Artur Hipólito: o pioneiro das microfranquias no Brasil

Artur Hipolito
Artur Hipolito

Artur Hipólito tem 53 anos, é casado, pai de quatro filhos e nas horas de folga gosta de viajar e curtir a família. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e pós-graduado pela em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Durante dez anos foi CEO o Grupo Multi. Em sua gestão, mais de mil unidades da rede Wizard e 150 da ALPS foram comercializadas. Pode ter sido esse o start para o seu empreendimento: o Grupo Zaiom, líder nacional do segmento de microfranquias no Brasil. Assim, passou de CEO a empresário do mundo do franchising.

Hipólito é apaixonado pela área comercial e as suas estratégias foram decisivas para que as franquias que desenvolveu pudessem hoje estar entre as líderes de mercado em suas áreas de atuação. Para ele, vender é atender as necessidades e desejos dos clientes e proporcionar momentos mágicos e de encantamento que façam valer à pena a compra. É com esse objetivo que conduz sua empresa. Talvez por isso seus modelos de microfranquias sejam tão procurados: são sete marcas, com mais de 700 unidades franqueadas no Brasil. O foco de Artur agora é consolidar as marcas e abrir as unidades comercializadas  em 2013. Para o próximo ano a previsão é de que 150 novas unidades estejam funcionando.

A luta diária pela conquista e manutenção de clientes é tão importante para os negócios, que Artur Hipólito escreveu o livro Competindo pelo Cliente (Editora Eko). A obra é voltada para quem deseja alcançar o sucesso em vendas. Compartilhar suas experiências e conhecimento é algo que ele faz a todo o momento. O mercado corporativo é conhecedor de suas palestras que englobam assuntos como marketing, administração, vendas e ainda têm um quê jurídico e pitadas motivacionais.

O empresário foi eleito diretor adjunto de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e teve sua gestão entre 2011 e 2012. A criação dessa diretoria, de acordo com Hipólito, representou o reconhecimento da entidade ao expressivo crescimento desse setor no país. O empresário também recebeu o convite do Fundo Multilateral de Investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fomin/BID), para levar seu modelo de gestão a países em desenvolvimento, como Índia e os vizinhos da América Latina.

Satisfeitíssimo com o desempenho dos seus negócios, nessa conversa com o Novo Negócio, o empresário fala sobre as microfranquias do Grupo Zaiom, os benefícios de ser um empreendedor e diz que a receita para o sucesso é não ter medo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Novo Negócio – Como começou o seu negócio?

Artur Hipólito – O negócio começou com a Tutores por meio de uma pesquisa que eu e minha sócia e esposa, Léa Bueno, realizamos sobre o mercado de educação, a partir das nossas próprias necessidades com a educação de filhos com dislexia e com déficit de atenção. A partir deste início, resolvemos ampliar o negócio com a entrada de novo sócio, Marco Imperador, e criamos o Grupo Zaiom com objetivo de desenvolver franquias de baixo custo e home based no Brasil.

Novo Negócio – Por que investir em microfranquias de serviço? É um nicho carente?

Artur Hipólito – Quando pesquisávamos sobre a Tutores, encontramos diversas oportunidades em outros países que não eram exploradas no Brasil e a grande maioria era da área de serviços. Percebemos que o rápido crescimento do país exigiria novas soluções de serviços para novos consumidores ávidos por uma qualidade melhor na aquisição de seus produtos e serviços. E, criamos assim o conceito de microfranquias, hoje em franco crescimento no Brasil.

Novo Negócio – O que te fez optar pelo modelo home based?

Artur Hipólito – O modelo home based permite que o micro empreendedor reduza mais de 90% dos seus custos iniciais, possibilitando um aumento maior de suas chances de sucesso. É a porta de entrada para muitos, o que permite a mudança gradativa para pequenos pontos comerciais à medida que o negócio toma força e vigor.

Novo Negócio – Como tem sido a receptividade dos franqueados?

Artur Hipólito – A Zaiom atingiu em pouco menos de três anos a expressiva marca de 500 franquias comercializadas, e os seus números indicam a carência do segmento e o espaço que temos ainda para crescer juntamente com nossos franqueados. Muitos já são capas de revista e estão continuamente na mídia falando sobre seus negócios.

“O Grupo Zaiom está possibilitando que muitos possam ter seu próprio negócio de forma organizada e perene”

Novo Negócio – Qual é o principal diferencial das microfranquias oferecidas pelo Grupo Zaiom?

Artur Hipólito – Todas as nossas microfranquias são de serviços e home based, razão pela qual a chance de crescimento é muito grande. Oferecemos treinamentos iniciais, continuados, suporte comercial, de marketing,

Novo Negócio – A ABF possui uma diretoria de microfranquias, da qual você fez parte. O que isso representa para o setor?

Artur Hipólito – A criação de uma Diretoria de Microfranquias pela ABF e o convite que me foi feito para que assumisse essa pasta, representou o reconhecimento da Associação sobre o crescimento desse novo segmento no país e o apoio que a entidade oferece a todos seus associados.

Novo Negócio – Quais são as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor?

Artur Hipólito – Não é uma questão de vantagens ou desvantagens, do tipo tempo, salário, pagamento de impostos, mas, sim, de querer ser o que você sonhou, a partir de um projeto que inclua os sonhos de outras pessoas, formando uma sinergia, cujo limite seja o infinito que cada um deseja para si.

Novo Negócio – De zero a dez, em quanto está o seu grau de satisfação em relação aos seus negócios?

Artur Hipólito – Meu grau atual é 10, pois criamos uma nova categoria no franchising brasileiro, que está possibilitando que muitos possam ter seu próprio negócio de forma organizada e perene. Os resultados serão o montante de todos os sonhos que conseguirmos realizar em conjunto com todos nossos franqueados.

Novo Negócio – Qual é a fórmula para dar certo?

Artur Hipólito – Para dar certo qualquer negócio a fórmula é vencer seu medo de empreender todos os dias.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA