Carla Somose: inovação para os food trucks

Carla Somose - crédito: Felipe Fabossi
Carla Somose – crédito: Felipe Fabossi

Com os food trucks virando uma tendência no mercado brasileiro, a publicitária Carla Somose sentiu certa carência de informações para encontrá-los nas ruas. Em 2014, Carla criou, junto com Kelly Ferreira, sua sócia na agência Recriativi, o primeiro guia online de localização de Food Trucks do Brasil, o site Food Truck nas Ruas, que também possui versão em aplicativo para iOS e Android e mapeia o comércio em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras capitais brasileiras.

Food Carts e Food Bikes também podem ser encontradas no guia. As primeiras a aderirem foram as marcas de sorvetes, waffle e doces. “Os Food Cart e Bike, além de contarem com baixos investimentos, oferecem novas opções gastronômicas para o público e também podem participar de quaisquer formatos de eventos”, pontua Carla. Para os usuários, o serviço é gratuito. Já os foods participantes pagam uma mensalidade e podem ser localizados a qualquer hora!

Seguindo o caminho dessa tendência, ao Novo Negócio, Carla Somose fala sobre o guia e sobre o mercado de itinerante de comidas. Veja:

Novo Negócio – Por que montar um canal de comunicação voltado para food truck?
Carla Somose – Um canal como o Guia Food Truck nas Ruas, foi pensado para ser um canal popular, pensado para o público final, para facilitar e ser prático no dia a dia das pessoas que buscam conhecer e localizar os food trucks que estão ativos de uma maneira rápida e concentrada num único canal. Por isso a escolha em montar o site e aplicativo do Food Truck nas Ruas, foi uma ferramenta importante, já que as pessoas buscam por praticidade e objetividade.

Novo Negócio – Qual é o objetivo do negócio?
Carla Somose – O objetivo é tornar o Food Truck nas Ruas um guia nacionalmente popular e torná-lo referência nesse modelo de negócio.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Europa e Estados Unidos já utilizam serviços como o que você implementou aqui no Brasil. Que comparação você faz entre os usuários daqui e os de lá de fora?
Carla Somose – Quando pesquisamos para montar o Guia Food Truck nas Ruas, encontramos poucas referência nesse modelo de canal de comunicação lá fora, o que tem é muito básico e com pouca informação. Então, resolvermos pensar como público final mesmo, aqui no Brasil, o que as pessoas buscam, pensam e gostariam de visualizar. E atualmente todos querem praticidade, mas também ser bem informado, afinal aqui no Brasil essa cultura é nova e precisava de uma ferramenta que explicasse um pouco mais o que era food truck, e essa foi a nossa base para começar a desenvolver. Já na Europa e Estados Unidos, é uma cultura antiga ter os food trucks nas ruas, então eles já adotam há anos esse estilo de vida e cultural pelas cidades, e aqui no Brasil é tudo muito novo.

Novo Negócio – A mudança na legislação da cidade de São Paulo alterou em alguma coisa o negócio de vocês? Você acredita que haverá alguma modificação?
Carla Somose – A mudança na legislação não interfere no nosso negócio, pois toda semana surgem food trucks novos para trabalhar e é o que traz o retorno pra gente. Como a cidade de São Paulo foi a 1ª cidade a aprovar a legislação, abriu as portas e oportunidades para vários empresários investirem nesse modelo de negócio, o que para o Food Truck nas Ruas é o mais importante, pois quanto mais food trucks trabalhando, melhora nossa visibilidade e popularidade para sempre manter o público atualizado e com novidades sobre o setor gastronômico.

Novo Negócio – Em menos de um ano o site já recebeu mais de 1,3 milhão de visualizações. Vocês esperavam todo esse público? O que tinham em mente quando idealizam esse projeto?
Carla Somose – Nosso objetivo era ser referência, mas não imaginávamos que seria tão rápido essa aceitação, o que nos surpreendeu e foi ótimo, isso é resultado de um trabalho bem feito e que chegou no objetivo que tínhamos. Fazer um trabalho desse virar case de sucesso é sempre um sonho de um empresário. Esses resultados obtidos são muito importantes também para quem confia e está no Guia Food Truck nas Ruas, pois torna a divulgação de cada food truck mais intensa, abrindo novas oportunidades de negócios para cada um deles cadastrados, e para o público final um canal de aceitação para seu dia a dia.

Novo Negócio – Alguns guias virtuais passaram a franquias após algum tempo. Vocês têm esse projeto?
Carla Somose – Por enquanto não pensamos em franquias, afinal tudo é muito novo ainda, e temos algumas melhorias para fazer no site e aplicativo, pois ele está crescendo e algumas funcionalidades precisam ser implantadas para melhorar a navegação no Guia Food Truck nas Ruas.

Novo Negócio – O que é preciso para atingir bem o público e obter sucesso no negócio?
Carla Somose – Ter foco e determinação, conhecer quem é seu público e aí fazer um planejamento e investir em comunicação é fundamental.

Novo Negócio – Os food trucks chegaram para ficar?
Carla Somose – Sem dúvidas, o food truck é uma empresa, que tem uma identidade visual, CNPJ, equipe, enfim, tudo que precisa para ser um profissional qualificado no mercado. Além disso, o investimento não tem sido barato, todos estão focados e realizando um trabalho de sucesso. Os food trucks estão mudando a cultura gastronômica e as ruas das cidades, encantando todos que passam e agradando o público nas comidas oferecidas. Espaço para eles trabalharem não faltam, então o negócio é vir pra rua, que sempre terão food trucks prontos para atender.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA