inovador. Como explicar o que é Ciência Divertida sem ter com quem comparar nosso serviço, em um mercado tão “desconfiado” como é o mercado brasileiro? Realmente foi um grande desafio! Mas um desafio que vencemos dia a dia, em cada nova apresentação onde não só as crianças são cativadas, mas os adultos também. É um grande desafio provar que com um espetáculo lúdico, criativo, com entretenimento, diversão e interação, a aprendizagem ocorre naturalmente!

Novo Negócio – Existe algum tipo de adaptação no modelo de negócio para que ele se adeque à realidade ou às expectativas brasileiras?
Christiane Deucher – Sim, sem dúvida, trazer qualquer modelo de franquia internacional à realidade brasileira exige uma “climatização” da linguagem e da forma como os espetáculos são apresentados e, com Ciência Divertida não foi diferente. A “essência” dos espetáculos não alteramos, mas sim foram necessárias adaptações à realidade brasileira.

Novo Negócio – Em que momento do empreendedorismo você encontrou mais dificuldades e como passou por elas?
Christiane Deucher – No começo tivemos muitas dificuldades pelo fato de que quando apresentávamos a empresa aos potenciais clientes não tínhamos cases de sucesso no Brasil, só no exterior. Então, como o brasileiro por natureza é extremamente desconfiado, realmente foi difícil abrir as portas com novos clientes. Mas, já estamos em um momento de maturidade do negócio, em que os clientes nos procuram porque já viram nossos espetáculos, ou seus filhos nos assistiram em sua escola, ou em algum teatro, enfim, com os mais de 1.000 espetáculos já apresentados hoje a situação é outra!

Novo Negócio – Qual é o seu planejamento para o negócio em curto prazo?
Christiane Deucher – Para o curto prazo o que temos é um projeto de ter um local de Ciência Divertida, um local onde as crianças participarão de circuitos científicos, experimentos, assistirão aos nossos espetáculos e poderão passar horas divertidas com aprendizado! Embora a franquia de origem espanhola tenha sido desenhada com o perfil de ser uma franquia home office, a oportunidade de oferecer nossos serviços foi vislumbrada a partir de oferecer aos nossos franqueados a oportunidade de ter um local físico de Ciência Divertida. O projeto já foi implementado no Canadá e EUA e, queremos trazê-lo ao Brasil.

Novo Negócio – Para você, empreender é…
Christiane Deucher – Ser um idealizador, um realizador, motivado pela auto realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Empreender é também saber lidar com as incertezas, saber que é necessário estar preparado para os altos e baixos de todo negócio. É saber que é necessário estar sempre atento às necessidades do mercado e se adaptar a elas de forma rápida, é estar sempre à frente de seu negócio, acompanhando a satisfação dos clientes de perto.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA