Principais Dicas do SEBRAE Franquias

SEBRAE FranquiasVeja as principais dicas do SEBRAE Franquias resumida neste post!

Você está cogitando a possibilidade de abrir uma franquia? Esta é uma das alternativas preferidas dos brasileiros para empreender, uma vez que permite trabalhar com uma marca e produtos que já estão estabelecidos no mercado e possuem um público consumidor ativo, garantindo os lucros da nova unidade. Porém, é importante ressaltar que apesar das diversas vantagens, abrir uma franquia não é um negócio 100% seguro, pois também há riscos. Também, é importante entender perfeitamente como adquirir uma franquia.

Antes de abrir uma franquia, o mais aconselhável é procurar orientação sobre como funciona este processo, sendo que uma boa alternativa é o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que é uma instituição brasileira que ajuda os interessados em montar um negócio a compreender se esta é a melhor alternativa para o seu perfil e qual é a melhor opção de franquia para adquirir.

Caso você já saiba exatamente como funciona o processo e tenha conhecimento sobre franquias, uma boa dica é procurar por franquias em destaque. Temos um texto que trata exclusivamente sobre franquias de sucesso no Brasil, você pode encontrar algo que esteja de acordo com seu perfil empreendedor, o que acha?

O SEBRAE disponibiliza informações sobre franquias em diferentes setores, tendo como intuito formar empresários bem capacitados para montar negócios que tenham mais chances de serem bem sucedidos no mercado. Este é um passo de suma importância para quem deseja ser um franqueado, por isso tem que ser feito com o máximo de cuidados para evitar transtornos no futuro. Para esclarecer as suas dúvidas, nós montamos este artigo apresentando dicas do SEBRAE franquias. Confira abaixo:

Entenda Como Funciona o Sistema de Franquias SEBRAE

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você está interessado em abrir franquias de pequeno porte, mas você não sabe exatamente o que é e como funciona esta modalidade de negócio? Atualmente, as franquias são amplamente difundidas no Brasil, o que se deve ao grande número de opções de franqueadoras nacionais e internacionais, porém, alguns franqueados não se dão bem pelo fato de não conhecerem as normas deste sistema.

Basicamente, o sistema de franquia pode ser definido como uma estratégia empresarial para distribuir e comercializar serviços e produtos de uma marca, sendo necessário arcar com uma mensalidade e demais custos para abrir uma unidade da empresa. Todo este negócio é realizado por meio de um contrato. O franqueador se encarrega de dar todas as orientações para o novo franqueado, ensinando como executar as atividades, como administrar o negócio, como atender os clientes, fazer a contratação dos funcionários, além de prestar auxílio com o material publicitário.

Para descobrir todos os nuances referentes à franquia o ideal é ler com bastante atenção a Circular de Oferta de Franquia, na qual constará desde as taxas a serem pagas para obter os direitos de usar a marca até as obrigações que a franquia tem para com o franqueado. Na verdade, na COF você terá todas as informações que precisa para saber se vale ou não a pena investir no negócio.

Compreenda os Termos SEBRAE Franquias

Ao começar a pesquisar sobre franquias, você irá se deparar com termos específicos sobre esta modalidade de negócio. Pensando nisso, o portal virtual do SEBRAE elencou as principais palavras que um interessado em ser franqueado deve entender. Compreenda abaixo os termos segundo SEBRAE franquias:

Franqueador: trata-se da pessoa jurídica que adquire os direitos sobre uma patente ou marca, que tem um modelo de negócio formatado e que o cede para terceiros, concedendo o uso da marca e da operação das atividades.

Franqueado: trata-se da pessoa física ou jurídica que adquire uma unidade de uma rede de franquias, que é idealizada pelo franqueador, devendo pagar certo valor para adquirir os direitos da marca e arcar com uma mensalidade estipulada em contrato.

Taxa de Franquia: a taxa de franquia é o valor único que o franqueado paga para adquirir a unidade franqueada. O pagamento é feito no ato da assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia. Há franqueadores que cobram uma taxa de franquia menor ao renovar o contrato.

Royalty: pode ser definido como a remuneração mensal que o franqueado paga para o franqueador, normalmente é um valor baseado no faturamento bruto que a unidade tem potencial para obter.

Fundo de Propaganda: são as taxas de publicidade que incidem sobre a unidade franqueada cobrada periodicamente para que o franqueador faça uso das ações de marketing e desenvolva os materiais de propaganda em benefício das unidades franqueadas.

Conselho de Franqueados: é o setor que os franqueadores oferecem para que os interessados em suas franquias façam consultas, conheçam tudo sobre a marca, desde a área operacional até a administração para esclarecer todas as dúvidas.

Circular de Oferta de Franquia: é o documento que o franqueador entrega ao interessado em ser franqueado, que deve ser devolvido dentro de um prazo de 10 dias. Este processo não consiste em pagar nada, os valores são cobrados posteriormente. Apenas se terá vínculo entre a franquia e franqueado após o momento da assinatura do contrato.

Liberdade do Franqueado Segundo o SEBRAE Franquias

Uma das principais dúvidas de quem está interessado em abrir uma franquia diz respeito à liberdade que este tipo de negócio oferece. Se este é o seu problema, saiba que esta oportunidade empresarial oferece menos riscos, mas é preciso compreender que a sua liberdade será restringida, pois o franqueado tem que se comprometer a seguir à risca o padrão de operação da empresa franqueadora.

As marcas franqueadoras são muito exigentes com relação às normas que os seus franqueados devem seguir, pois é disso que depende o seu sucesso no mercado, pois qualquer erro pode fazer com que os clientes fiquem com uma má impressão da marca, deixando de consumir nas outras unidades. Para garantir o bom desempenho dos franqueados, os franqueadores oferecem treinamento para padronizar as atividades.

Está em busca por franquias de baixo custo? Bom, temos um texto perfeito para você, confira agora mesmo as franquias baratas sucesso. Lembre-se, baixo investimento inicial não significa pouca lucratividade, existem muitas franquias que tem taxas bem acessíveis e que fornecem um potencial financeiro incrível.

Conheça Os Tipos de Franquias SEBRAE

O SEBRAE oferece orientações para os interessados em ser franqueados, explicando quais são todos os tipos de franquias que existem, o que lhes permite escolher a melhor alternativa para o seu perfil de empresário. Conheça abaixo os tipos de franquias SEBRAE:

1- Modelo de Franquia Unitária

O modelo de franquia unitária SEBRAE consiste em franqueadores que têm mais rigor sobre os seus negócios, permitindo que o franqueado abra apenas uma unidade da marca, sendo que a unidade é instalada em um local que é escolhido pela empresa, tendo como objetivo escolher o espaço mais adequado para o tipo de atividade e que esteja próximo ao público-alvo.

Alguns exemplos de franquias unitárias SEBRAE são quiosques e lojas instalados em shoppings centers. Geralmente, este tipo de franquia é oferecida pelas empresas de pequeno e médio porte e que estão começando a expandir as suas atividades. Dependendo do desempenho ao longo do tempo o franqueado poderá adquirir outra unidade.

Quer montar seu próprio negócio no shopping? Criamos um texto aqui no site exclusivo sobre como montar uma loja no shopping, aproveite para conferir!

2 – Modelo de Franquia Master

As franquias do tipo master SEBRAE são aquelas de grande porte, que geralmente têm atuação internacional, estando presentes em diversos países. Um dos diferenciais desta modalidade de franquia é criar sub-franqueadores em cada país, tendo como intuito estabelecer um controle maior sobre as unidades que serão abertas.

Os franqueados de uma master franquia SEBRAE assinam um contrato validado pelo master franqueador geral, pois ele também receberá parte dos pagamentos da aquisição da marca, o restante dos valores é concedido ao sub-franqueador, que também é responsável por ministrar o suporte e treinamento.

3 – Modelo de Franquia de Desenvolvimento de Área

O modelo de franquia de desenvolvimento de área SEBRAE consiste em franqueadoras que permitem que os franqueados adquiram as unidades para explorar a atividade em uma determinada região. Neste caso, primeiramente o franqueado abre uma unidade e depois de aguardar o prazo estipulado e apresentar um desempenho satisfatório para a marca poderá montar outra unidade.

Para cada unidade da franquia SEBRAE que o franqueado abrir, consequentemente, será assinado um contrato de específico e unitário de cada localidade. Nesta modalidade de franquia a marca tem como objetivo evitar o conflito de concorrência, uma vez que só um franqueado terá o direito de explorar a atividade em um determinado espaço, evitando que outros empresários adquiram a mesma marca de franquia e acabe dividindo o público consumidor, garantindo lucros maiores.

Assim, o franqueado pode se sentir mais seguro quanto as suas garantias, sem contar que a franquia aumenta o interesse de pessoas que desejam adquirir a franquia, já que saberão que serão exclusivas naquela localidade. Veja mais sobre franchising.

Agora Que já Conferiu as Dicas do SEBRAE Franquias, o Que Acha de Montar a Sua? Deixe Sua Opinião e Dúvidas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA