Os Maiores Erros Das Redes de Franquias

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Os Maiores Erros Das Redes de FranquiasDe uma boa ideia nasce um bom negócio. E, às vezes, a ideia é tão boa que a expansão é inevitável. Assim, pequenos empreendimentos acabam ganhando espaço no mercado e virando franquias. No entanto, franquear não é um processo simples. A base do sucesso, nesse caso, passa por muita pesquisa e trabalho duro para fazer dar certo.

Segundo o especialista em franquias e sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial, José Carlos Fugice Jr, achar que tudo vai correr naturalmente é o começo dos problemas. Então, pé no chão e cabeça no lugar podem ser ingredientes indispensáveis para o sucesso. Fugice salienta, ainda, que alguns pecados capitais podem destruir a rede logo no nascimento.

Pé no chão e bom relacionamento são essenciais

Expectativas fora da realidade são um dos principais motivos para queda. Lucro rápido, grande e com risco pequeno é algo que, embora sonhado por grande parte dos empreendedores, não existe. E na hora de franquear não é diferente. “Gerenciar a expectativa na hora de transformar a sua marca em franquia é um excelente primeiro passo nesse processo, calculando o tempo ideal para a expansão na cidade e consequentemente numa região. Depois, é preciso fazer um planejamento detalhado do mercado e encontrar a melhor estratégia de lançamento. Como você vai estar no início do negócio, não se esqueça de que é preciso chamar a atenção do franqueado com propostas interessantes e que façam sentido para todos os envolvidos”, explica o consultor.

Para continuar caminhando bem, é necessário ter um bom relacionamento com os franqueados, afinal, nenhum relacionamento resiste a problemas de comunicação. “A comunicação entre franqueador e franqueado tem que ser clara, objetiva e, principalmente, constante. A falta de eficiência no diálogo entre ambos pode ameaçar o sucesso do negócio. Um grande exemplo é o sentimento de falta de liberdade por parte do franqueado. É importante que o franqueador consiga estabelecer um bom diálogo com o franqueado e, assim tentar solucionar o problema da melhor forma”, observa Fugice, completando que, como tratamos de empresas, com padrões e normas, dificilmente o franqueador irá abrir mão de seu poder de decisões finais. É preciso se posicionar e estabelecer as regras e padrões idealizados desde o planejamento.

Situe-se no mercado, planeje e garanta a qualidade

Se a relação com os franqueados é a base do sucesso na hora de franquear a sua marca, isso só pode ser feito se você conhece detalhadamente a situação do mercado. Na hora de estabelecer as tarifas, esse ponto é ainda mais importante. Nada de tarifas abusivas! “Se a sua marca está em um setor em alta, é evidente que o preço pode ser um pouco maior – lei da oferta e da procura. Mas se for o contrário, o franqueador vai ser obrigado a pedir menos”, alerta o especialista.

O primeiro passo para ter sucesso em uma expansão por franquias é realizar um excelente planejamento. Então, um erro de planejamento pode por tudo a perder. O consultor da Goakira ressalta que o franqueador precisa ter claro quantas unidades pretende abrir, em que locais e em quanto tempo deseja que tudo esteja realizado. E avisa: a precipitação é um dos grandes empecilhos no momento de planejar. “Muitos franqueadores, no momento em que recebem solicitações de franqueados interessados em representar sua marca, sentem medo de perder a oportunidade de expandir o negócio e deixar de ganhar dinheiro. Num momento desses, o melhor a fazer é pedir que os franqueados esperem até que o melhor planejamento possível esteja concluído”, orienta.

Outro ponto importantíssimo é a manutenção do padrão e da qualidade. O franqueador deve sempre estar preocupado com o padrão de sua empresa, afinal é com ele que se consegue estabelecer normas entre os franqueados. Se alguém se interessa por sua franquia, terá que seguir regras e padrões que serão estipuladas pelo franqueador. “É dessa forma que o dono da marca adquire um dos principais fatores buscados por uma empresa: a credibilidade. O padrão é, simplesmente, a assinatura de uma empresa. É a forma como o consumidor final identifica e divulga o seu negócio”, salienta Fugice.

Na verdade, não há receita de bolo, mas alguns pontos que podem ser melhorados para que a rede alcance o sucesso esperado. A transparência, segundo o consultor, é um dos principais fatores que podem contribuir – e muito – para o crescimento das empresas. “Com regras bem definidas e cada um ciente de seu papel, as chances de tudo correr bem, gerando lucros e expansão da marca para ambos são muito maiores”, finaliza José Carlos Fugice Jr.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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