Carla Somose: inovação para os food trucks




Carla Somose - crédito: Felipe Fabossi
Carla Somose – crédito: Felipe Fabossi

Com os food trucks virando uma tendência no mercado brasileiro, a publicitária Carla Somose sentiu certa carência de informações para encontrá-los nas ruas. Em 2014, Carla criou, junto com Kelly Ferreira, sua sócia na agência Recriativi, o primeiro guia online de localização de Food Trucks do Brasil, o site Food Truck nas Ruas, que também possui versão em aplicativo para iOS e Android e mapeia o comércio em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras capitais brasileiras.

Food Carts e Food Bikes também podem ser encontradas no guia. As primeiras a aderirem foram as marcas de sorvetes, waffle e doces. “Os Food Cart e Bike, além de contarem com baixos investimentos, oferecem novas opções gastronômicas para o público e também podem participar de quaisquer formatos de eventos”, pontua Carla. Para os usuários, o serviço é gratuito. Já os foods participantes pagam uma mensalidade e podem ser localizados a qualquer hora!

Seguindo o caminho dessa tendência, ao Novo Negócio, Carla Somose fala sobre o guia e sobre o mercado de itinerante de comidas. Veja:

Novo Negócio – Por que montar um canal de comunicação voltado para food truck?
Carla Somose – Um canal como o Guia Food Truck nas Ruas, foi pensado para ser um canal popular, pensado para o público final, para facilitar e ser prático no dia a dia das pessoas que buscam conhecer e localizar os food trucks que estão ativos de uma maneira rápida e concentrada num único canal. Por isso a escolha em montar o site e aplicativo do Food Truck nas Ruas, foi uma ferramenta importante, já que as pessoas buscam por praticidade e objetividade.

Novo Negócio – Qual é o objetivo do negócio?
Carla Somose – O objetivo é tornar o Food Truck nas Ruas um guia nacionalmente popular e torná-lo referência nesse modelo de negócio.

Novo Negócio – Europa e Estados Unidos já utilizam serviços como o que você implementou aqui no Brasil. Que comparação você faz entre os usuários daqui e os de lá de fora?
Carla Somose – Quando pesquisamos para montar o Guia Food Truck nas Ruas, encontramos poucas referência nesse modelo de canal de comunicação lá fora, o que tem é muito básico e com pouca informação. Então, resolvermos pensar como público final mesmo, aqui no Brasil, o que as pessoas buscam, pensam e gostariam de visualizar. E atualmente todos querem praticidade, mas também ser bem informado, afinal aqui no Brasil essa cultura é nova e precisava de uma ferramenta que explicasse um pouco mais o que era food truck, e essa foi a nossa base para começar a desenvolver. Já na Europa e Estados Unidos, é uma cultura antiga ter os food trucks nas ruas, então eles já adotam há anos esse estilo de vida e cultural pelas cidades, e aqui no Brasil é tudo muito novo.

Novo Negócio – A mudança na legislação da cidade de São Paulo alterou em alguma coisa o negócio de vocês? Você acredita que haverá alguma modificação?
Carla Somose – A mudança na legislação não interfere no nosso negócio, pois toda semana surgem food trucks novos para trabalhar e é o que traz o retorno pra gente. Como a cidade de São Paulo foi a 1ª cidade a aprovar a legislação, abriu as portas e oportunidades para vários empresários investirem nesse modelo de negócio, o que para o Food Truck nas Ruas é o mais importante, pois quanto mais food trucks trabalhando, melhora nossa visibilidade e popularidade para sempre manter o público atualizado e com novidades sobre o setor gastronômico.

Novo Negócio – Em menos de um ano o site já recebeu mais de 1,3 milhão de visualizações. Vocês esperavam todo esse público? O que tinham em mente quando idealizam esse projeto?
Carla Somose – Nosso objetivo era ser referência, mas não imaginávamos que seria tão rápido essa aceitação, o que nos surpreendeu e foi ótimo, isso é resultado de um trabalho bem feito e que chegou no objetivo que tínhamos. Fazer um trabalho desse virar case de sucesso é sempre um sonho de um empresário. Esses resultados obtidos são muito importantes também para quem confia e está no Guia Food Truck nas Ruas, pois torna a divulgação de cada food truck mais intensa, abrindo novas oportunidades de negócios para cada um deles cadastrados, e para o público final um canal de aceitação para seu dia a dia.

700 Ideias de Negócios

Novo Negócio – Alguns guias virtuais passaram a franquias após algum tempo. Vocês têm esse projeto?
Carla Somose – Por enquanto não pensamos em franquias, afinal tudo é muito novo ainda, e temos algumas melhorias para fazer no site e aplicativo, pois ele está crescendo e algumas funcionalidades precisam ser implantadas para melhorar a navegação no Guia Food Truck nas Ruas.

Novo Negócio – O que é preciso para atingir bem o público e obter sucesso no negócio?
Carla Somose – Ter foco e determinação, conhecer quem é seu público e aí fazer um planejamento e investir em comunicação é fundamental.

Novo Negócio – Os food trucks chegaram para ficar?
Carla Somose – Sem dúvidas, o food truck é uma empresa, que tem uma identidade visual, CNPJ, equipe, enfim, tudo que precisa para ser um profissional qualificado no mercado. Além disso, o investimento não tem sido barato, todos estão focados e realizando um trabalho de sucesso. Os food trucks estão mudando a cultura gastronômica e as ruas das cidades, encantando todos que passam e agradando o público nas comidas oferecidas. Espaço para eles trabalharem não faltam, então o negócio é vir pra rua, que sempre terão food trucks prontos para atender.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.