Tipos de Franquias

Tipos de franquiasConheça os principais tipos de franquias disponíveis no mercado e confira o melhor para o seu perfil.

Você está cansado de trabalhar tanto e continuar sem evoluir na sua carreira profissional? Já pensou em largar o emprego tradicional e tornar-se o seu próprio patrão? É essa a atitude que muitos brasileiros vêm tomando, especialmente nos últimos 15 anos, que registraram um número maior de aberturas de negócios de pequeno e médio porte. Você não se sente seguro ou não tem todo o capital necessário para abrir um empreendimento do zero? Neste caso, uma solução interessante é recorrer às franquias, que crescem 7,7% ao ano no Brasil.

As franquias têm atraído a atenção dos empresários brasileiros devido ao fato de oferecem mais facilidades como, por exemplo, ter um padrão de operação estabelecido e uma clientela ativa. Esta modalidade de negócio está entre as mais bem sucedidas do país, visto que são abertas todos os dias 48 novas unidades franqueadas em todo o território nacional.

Você não sabe exatamente o que é uma franquia? Este tipo de negócio é “relativamente novo”, pelo menos no senso comum brasileiro, então é perfeitamente normal desconhecê-lo, por isso sugiro a leitura do nosso texto sobre o que é franquia.

As franquias, têm, supostamente, mais chances de obter sucesso, mas é necessário pesquisar para encontrar a empresa que execute as atividades realmente se adequem ao seu perfil profissional e potencial de desenvolvimento nos próximos anos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A escolha de uma franquia para se trabalhar é uma decisão muito importante, você investirá recursos financeiros nisso e bom parte do seu tempo trabalhando nela, por isso, faça sem pressa e lembre-se de analisar todos os dados, inclusive, peça informações de pessoas que já trabalham com a franquia que se interessou.

Para que você escolha o ramo mais adequado e promissor de franquia para trabalhar nós criamos este artigo, apresentando-lhe os tipos de franquias disponíveis no mercado. Confira abaixo:

Como Funcionam as Franquias?

Não é à toa que as franquias têm crescido muito no Brasil nos últimos, elas têm um funcionamento muito simples e pratico para quem deseja abrir um negócio próprio. Ao se interessar por trabalhar com uma determinada franquia o empresário deve procurar pelo escritório da empresa para receber toda a orientação sobre o desenvolvimento da atividade e posteriormente, adquirir, os direitos para trabalhar com a marca e os seus produtos.

Para se tornar um franqueado, a pessoa tem que arcar com o valor da aquisição da franquia que é pago apenas uma vez, os royalties que são pagos mensalmente, além da taxa mensal da franquia e de publicidade. Esta modalidade de negócio é vantajosa por permitir que o empresário trabalhe com uma marca que já está estabelecida no mercado, oferecendo menos riscos com a administração da franquia e boas possibilidades de lucros.

Está em busca de um negócio lucrativo? Temos o texto certo para você, confira agora mesmo tudo sobre negócios lucrativos, inclusive sugestões!

Modelos de Franquia

As franquias são divididas em diferentes modalidades, que operam as suas atividades em categorias diferentes, sendo necessário que você as conheça para selecionar a empresa que se encaixa nas suas pretensões de trabalho. Veja a seguir quais são as modalidades de franquia:

1- Franquia Industrial

As franquias ou franchising industriais se caracterizam por ser uma espécie de colaboração entre os fabricantes. Neste caso, o franqueador é o dono do sistema de fabricação e concede os seus direitos e “modus operandi” para outro fabricante, que passa o representar em uma determinada região. Geralmente, esta modalidade de franquia é criada por empresas de grande porte.

2- Franquia Comercial

A modalidade de franquia comercial é a mais comum no mercado, sendo dividida em duas categorias. Uma das categorias a franquia de produto ou distribuição a marca tem o objetivo de vender um ou vários produtos, que são feitos pelo próprio franqueador e posteriormente distribuído para os franqueados comercializarem. Este modelo de franquia exige pouquíssima estrutura para trabalhar.

A segunda categoria da modalidade de franquia comercial é a franquia de serviço, que é a mais popular nacionalmente, pois se trata de empresas que colocam os seus serviços à disposição dos franqueados, mas estabelecem um padrão de controle em todas as áreas, dando treinamento de operações, gestão, manuseio dos equipamentos, atendimento ao público, apoio para a escolha do ponto comercial, tudo visando manter o padrão de qualidade da marca.

Conheça os Tipos de Franquias e Valores

As franquias têm sido bem sucedidas no Brasil, mas isso não significa que você pode escolher qualquer atividade, o ideal é selecionar o tipo que esteja mais apropriado às suas habilidades profissionais e que tenham um bom potencial de rendimento na sua localidade. Conheça abaixo os tipos de franquias:

1- Franquia de Alimentação Saudável

Algumas das franquias mais famosas do mundo atuam no ramo da alimentação, mas com um conceito de fast food, que não é exatamente muito saudável, um exemplo claro deste tipo de franquia que podemos citar é o Mc Donald’s. No entanto, devido à busca constante das pessoas por uma alimentação de qualidade que seja gostosa e nutritiva, surgiu o tipo de franquia de alimentação saudável, negócio muito promissor no Brasil.

Na atualidade, algumas das franquias de alimentação saudáveis mais populares são: Mundo Verde, que trabalha com o comércio de grãos e alimentos naturais, DNA Natural, que produz sucos feitos apenas de frutas naturais e a Mexerica, que é uma rede de restaurantes com pratos balanceados. Este tipo de franquia é mais indicado para regiões urbanas, onde tem mais chances de ser bem sucedido devido ao fato de haver mais pessoas interessadas em consumir produtos saudáveis.

2- Tipos de Franquias: Prestação de Serviço

Não é todo mundo que tem conhecimento ou dispõe de tempo para realizar serviços domésticos, a partir desta lacuna surgiram às franquias de prestação de serviços, as quais são, normalmente, de pequeno porte, mas que têm um grande potencial de rendimento. Este tipo de franquia trabalha com serviços de pequenas reformas e reparos domiciliares, limpeza de casas e empresas, jardinagem, limpeza de veículos e estética, entre outros.

As franquias de prestação de serviços crescem rapidamente, alguns dos exemplos são a House Shine, Jan-Pro, Disk-Manicure, Light-Depil. O sucesso destas franquias se deve ao fato de necessitarem de pouca estrutura e terem um valor de aquisição mais acessível, visto que geralmente custam menos de R$ 20.000 mil reais e têm uma mensalidade mais em conta.

Sua busca é por franquias de baixo custo? Não se preocupe, aqui no site você encontra tudo que precisa. Confira o texto exclusivo sobre franquias de até R$ 10 mil reais.

3- Franquias de Delivery

Na correria do dia a dia é comum que as pessoas não tenham tempo para fazer as suas próprias refeições, sendo necessário recorrer às empresas que trabalham com a entrega de alimentos prontos. Através desta oportunidade foram criadas as franquias de delivery, trabalhando principalmente com a entrega de fast food. O Brasil já conta com 601 tipos de franquias delivery, que ao todo faturam cerca de 383 milhões de reais por ano, crescendo 9,3% ao ano.

As franquias de delivery têm um grande potencial de crescimento no país, principalmente nos grandes centros urbanos, pois os habitantes destas região buscam o máximo de comodidade, buscando frequentemente os serviços de  comida na modalidade de entrega delivery. As empresas populares neste segmento são a China In Box, Bonjour, Brasileirinho, China House, Lig Lig e Fast Cook.

Caso você esteja interessado em conhecer algumas das principais franquias delivery, valores e informações de como montá-las, aproveite para descobrir no nosso texto de franquias delivery.

4- Franquia de Beleza

O setor de beleza é um dos que mais tem se expandido no Brasil, sendo estimulado principalmente pelo aumento do poder econômico da classe média. Este cenário também contribui para o desenvolvimento das franquias de beleza, que trabalham desde com atividades sofisticadas até as mais simples do mercado.

As principais franquias de beleza oferecem os serviços de manicure, cabeleireiro, esmalteria, massagem, drenagem linfática, depilação, além de clínicas de tratamentos de pele. Este tipo de franquia foi a que mais cresceu em 2014, ampliando o seu faturamento em 23,9%. Algumas marcas famosas neste setor são a Depyl Actions, Depilrica, Disk Manicure, Emagrecentro, Esmalteria Nacional, Home Depil, Instituto New Pilates, Nailxpress e Spa das Sobrancelhas.

Lembre-se que é muito importante estudar com calma Circular de Oferta de Franquia quando decidir que deseja abrir este tipo de negócio, o documento irá fornecer todas as informações pertinentes ao negócio, desde as obrigações do franqueador quanto a do franqueado. Também, é nele que constarão as taxas que serão pagas, bem como o período de vigência do contrato de franquia.

Uma das principais vantagens deste tipo de franquia é o fato de ele ser muito democrático, pois conta com franqueadoras de pequeno, médio e grande porte, permitindo que as pessoas com pouco ou com muito dinheiro possam investir na abertura de um negócio. Veja também os tipos de negócios.

Quais os tipos de franquias mais se adequam ao seu perfil? Lembre-se que para ter sucesso empreendendo é preciso conhecimento!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA