Brechós para um novo nicho

Juliana Lucki
Juliana Lucki

Quem disse que brechó e luxo não combinam? E se tudo isso for online? Deu um nó na cabeça? Deixa que a gente te explica esse novo conceito que está dando certo!

É bastante possível juntar peças de marca internacionais (Chanel, Balenciaga, Hermès, Céline, Prada, Gucci, dentre outras), de segunda mão, e achar novos donos para elas. É isso que faz a Juliana Lucki, do Troca de Luxo, um brechó online que comercializa artigos de primeira linha e está no mercado desde 2013.

A empresa é uma das pioneiras mercado online de acessórios de luxo na categoria brechó e trabalha com peças consignadas, cobrando um percentual sobre as vendas. Com um público majoritariamente feminino – cerca de 99% -, a empresa também dá vez aos homens, com procuras pontuais como relógios e canetas. Inicialmente, as vendas eram feitas através do Instagram, mas com o crescimento do negócio, recentemente um site foi colocado no ar.

Mas, o que é preciso para crescer no mercado de brechós de luxo online? Aqui você descobre com as dicas da Juliana Lucki. Confira:

Tenha pleno conhecimento no ramo

Conheça a história das marcas, gama de produtos, todos os mínimos detalhes como coleções, edições especiais, costura, perfil de cada marca, tipos de acabamentos de cada modelo (canvas, couro, cetim, acrílico, plástico, bambu, madeira etc). Caso não possua esse tipo de conhecimento, melhor não se aventurar a trabalhar no ramo, melhor ganhar “know how” para depois entrar no mercado! Vejo diversas empresas que não possuem uma visão e conhecimento dos produtos.

Não se atenha a horários

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Por ser uma plataforma virtual, o horário de trabalho é constante, sem previsões de hora de iniciar e acabar, ao contrário de um funcionário que tem uma hora para entrada e saída.

Foque no atendimento

Atendimento, o mais perfeito possível, é fundamental quando se trata do mercado de luxo, mesmo quando falamos de mercadorias semi novas. É tipo de público que exige o melhor que se tem a oferecer, em todos os quesitos: pronto atendimento a qualquer tipo de questionamento.

Crie vínculo com fornecedores

Tendo aproximação e delicadeza com os fornecedores e clientes, cria-se um vínculo de confiança e respeito. Afinal, no caso a fornecedora, pode ser uma cliente futuramente ou vice versa e estarei me responsabilizando pelas suas peças.

Passe confiança

Quando são feitas visitas aos closets das clientes/fornecedoras, tem que ter muito tato e jogo de cintura pois você está entrando na intimidade da mesma. Por isso, a cliente/fornecedora tem que se sentir confortável.

Trabalhe com peças originais

Autenticidade e origem das peças são pontos fundamentais para o sucesso ou fracasso do negócio. Por isso é necessário pleno conhecimento, como descrito no primeiro tópico. Em situações de identificar uma peça “fake” tem que agir com muita cautela pois, apesar de tudo, é possível que nem a própria fornecedora tenha o conhecimento. Trata-se de um assunto bem delicado!

Seja rápido na entrega

O envio deve ser feito com o maior cuidado e rapidez. Em São Paulo (capital), nosso serviço é realizado por portadores de total confiança, para não haver qualquer tipo de extravio, e não é cobrado. No restante do país todos os produtos são enviados por SEDEX com seu Seguro respectivo (frete por conta do cliente). A rapidez da entrega de uma mercadoria comprada é fundamental e faz parte de um atendimento de alto nível.

Diversifique as formas de pagamento

Pode ser depósito em conta, transferência bancária, cartões de crédito (máquina física ou via site). Como em qualquer comércio, temos que facilitar os meios de pagamento. O conforto do cliente está sempre em primeiro lugar.

Valorize as peças

Quando falamos com o fornecedor para o envio de suas peças, sempre pedimos que envie o máximo de itens que acompanharam a peça na hora da compra tal como: caixa, “dust bag” (famoso saquinho), cartão de autenticidade, folhetos, etc. Isto ajuda a valorizar a peça e acelerar o processo de venda.

Seja transparente

Pagamento e comunicação da venda dos produtos consignados aos fornecedores é de fundamental importância. Quanto mais transparente a empresa é, mais peças desses fornecedores virão, pois a confiabilidade é tudo!

Entrou de cabeça no segmento de brechós e tem dicas para ter sucesso no negócio? Troque com a gente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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