Carmen Flores: uma mulher brilhante por trás da marca

Carmen Flores
Carmen Flores

Ela está há 32 anos no mercado de móveis e a marca que leva o seu nome está consolidada no mercado gaúcho. Mas o caminho até aqui teve duras esquinas. Determinada, Carmen Flores não se deixou abater.

A empresária deu adeus à sua cidade natal, Rosário do Sul, no estado do Rio Grande do Sul e se mudou para a capital. Recém-separada e com uma filha pequena, precisou de muito jogo de cintura para reconstruir sua vida.

Carmen fez faculdade e trabalhou muito. Em 1986, abriu a primeira loja de móveis. Precisou enfrentar o preconceito por ser mulher, num mercado onde os homens, até então, eram a maioria. Mas a perseverança nunca lhe faltou. Ainda que diante das dificuldades, não desanimou. Hoje tira boas lições da vida. “O passado agora só nos serve como referência”, desabafa.

Sua filha Maribel cresceu no meio da rotina agitada da mãe e seguiu o mesmo caminho. Atualmente, está a frente do Mundo dos Sonhos Carmen Flores, loja dedicada aos pequenos, de zero a dez anos.

Depois de uma grande experiência no setor moveleiro, Carmen decidiu que era hora de se ocupar em outro ramo. Escolheu cuidar da beleza alheia e abriu as portas do Centro de Estética e Beleza Carmen Flores.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Hoje a empresária se define como “uma mãe apaixonada pela vida” e, nessa entrevista ao Novo Negócio, Carmen Flores conta sobre sua trajetória, fala das expectativas para o futuro dos negócios e o que é importante para dar certo. Confira:

Novo Negócio – Quem é Carmen Flores?

Carmen Flores – Uma mulher apaixonada, sensível e vaidosa. E também uma empresária com muita determinação.

Novo Negócio – Conte um pouco sobre o início da sua trajetória como empresária.

Carmen Flores – Tudo começou quando mudei de Rosário do Sul para Porto Alegre. Um começo difícil, em que sofri com o preconceito por ser mulher. Mas essa experiência, trabalhando nas vendas e no administrativo de várias empresas, construiu uma bagagem fundamental para dirigir negócios.

Novo Negócio – Você acredita que sua veia para o empreendedorismo é nata ou foi se construindo ao longo dos anos e das suas experiências?

Carmen Flores – Foi uma construção a partir de experiências, bem e mal sucedidas, somadas à perseverança.

Novo Negócio – Que percalços você encontrou no caminho do empreendedorismo?

Carmen Flores – Inicialmente, me deparei com o preconceito por ser mulher. Baixa remuneração e pouca confiança também foram problemas que encontrei pelo caminho. Mas, graças a Deus e a alguns empregadores que souberam reconhecer meu trabalho, isso foi superado.

“Tenho como pilares da filosofia corporativa a certeza de que o mais importante para uma empresa não são os clientes e sim os funcionários”.

Novo Negócio – Seu pulso firme na liderança e criatividade para mostrar sua empresa deram bons resultados. Que outras características suas você tenta imprimir no negócio?

Carmen Flores – Acredito nas pessoas e no potencial que elas também possuem como empreendedores. Acredito que o caminho do crescimento pessoal e profissional está ligado a confiança e a cooperação.

Novo Negócio – Em que pilares você construiu a sua carreira?

Carmen Flores – No amor e na dedicação. Por muitos anos fui a primeira a chegar e a última a sair. Somente com muito trabalho e acreditando no nosso potencial, atingimos nossos objetivos. Também tenho como pilares da filosofia corporativa a certeza de que o mais importante para uma empresa não são os clientes e sim os funcionários. E explico o porquê: Para conquistar o cliente, primeiramente, precisamos que ele seja bem atendido. Para ser bem atendido, é preciso que tenhamos bons funcionários motivados a fazer um bom atendimento. Para termos funcionários motivados, é preciso que sejam respeitados e estimulados, considerando-os peças-chave para o sucesso do empreendimento. Em segundo lugar, o cliente precisa encontrar um espaço agradável, criativo, atrativo e diversificado, apto a atender todas as suas expectativas. Tendo isso, o cliente já estará, naturalmente, valorizado e fidelizado após a primeira visita.

Novo Negócio – Você é uma mulher que deu certo em um mercado onde os homens são a maioria na liderança. Isso te assustou ou incomodou? Como lidou com essa questão?

Carmen Flores – Grandes empresas, entidades de classe e o poder público, lentamente estão reconhecendo competências, independentemente do sexo. No comércio, por exemplo, grandes lideranças e diretorias são formadas por mulheres. No passado não era assim. Mas, o passado agora só nos serve como referência.

Novo Negócio – Por que decidiu empreender novamente, dessa vez em um novo setor, bastante diferente do primeiro?

Carmen Flores – No varejo, assim como em outros setores, é necessário e saudável para o negócio a constante mutação. As pessoas mudam, o mercado muda! Adequar é necessário para a sobrevivência do negócio. Estamos vivendo um período em que a especialização é o diferencial. O consumidor está exigente e preciso continuar a atendê-lo bem. Mantive a empresa no mesmo ramo e no mesmo rumo, porém com foco na especialização em ambientes de estar, jantar, projetados e linha infantil, implantando o sistema de franquias.

Novo Negócio – Existe fórmula para dar certo? Qual é a sua?

Carmen Flores – Amor e trabalho!

Novo Negócio – Quais são suas expectativas para os próximos cinco anos dos seus negócios?

Carmen Flores – Precisamos de um Brasil mais justo e com políticos honestos. Neste caminho, a iniciativa privada já mostrou competência e está fazendo a sua parte. Só com uma administração competente e honestidade podemos ser otimistas para o futuro.

Novo Negócio – Que conselhos você daria para quem deseja empreender?

Carmen Flores – Vá em frente, acredite nos sonhos e nas pessoas! Somente com associativismo e cooperação podemos empreender e crescer.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA