Os prós e contras de montar uma franquia em casa

39090
599

Os prós e contras de montar uma franquia em casaA Associação Brasileira de Franchising (ABF) diz que as franquias em casa, conhecidas como home based, faturaram 115 bilhões de reais em 2013 no Brasil – um avanço de 12% ante ao ano anterior. E a tendência é esse tipo de negócio só crescer.

Nadia Korosue, administradora de empresas, especialista em projetos e sócia da Goakira Consultoria diz que as opções de franquias nesse modelo são inúmeras: serviços de limpeza, jardinagem, manutenção predial, lavagem de automóveis, reforço escolar, corretora de seguros, venda de salgadinhos para festas, entre muitas outras. É, o melhor: com investimento relativamente pequeno – R$ 10 mil – é possível abrir seu negócio em casa.

Para os franqueados home based, nada mal: o faturamento mensal fica entre oito mil e 80 mil reais, variando conforme o serviço executado e o investimento inicial. “Estimativas colocam o lucro líquido entre 20% a 50% da receita bruta, o que faz o prazo para retorno do investimento ser, em média, de até 18 meses”, informa a consultora.

No entanto, como tudo na vida, há os prós e os contras desse tipo de negócio. Se você deseja apostar em um negócio sem sair do conforto do seu lar, veja quais os benef´cios e o que pode fazer sua opração afundar:

Os prós

Custos menores e flexibilidade nos horários
“O franqueado tem custos fixos menores e maior flexibilidade com os horários, já que não precisa alugar um ponto nem funcionar em horário comercial. Afinal, você vai trabalhar de casa!”, observa Nadia.

Lucro maior
“A margem de lucro também é mais alta em comparação com a de uma franquia tradicional, já que o franqueado não tem custos fixos tradicionais, como aluguel, funcionários e infraestrutura”, analisa a consultora.

Poucas exigências
“Computador, conexão com internet banda larga, impressora e um telefone comercial são suficientes para dar início à empresa e podem ser compartilhados com os serviços para a casa”, diz Nadia.

Qualidade de vida
Segundo pesquisa do Ibope, o paulistano perde cerca de três horas por dia em trânsito. O que significa, na prática, mais três horas para trabalhar se o empreendedor está na capital paulista. Não ter que enfrentar os quilômetros de engarrafamento, buzinas e estresse dentro de um carro ou ônibus traz qualidade de vida. “A oportunidade de trabalhar em casa também permite economizar tempo e evitar aborrecimentos com o trânsito, já que os franqueados não precisam se deslocar fisicamente até seu trabalho”, pontua a especialista.

Os contras

Misturar os assuntos
Assuntos domésticos são uma coisa, assuntos de trabalho, outra. É preciso saber separar a rotina do lar da rotina do escritório. “O franqueado precisa definir seus horários de trabalho e ter certeza de que o dia a dia familiar não irá prejudicar seu trabalho. Uma porta dividindo o local de trabalho com o resto da casa é aconselhável”, ensina Nadia.

Acomodação
Não é porque você trabalha em casa que pode relaxar. O franqueado deve ter muito claro em mente que maior flexibilidade de horários não pode remeter à acomodação. Isso pode prejudicar o negócio. “Geralmente, o franqueado acredita que, por ter uma empresa, irá trabalhar menos, quando na verdade, pode precisar trabalhar mais”, alerta a consultora da GoaKira.

Desorganização
Como o franqueado é responsável, muitas vezes, pela execução de todas as tarefas do dia a dia, além da gestão estratégica dos negócios e da prospecção de novos clientes, organização é fundamental. É importantíssimo que o empreendedor seja organizado e disciplinado”, sugere Nadia.

Vai dar lucro?

Mesmo nos modelos de franquias home office, em que é possível montar uma operação da rede dentro da própria casa, o franqueado recebe todo o apoio e conhecimento de mercado do franqueador, além de instruções sobre como vender e entregar o produto ou serviço. Ou seja, os riscos diminuem de forma significativa, já que o franqueador oferece a receita para o sucesso do negócio. “Vale lembrar ainda que, por ser um franqueado, o empreendedor tem menor liberdade de atuação, já que tem que seguir o padrão do franqueador. Em contrapartida, é menos arriscado que abrir um novo negócio”, analisa Nádia, ressaltando, ainda, que é muito importante que o franqueado tenha conhecimento básico de gestão e negócios. “Quem não possui esse background deve buscar capacitação”, finaliza.

Agora que você já sabe sobre prós e contras na hora de montar uma franquia em casa, é hora de escolher a sua! Analise as opções e faça o investimento naquela que mais tem a ver com você.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Montar Uma Empresa de Monitoramento Eletrônico
Próximo artigoComo Vender Trufas: Dicas de Vendas, Custos e Receitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here