Quero Abrir Uma Franquia! Tem Certeza?!

Quero Abrir Uma Franquia
Quero Abrir Uma Franquia

Na ansiedade de possuir um negócio próprio o empreendedor muitas vezes pensa em abrir uma franquia. Mas para quem planeja empreender através da compra de uma franquia deve ficar atento a diversos fatores. Entre outros fatores que implicam no momento de abrir uma franquia e que podem ser considerados como contra são:

A falta de autonomia do empreendedor.

O negócio vem pré-formatado como um modelo de negócios pela rede da franquia e não pode sofrer modificações autônomas pelo empreendedor.

Quando se adquire uma franquia todo o processo de venda, apresentação dos produtos, políticas internas, etc.; já vem pronto e pré-determinado. Diante dessas limitações os empreendedores que desejam se aventurar por estes caminhos devem ter certeza de que realmente possuem perfil antes de comprar uma franquia.

Empreendedores criativos, dinâmicos e com espírito de liderança devem evitar franquias, pois estes podem ficar muito frustrados ao perceberem que o modelo da franquia não oferece brecha para inovação e criatividade.

É o Franqueador que calcula e sugere o preço de venda

Esse é outro motivo que faz com que as franquias constituem um formato de negócio tão limitado. Pois, não importa a vontade do empreendedor de estabelecer um preço competitivo, uma margem de desconto e promoções.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Nada disso será considerado, pois é o franqueador quem decide o preço de venda. Portanto, a vontade de lucrar mais com criatividade é algo inexistente nas franquias.

O franqueado deve se adaptar à franquia

O treinamento para aderir à franquia prevê não só o aprendizado quanto ao funcionamento da empresa e operações, como também a adesão ao perfil e valores praticados pela empresa. Inclusive em cláusula contratual algumas franquias preveem que o franqueado pode sofrer multas e até o descredenciamento por descumprimento de determinadas cláusulas.

Investimento inicial pré-determinado

O investimento inicial para abrir uma franquia é determinado com antecedência e não há margem para grandes negociações. Às vezes é possível escolher entre uma unidade maior, uma menor ou um quiosque por exemplo, o que altera o preço da franquia, mas sem muito variação além disso.

Algumas franquias possuem convenio com instituições financeiras para empréstimos e financiamentos com o objetivo de facilitar sua aquisição.

Ocorrência de falhas no sistema e atrasos

Dependendo da franquia escolhida o que pode ocorrer são algumas falhas no sistema de contratação como:

Atrasos na entrega de equipamentos, na entrega de mercadorias, na implantação do software, na automação e etc.

Todas essas falhas podem causar impedimento no bom atendimento ao cliente e ainda uma diminuição na rentabilidade e na qualidade requerida. O que pode também causar deficiência operacional, portanto contratar com uma franquia que preste assistência pontual é fundamental para se realizar um bom negócio.

Para isso converse com outros franqueados. Elabore uma listagem para tirar todas suas dúvidas. Veja mais neste artigo: 10 dicas a seguir antes de comprar uma franquia!

Localização forçada

A localização também é escolhida pela franquia. É o franqueador que possui a responsabilidade pela escolha do ponto comercial ideal, que escolhe qual o ponto apropriado para instalar a unidade.

Vantagem das franquias

Depois de verificar alguns pontos acima sobre os cuidados a serem tomados para quem quer abrir uma franquia, verificaremos algumas vantagens das franquias, vejamos:

Marca reconhecida no mercado

O fato de a franquia trabalhar com uma marca que é reconhecida no mercado trazem diversas vantagens: volume de vendas, aceitação do produto, facilidade em empréstimos e financiamentos com obtenção de descontos e prazos mais longos.

Sistema de franquias formatado e redução do risco financeiro

As possibilidades de sucesso aumentam muito quando existe um sistema formatado com a implantação dos sistemas de software, sistemas operacionais, de vendas e ainda sistema de divulgação.

O sucesso das vendas está também no sistema de distribuição e canal de vendas que já foi testado e consolidado. Nestas questões acima não há o que discutir que o modelo de franquia pode aumentar as chances de sucesso.

No entanto, é preciso verificar se o investimento realmente é viável. Algumas franquias só se preocupam em vender o modelo de negócio para um novo cliente (franqueado). Não confie apenas na análise de mercado do franqueador, afinal, ele está querendo lhe vender algo, seria como confiar cegamente na opinião de um vendedor de um imóvel ou veículo.

Faça uma análise paralela. Na maioria das vezes, pelo valor do investimento é viável contratar uma consultoria empresarial para colher uma segunda opinião.

Garantia de mercado

Para empreendedores que abrem o próprio negócio não existe qualquer garantia de mercado que garanta competitividade e volume inicial de vendas. O que acontece ao abrir uma franquia é que o produto ou serviço já foi testado no mercado e tem grande taxa de aceitação.

Já foi estudado o perfil dos clientes, o comportamento do consumidor e todas essas informações de mercado são traduzidas em ações que visam aumentar as chances de sucesso da franquia.

Melhor planejamento dos custos

Nos empreendimentos novos o que acontece é que os custos podem refletir outra realidade e enganar os empreendedores, já nas franquias os custos são baseados em unidades padrão. Desta maneira o erro ao super-estimar ou subestimar os custos é bastante diminuído.

Sabendo que o franqueador será responsável por dar todo o apoio e suporte para o projeto de arquitetura do novo empreendimento é muito mais confiável. É a chamada curva de aprendizado. Quanto mais vezes você fizer uma coisa igual, menos erros e em menor tempo repetirá o processo.

Economia de escala e maior poder de compra junto aos fornecedores

Pertencer a uma rede de franquias significa que os custos com investimentos serão reduzidos para adquirir máquinas e equipamentos e ainda para as campanhas publicitárias.

Sendo que os custos com pesquisa e desenvolvimento já estão incluídos para as pesquisas com melhoria na qualidade, nas vendas, divulgação e etc. Quem ganha é o franqueado que se beneficia com o desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Ademais, por comprar um volume maior de produtos, geralmente a rede de franquia consegue melhores preços, prazos e exigência de qualidade atendida.

Ainda quer abrir uma franquia?

Outro fator que o empreendedor deve levar em consideração é se é mais adequado de acordo com seu perfil, sua capacidade de investimento e previsão de retorno financeiro abrir uma franquia ou começar um negócio sozinho.

Depois de revistos todas as vantagens e desvantagens em se abrir uma franquia o próximo passo é escolher em que segmento investir de acordo com o ramo de atuação ou com o capital disponível para investimento. Para encontrar uma franquia que lhe atenda utilize nossos artigos abaixo!

Gostou do artigo Quero Abrir Uma Franquia? Comente!

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA