10 Vantagens de Ser Franqueado

Ser franqueado pode ser um ótimo modelo de negócio. Veja as vantagens de ser um franqueado e se vale a pena para você!
Ser franqueado pode ser um ótimo modelo de negócio. Veja as vantagens de ser um franqueado e se vale a pena para você!

É comum recebermos perguntas do tipo: vale a pena ser franqueado? Ou até mesmo, quais as vantagens de ser um franqueado?

Pensando em vocês que nos deixam estas perguntas criamos um post exclusivo com as 10 vantagens de ser um franqueado.

O Que é Ser um Franqueado?

Franquia é uma modalidade de negócio na qual, uma empresa consolidada no mercado abre espaço para terceiros “expandirem” a marca, montando uma espécie de filial, pagando valores em troca disso.

O franqueado é a pessoa que irá abrir a “franquia/filial”. O franqueado deve administrar a sua franquia, recebendo o apoio da franqueadora.

Normalmente, uma marca apenas abre a opção de franquias depois de ter se tornado referência em um setor de mercado e ter se tornado realmente conhecida. Afinal, quem irá pagar para utilizar uma marca que não seja conhecida e de sucesso?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ao se tornar um franqueado você irá receber o ‘know how’, também conhecido por “como fazer” o produto/serviço da franquia. Além disso, terá uma estrutura semelhante a da marca, sem contar o fato de utilizar o nome, slogan e tudo mais.

Conheça os pontos positivos e negativos de ser um franqueado.

Vantagens de Ser Franqueado

Curioso para conhecer as principais vantagens de se tornar um franqueado e saber se, no seu caso, realmente vale a pena? Então aproveite:

  1. Ser Franqueado é “Nascer” Conhecido

Um franqueado trabalha “através” de uma marca principal, por exemplo, uma franquia do Mc Donald. As pessoas não diferenciam um franqueado da franquia, na verdade, é a mesma coisa.

O franqueado irá prestar o serviço da franquia, usará o nome, maquinário, produtos, uniforme, terá a mesma estrutura, cores, entre outros.

Agora pense, quando abre uma franquia na sua cidade, todos já conhecem. Quer um exemplo na prática?

Aqui onde moro, há pouco tempo atrás abriu uma franquia Cacau Show. Rapidamente as pessoas já sabiam que a Cacau Show estava na cidade, conheciam até os sabores e tipos de chocolates. Nenhum novo negócio nasce conhecido, apenas franqueados conseguem isso!

Particularmente, acho esta é a principal vantagem de ser um franqueado, só quem já teve um negócio próprio sabe a dificuldade de torná-lo conhecido e ter uma boa demanda.

  1. Know How de Sucesso

Quantas possibilidades de negócio existem? Quais as áreas? Como irá fazer para captar o público? Que serviço irá oferecer? De que forma?

Perceba que existem dezenas de questões a serem respondidas, e o pior de tudo, não significa que, ao descobrir as respostas, você conseguirá atingir o sucesso e mantê-lo.

Uma franquia é um negócio que já deu certo, consequentemente, você irá oferecer um serviço/produto já buscado pelas pessoas, e isto acontece porque a marca “acertou a fórmula”.

O know how ou como fazer, é exatamente isso. Você terá em suas mãos um produto/serviço que já está tudo pronto, qualidade, forma de fornecê-lo, divulgação, pessoas capacitadas, entre outros fatores.

Corroborando com este fator, podemos destacar um fato impressionante, a falência de franquias ocorre 8 vezes menos do que um negócio próprio. Ou seja, a probabilidade de vir a dar errado o seu negócio caso seja um franqueado é bem menor do que se fosse abrir seu próprio negócio.

Mas lembre-se, nem sempre significa que ser um franqueado é a melhor opção. Por isso, sugiro que leia nosso post: é melhor abrir uma franquia ou começar uma marca?

  1. Estrutura do Estabelecimento do Franqueado

Ao se tornar um franqueado e ter toda a documentação aprovada, a empresa irá fazer um estudo da sua cidade e pontos comerciais, desenvolvendo uma estrutura para a sua franquia.

A estrutura irá contemplar uma série de fatores referentes à marca, desde fachada, cores, ambiente interno até o slogan.

E digo mais, muito da estrutura é trabalhada de forma a observar fatores neurolinguístico para maximizar as vendas e resultados.

Tudo é pensado nos mínimos detalhes pela franqueadora, além disso, os responsáveis pela construção e análise são da própria franquia e altamente especializados.

  1. Diminuição de Custos do Franqueado

Ao ser um franqueado você conseguirá diminuir os custos e ter maior eficiência!
Ao ser um franqueado você conseguirá diminuir os custos e ter maior eficiência!

Se você já procurou algo sobre franquias, com certeza se deparou com a cobrança de taxas, dentre elas: taxas de franquia, taxa de instalação, taxa de publicidade e royalties.

Acontece que, um ponto que você também deve levar em consideração é que estará participando de uma franquia, muitas vezes com dezenas de unidades, e sabe o que isto significa? Que o franqueado comprará produtos mais baratos.

Por ser uma rede de empresas, acaba-se por adquirindo uma grande quantidade de produtos, consequentemente, a marca tem “privilégios” de preços, conseguindo negociar mais barato e repassando aos seus franqueados.

Confira alguns aspectos importantes para abrir uma franquia que poderão fazer toda a diferença no momento exato.

  1. O Franqueado Recebe Suporte da Franquia

Iniciar um negócio é difícil, mas e se você pudesse contar com todo o suporte? Administrativo, contábil, jurídico, operacional e até mesmo tecnológico (informática)?

Esta é considerada outra das vantagens de ser um franqueado. A marca irá prestar todo o suporte necessário, você poderá ficar “livre” da maior parte burocrática e preocupar-se apenas no operacional da sua empresa.

Além de ser um diferencial para que o empresário consiga ter tempo para o seu negócio e até mesmo para a vida pessoal, o mesmo consegue dedicar-se a empregar novas ideias na sua franquia, aumentando a qualidade na prestação do serviço e claro, o potencial de ganho.

  1. O Franqueado e Funcionários Recebem Treinamentos

A franquia oferece um treinamento exclusivo para os franqueados, e não só isso, os funcionários intimamente ligados também, como é o caso do recepcionista e prestadores do serviço.

Com isso você terá conhecimento para trabalhar dentro do sistema da franquia, oferecer o serviço da forma já prestada e também trabalhar com os programas e sistemas de gerenciamento da franqueadora.

Os funcionários terão cursos voltados para vendas e formas de tratar o cliente, além de conhecimentos específicos sobre o setor da prestação do serviço. Tais cursos costumam ser bem completos, afinal, a franqueadora tem interesse que o franqueado atinja ao máximo o potencial lucrativo, já que receberá percentual mensal do faturamento na forma de royalties (normalmente).

  1. Cursos de Atualizações e Encontros de Franqueados

Você já viu que terá cursos para prestar o serviço, mas, normalmente de forma anual, são feitos cursos de atualizações e encontros de franqueados, os quais podem debater os acontecimentos mais frequentes, trocar experiências e se ajudarem.

Também, os cursos ministrados irão servir como forma de “atualização”, ou seja, repassadas as novas tecnologias e formas de prestar o serviço para alavancar os ganhos da franquia.

Os cursos costumam ser ministrados na própria sede da empresa ou em uma localidade de fácil acesso a todos, normalmente capitais como São Paulo ou Rio de Janeiro.

  1. Baixa Preocupação Com a Concorrência Pelo Franqueado

Algo bastante comum de acontecer quando estamos abrindo um novo negócio é nos preocupar com a concorrência, e não é para menos, quando se abre uma empresa nova, até ganhar notoriedade e “ultrapassar” os concorrentes, muitas vezes é tempo suficiente para “te engolir” e levar à falência.

Quando se é um franqueado, a concorrência passa a ser um problema “pequeno”. Normalmente a franquia é uma marca consolidada e o negócio é “grande”, assim, pequenos concorrentes não representam ameaças significativas.

Claro, se a sua cidade tiver grandes concorrentes no setor, aí sim deve tomar algumas precauções e avaliar se vale ou não a pena iniciar a franquia.

  1. Estudo Prévio da Viabilidade da Franquia na Sua Região

Este talvez seja um dos pontos de maior valia por ser um franqueado. A franquia irá fazer um estudo apurado na sua cidade/região, analisando concorrentes, demanda, público-alvo e muito mais.

Este estudo lhe trará informações suficientes para saber se, no seu caso, é ou não um bom negócio iniciar a franquia.

Dificilmente os estudos e plano estratégico falham drasticamente, então, o empresário consegue bons rendimentos durante o período de contrato junto à franquia (geralmente 10 anos).

No estudo também irá contemplar o melhor ponto comercial, quantidade de pessoas que transitam no local e até mesmo uma estimativa de quantas provavelmente irão adquirir o seu produto/serviço, é algo bem completo.

Talvez este seja o motivo número 1 das franquias terem 8x mais sucesso do que uma marca que está iniciando.

  1. Estudos Frequentes Para Aperfeiçoar o Produto

Por fim, ainda podemos destacar como vantagem de ser um franqueado o fato de a franquia estar, frequentemente, em busca do aperfeiçoamento do produto/serviço.

Veja, as franquias costumam ser redes milionárias, com grupos fixos e especializados de pesquisa, com isso, investem somas significativas para sempre trazer novidade ao mercado e aperfeiçoar o seu produto.

Partindo disto, os franqueados se beneficiam, pois os novos produtos são integrados nos estabelecimentos franqueados e passam a gerar novas receitas e lucros.

Descubra se você tem perfil para ser franqueado.

E Você, o Que Acha de Ser um Franqueado? Comente e Cadastre Seu E-mail Para Receber Dicas de Negócios!

4.50 avg. rating (86% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA