Artur Hipólito: o pioneiro das microfranquias no Brasil




Artur Hipolito
Artur Hipolito

Artur Hipólito tem 53 anos, é casado, pai de quatro filhos e nas horas de folga gosta de viajar e curtir a família. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e pós-graduado pela em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Durante dez anos foi CEO o Grupo Multi. Em sua gestão, mais de mil unidades da rede Wizard e 150 da ALPS foram comercializadas. Pode ter sido esse o start para o seu empreendimento: o Grupo Zaiom, líder nacional do segmento de microfranquias no Brasil. Assim, passou de CEO a empresário do mundo do franchising.

Hipólito é apaixonado pela área comercial e as suas estratégias foram decisivas para que as franquias que desenvolveu pudessem hoje estar entre as líderes de mercado em suas áreas de atuação. Para ele, vender é atender as necessidades e desejos dos clientes e proporcionar momentos mágicos e de encantamento que façam valer à pena a compra. É com esse objetivo que conduz sua empresa. Talvez por isso seus modelos de microfranquias sejam tão procurados: são sete marcas, com mais de 700 unidades franqueadas no Brasil. O foco de Artur agora é consolidar as marcas e abrir as unidades comercializadas  em 2013. Para o próximo ano a previsão é de que 150 novas unidades estejam funcionando.

A luta diária pela conquista e manutenção de clientes é tão importante para os negócios, que Artur Hipólito escreveu o livro Competindo pelo Cliente (Editora Eko). A obra é voltada para quem deseja alcançar o sucesso em vendas. Compartilhar suas experiências e conhecimento é algo que ele faz a todo o momento. O mercado corporativo é conhecedor de suas palestras que englobam assuntos como marketing, administração, vendas e ainda têm um quê jurídico e pitadas motivacionais.

O empresário foi eleito diretor adjunto de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e teve sua gestão entre 2011 e 2012. A criação dessa diretoria, de acordo com Hipólito, representou o reconhecimento da entidade ao expressivo crescimento desse setor no país. O empresário também recebeu o convite do Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fomin/BID), para levar seu modelo de gestão a países em desenvolvimento, como Índia e os vizinhos da América Latina.

Satisfeitíssimo com o desempenho dos seus negócios, nessa conversa com o Novo Negócio, o empresário fala sobre as microfranquias do Grupo Zaiom, os benefícios de ser um empreendedor e diz que a receita para o sucesso é não ter medo.

Novo Negócio – Como começou o seu negócio?

Artur Hipólito – O negócio começou com a Tutores por meio de uma pesquisa que eu e minha sócia e esposa, Léa Bueno, realizamos sobre o mercado de educação, a partir das nossas próprias necessidades com a educação de filhos com dislexia e com déficit de atenção. A partir deste início, resolvemos ampliar o negócio com a entrada de novo sócio, Marco Imperador, e criamos o Grupo Zaiom com objetivo de desenvolver franquias de baixo custo e home based no Brasil.

Novo Negócio – Por que investir em microfranquias de serviço? É um nicho carente?

700 Ideias de Negócios

Artur Hipólito – Quando pesquisávamos sobre a Tutores, encontramos diversas oportunidades em outros países que não eram exploradas no Brasil e a grande maioria era da área de serviços. Percebemos que o rápido crescimento do país exigiria novas soluções de serviços para novos consumidores ávidos por uma qualidade melhor na aquisição de seus produtos e serviços. E, criamos assim o conceito de microfranquias, hoje em franco crescimento no Brasil.

Novo Negócio – O que te fez optar pelo modelo home based?

Artur Hipólito – O modelo home based permite que o micro empreendedor reduza mais de 90% dos seus custos iniciais, possibilitando um aumento maior de suas chances de sucesso. É a porta de entrada para muitos, o que permite a mudança gradativa para pequenos pontos comerciais à medida que o negócio toma força e vigor.

Novo Negócio – Como tem sido a receptividade dos franqueados?

Artur Hipólito – A Zaiom atingiu em pouco menos de três anos a expressiva marca de 500 franquias comercializadas, e os seus números indicam a carência do segmento e o espaço que temos ainda para crescer juntamente com nossos franqueados. Muitos já são capas de revista e estão continuamente na mídia falando sobre seus negócios.




“O Grupo Zaiom está possibilitando que muitos possam ter seu próprio negócio de forma organizada e perene”

Novo Negócio – Qual é o principal diferencial das microfranquias oferecidas pelo Grupo Zaiom?

Artur Hipólito – Todas as nossas microfranquias são de serviços e home based, razão pela qual a chance de crescimento é muito grande. Oferecemos treinamentos iniciais, continuados, suporte comercial, de marketing,

Novo Negócio – A ABF possui uma diretoria de microfranquias, da qual você fez parte. O que isso representa para o setor?

Artur Hipólito – A criação de uma Diretoria de Microfranquias pela ABF e o convite que me foi feito para que assumisse essa pasta, representou o reconhecimento da Associação sobre o crescimento desse novo segmento no país e o apoio que a entidade oferece a todos seus associados.

Novo Negócio – Quais são as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor?


Artur Hipólito – Não é uma questão de vantagens ou desvantagens, do tipo tempo, salário, pagamento de impostos, mas, sim, de querer ser o que você sonhou, a partir de um projeto que inclua os sonhos de outras pessoas, formando uma sinergia, cujo limite seja o infinito que cada um deseja para si.

Novo Negócio – De zero a dez, em quanto está o seu grau de satisfação em relação aos seus negócios?

Artur Hipólito – Meu grau atual é 10, pois criamos uma nova categoria no franchising brasileiro, que está possibilitando que muitos possam ter seu próprio negócio de forma organizada e perene. Os resultados serão o montante de todos os sonhos que conseguirmos realizar em conjunto com todos nossos franqueados.

Novo Negócio – Qual é a fórmula para dar certo?

Artur Hipólito – Para dar certo qualquer negócio a fórmula é vencer seu medo de empreender todos os dias.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.