Tudo Sobre Franquias

Tudo Sobre FranquiasVeja tudo sobre franquias e comece agora mesmo a sua!

Deixar o emprego convencional e montar um negócio próprio, essa é a meta de muitos brasileiros. Você também tem este objetivo, mas tem medo de começar um negócio do zero?

Ao passar por esta situação, uma alternativa interessante para solucionar os seus problemas é recorrer às franquias, que te permite usar a marca e as atividades de uma empresa que já está estabelecida no mercado e tem mais garantias de retorno financeiro.

Você não sabe exatamente o que é uma franquia? Não tem problemas, aqui no site temos um artigo explicando exatamente o que é franquia, confira!

As franquias estão em forte expansão no Brasil, deixando de ser uma exclusividade das marcas de grande porte norte-americanas, pois há uma grande variedade de empresas que trabalham na modalidade de franqueadoras, tanto nacionais quanto internacionais, com muita variedade de atividades e de preços. A falta de dinheiro não é mais desculpa para deixar de investir no negócio próprio, pois há marcas que oferecem valores baratos e acessíveis.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Está em busca de franquias de baixo custo e que ao mesmo tempo possam lhe trazer um bom retorno financeiro? Aqui no site você encontra um texto específico sobre o assunto, com as melhores franquias baratas e lucrativas.

Depois de montadas, as franquias são relativamente fáceis de gerenciar, visto que é só seguir o padrão de operações da marca. No entanto, antes de se tornar um franqueado é necessário fazer uma ampla pesquisa para descobrir qual franquia mais combina com o seu perfil profissional, além de entender todas as questões que envolvem a relação entre franqueado e franqueador. Para esclarecer todas as suas dúvidas nós montamos este artigo, apresentando tudo sobre franquias. Confira abaixo:

Como Funciona o Sistema De Franquia?

A franquia também pode ser conhecida como sistema de franchising, que se caracteriza por ser uma empresa que atua como franqueado, cedendo os direitos da sua marca e atividades para os empresários interessados comprarem e abrirem uma nova unidade. A franqueadora pode oferecer o direito exclusivo ou semi-exclusivo da distribuição dos seus serviços ou produtos para os franqueados.

As franquias mais populares e de grande porte costumam disponibilizar aos franqueados os métodos de implantação e administração do negócio, além do uso de tecnologia. Para montar uma franquia, o empresário interessado na marca tem que arcar com um pagamento único de aquisição, da taxa mensal, os royalties do uso da marca e demais cobranças que variam de acordo com o tamanho e posicionamento da empresa franqueadora. Todo o negócio é formalizado por meio de um contrato, onde o empresário passa a atuar como pessoa jurídica, representando a marca.

Vantagens Da Franquia Para O Franqueador

Cada vez mais novas empresas se transformam em franqueadoras, e não é à toa, pois este sistema de operações traz uma série de vantagens para o franqueador. Em primeiro lugar, é uma oportunidade de aumentar a divulgação da marca em outros estados ou até países.

O faturamento das franqueadoras também aumenta consideravelmente, uma vez que as unidades que operam com o seu nome e atividade são obrigadas a pagar o valor único de aquisição e a taxa mensal. Esta modalidade de trabalho é extremamente vantajosa pelo fato de a empresa obter mais lucros sem a necessidade de investir mais capital em instalações ou recursos humanos, visto que isto fica a cargo dos donos das franquias.

Além disso, a divulgação e expansão da marca ocorrem rapidamente, já que acaba por se “alastrar” para diversas regiões, tendo uma mesma estrutura, forma de trabalho, segredos, forma de gestão, a única coisa que muda é o “dono” da empresa local, que será o franqueado, contudo, este deve se submeter a forma de gestão estabelecida para as franquias, seguindo à risca o que está determinado na COF (circular de oferta de franquia).

Vantagens Da Franquia Para O Franqueado

Ao se tornar um franqueado o empresário irá trabalhar com o nome de uma empresa que já é conhecida e tem credibilidade no mercado, tornando-se mais fácil de conquistar a atenção e consumo do público-alvo.

O franqueado recebe o apoio da empresa para instalar a unidade e executar a atividade, tendo orientação e treinamento para a implantação do negócio, administração, execução do serviço, atendimento aos clientes e contratação dos funcionários. A empresa também cede o uso da tecnologia e marketing, tendo como objetivo manter o seu padrão de qualidade.

Como Escolher?

Há uma gama muito ampla de empresas que atuam como franqueadoras disponíveis no mercado, mas você não será bem sucedido escolhendo qualquer uma delas. É importante compreender que para fazer a escolha certa você deve pesquisar por redes de franquias que tenham uma atividade com potencial de crescimento e lucratividade no mercado, esteja dentro dos seus conhecimentos profissionais e que realmente goste de executar a atividade.

Não adianta você escolher uma franquia simplesmente porque acha que ela é uma boa opção de negócio, é preciso que você tenha experiência na área, saiba como trabalha-la, até mesmo para gerir corretamente o negócio. Também, é importante frisar que algumas franquias exigem tempo mínimo de experiência na área.

Para não errar na escolha, o ideal é começar determinando o tipo de atividade que você quer trabalhar, posteriormente, faça uma pesquisa de quais são as franquias que atuam nesta área. Avalie como as atividades de cada empresa são executadas, o suporte que a empresa oferece e principalmente os valores cobrados para a aquisição e manutenção da unidade franqueada.

Uma dúvida bem comum quando se está pensando em trabalhar com franquias é se realmente vale a pena fazer parte de uma. Por ser um assunto bem delicado e de suma importância, criamos um texto específico tratando apenas disso, confira: é melhor comprar uma franquia ou começar uma marca nova.

Local Para Montar

As franquias menores permitem que o próprio franqueado escolha o local para montar a nova unidade. Porém, as franquias de grande porte como, por exemplo, McDonald’s e Subway, orientam os empresários na escolha do ponto comercial, fazendo um estudo para checar se o lugar está acessível ao público consumidor, é propício para a execução das atividades e se não haverá conflito de marca com unidades da mesma empresa que estejam próximas.

Qual A Liberdade De Um Empresário Franqueado?

Se você é do tipo que quer empreender do seu jeito, saiba que a franquia não é um bom negócio para o seu perfil, pois a liberdade de um empresário franqueado é bem restrita. Os donos das novas franquias têm de se comprometer, por meio do contrato, que irão aplicar os métodos de operações estabelecidos pela empresa, isso é cobrado para manter o padrão de qualidade da marca junto ao público consumidor. Se o empresário não seguir as normas do contrato, consequentemente, terá que arcar com multas.

Como Adquirir

Apesar de as franquias terem atividades e métodos de operações diversos, praticamente todas elas têm o mesmo processo de aquisição, que o pretendente a franqueado tem que seguir à risca. Veja a seguir, como adquirir uma franquia:

1- Faça O Primeiro Contato Com A Rede De Franquias

Geralmente, o primeiro contato do interessado em adquirir as franquias no Brasil é feito por meio da internet. Neste caso, é necessário preencher o formulário para ser franqueado, fornecendo as informações pessoais e profissionais. A partir daí a rede franqueadora irá fazer uma análise inicial para verificar o seu perfil, se ele estiver adequado à marca, irá aprová-lo.

2- Visite o Escritório Da Franquia

Depois do contato pela internet a franqueadora irá chamar a pessoa até o seu escritório para fazer a apresentação do seu sistema de franquia e fazer uma entrevista mais aprofundada com o candidato a franqueado. Se as duas partes ficarem satisfeitas é distribuída a COF (Circular de Oferta de Franquia), que é o manual com todas as informações da franquia, tendo de ser assinado e entregue em até 15 dias.

3- Abertura Da Franquia

Quando a COF for entregue ao escritório da franquia, o franqueado irá assinar o contrato oficial de aquisição da marca e na sequência receberá toda a orientação necessária para escolher o ponto do negócio e instalar a atividade. Nesta fase, é recomendado contratar um advogado e um contador para tratar das questões legais e financeiras que envolvem a negociação.

Valores Para Abrir a Franquia

Para abrir a franquia o franqueado tem que pagar o valor da aquisição, que é o preço mais alto, pago uma única vez, embora algumas empresas cobrem uma pequena porcentagem no momento da renovação do contrato. É preciso pagar mensalmente os royalties de uso da marca, além da taxa da mensalidade para executar a atividade e usar a tecnologia e produtos que são fornecidos pela rede franqueadora.

Sabendo Tudo Sobre Franquias? Comece Agora Mesmo o Seu Negócio Próprio!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA