Ademir Carvalho: o sucesso através da popularização das batatas

Ademir Carvalho
Ademir Carvalho

A vida nem sempre sorriu para Ademir Carvalho. O empresário, que já morou na rua, hoje constrói um império com seu trabalho. Sua experiência em grandes redes o fez perceber que havia um nicho no mercado que pouca gente explorava. “Percebi em 13 anos de experiência, que faltava uma marca que oferecesse ao franqueado apoio, suporte e oportunidade ao franqueado, para garantir uma parceria de sucesso, onde os dois lados tivessem êxito e não apenas um”, contou.

Visionário, em 2005 criou a Mix Potato. O sucesso foi estrondoso. ”A intenção foi trazer um produto que antes era elitizado, disponível somente em shoppings, para a rua”, completou Ademir. O carro-chefe são as batatas suíça e inglesa recheadas. O cliente também pode experimentar a mandioca brasileira recheada, criação especial da rede.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franshising (ABF), em um ano a franquia alcançou segundo lugar no segmento de batata recheada, e hoje já está em primeiro. E não para por aí. A Mix Potato ocupar a 10ª posição no ranking nacional de franquias, para onde entrou em 2011.

A partir da Mix Potato, Ademir deu início a outras redes, que obtiveram tanto sucesso quanto a primeira. Nessa entrevista ao Novo Negócio, o empresário conta sobre sua carreira, suas ideias para os negócios e o mercado. Confira:

Novo Negócio – Fale um pouco sobre o seu início de carreira.

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Ademir Carvalho – Minha carreira é longa. Já fiz de tudo um pouco nessa vida. Conheci o inferno quando fui morador de rua e hoje estou começando a conhecer o céu com a batata assando! Afinal, sou a única pessoa no Brasil que ganha a vida com a batata assando!

Novo Negócio – Depois de trabalhar durante anos como consultor de franquias, você decidiu empreender. Qual foi o principal motivo para essa decisão?

Ademir Carvalho – Quando meu mudei para Votuporanga (SP), a cidade não dispunha de opções de trabalho para alguém que tinha focado os últimos seis anos de sua vida no franchising, então resolvi me aventurar empreendendo na área de alimentação. Eu tinha uma receita da tradicional batata suíça e adaptei a mesma ao paladar brasileiro com um tempero exclusivo que hoje é fornecido aos nossos franqueados. Mas, voltando ao motivo de empreender em uma franquia, eu comecei no fundo de minha casa em Votuporanga, com dois fogões e muita vontade! Comecei a panfletar do meu delivery e com um telefone e uma moto emprestada eu consegui faturar R$ 30.000,00 no primeiro mês. Eu poderia, sim, até hoje ter um restaurante e vender minhas batatas em Votuporanga e estaria muito bem, mas eu sempre sonhei e sempre idealizei ter minha própria rede de franquias ainda mais sendo fast-food. Então, em 2007, encerrei as atividades em Votuporanga e sai com uma ideia fixa de formatar minha franquia. Em dezembro de 2010 comecei a comercializar franquias e logo em janeiro de 2011 já assinei meu primeiro contrato. Ao final desse ano eu tinha 60 contratos assinados e daí para frente não parei mais.

Novo Negócio – Popularizar um produto mais elitizado foi uma grande sacada na época. Qual foi o seu principal objetivo com isso?

Ademir Carvalho – Não houve um principal objetivo e sim uma oportunidade escondida. Eu busco essas oportunidades escondidas e sempre as exploro.

Novo Negócio – O sucesso da marca foi quase imediato. A expansão foi planejada desde o início ou, mesmo com toda experiência no mercado, você não contava com os rumos que o negócio tomou? 

Ademir Carvalho – Foi inesperado, tanto que até hoje estamos colocando tudo nos trilhos! Ninguém esperava crescer mais de 900% em três anos.

Novo Negócio – O faturamento da rede fica, em média, em 35%. O crescimento estimado para 2014 é de quase o dobro. O que esse ano terá de diferente para vocês?

Ademir Carvalho – Graças às grandes parcerias que fechamos, terá uma a operação logística e outra com uma grande rede de distribuição de bebidas.

Novo Negócio – Com o sucesso da Mix Potato, vieram as outras redes. Qual é o segredo para administrá-las?

Ademir Carvalho – Ninguém tem o tempero! Podem copiar, mas o nosso sabor sempre será o melhor! Nossa clientela é fiel devido ao sabor único.

Novo Negócio – O que é indispensável para que uma rede dê certo?

Ademir Carvalho – Obviamente o trabalho, pessoas dedicadas e se reinventar todos os dias, acompanhar as tendências de consumo e sempre ser o primeiro a enxergar as oportunidades.

Novo Negócio – Alimentação é sempre um bom segmento para investir? Que diferencial o franqueado precisa ter para atuar bem?

Ademir Carvalho – Qualidade no atendimento é o principal diferencial que o franqueado precisa ter. O produto é incrível, a escolha dos pontos realizada pela nossa equipe especializada o coloca sempre em posição vantajosa à concorrência. Então, basta manter a qualidade do atendimento.

Novo Negócio – Muitos buscam ser dono do próprio negócio e optam pelas franquias. Mas para aqueles que desejam montar uma rede, quais são seus conselhos?

Ademir Carvalho – Não basta em si montar uma rede de franquias sem um diferencial. O nosso é o produto, outras é o apelo visual e investimento em marketing. Então, ou você desenvolve um produto que ninguém tem e que seja incrivelmente saboroso, ou investe milhões e vende um produto mais ou menos.

Novo Negócio – Você acha que franquias são para todos ou para muitos?

Ademir Carvalho – Para muitos!!!

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