Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Que é Franquia




O que é franquia
O Que é franquia? Suas dúvidas foram respondidas, agora você vai descobrir o que é uma franquia

Você já se perguntou o que é franquia? Para tirar todas as suas dúvidas veja aqui tudo sobre o que é franquia!

Todos os dias recebemos perguntas de nossos visitantes sobre o que é uma franquia, como funciona, se vale a pena e muito mais. Por isso, criamos este conteúdo para você entender de uma vez por todas o conceito de o que é franquia. Confira!

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Que é Franquia

Uma franquia é como uma licença para usar a marca e tecnologia de negócios na venda de determinados produtos ou serviços de uma empresa, cedidos mediante determinadas condições firmadas em “contrato de franquia”. Quem está cedendo os direitos é chamado franqueador e quem recebe franqueado.

Muitas franquias nascem de negócios independentes que dão certo e são reinventados no formato de modelos de negócios de sucesso e fornecidos a outros empreendedores como franquias.

Existem vários diferentes tipos de oportunidades de negócios de franquia, sendo elas divididas nas seguintes categorias, como classificação do Portal do Franchising:

  • Acessórios Pessoais e Calçados;
  • Alimentação;
  • Bares, Restaurantes e Pizzarias;
  • Bebidas, Cafés, Doces e Salgados;
  • Beleza, Saúde e Produtos Naturais;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Construção e Imobiliárias;
  • Cosméticos e Perfumaria;
  • Educação e Treinamento;
  • Escolas de Idiomas;
  • Fotografia, Gráficas e Sinalização;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Livrarias e Papelarias;
  • Móveis, Decoração e Presentes;
  • Negócios, Serviços e Conveniência;
  • Serviços Automotivos;
  • Vestuário.

Ótimo, já sabe o que é franquia, mas, e vale a pena iniciar uma? Abrir uma franquia tem suas vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens podemos citar uma maior taxa de sucesso do que outros negócios e o “conhecimento” tecnológico e  de mercado repassado pelo franqueador.

As principais desvantagens são o pagamento de royalties, valor elevado do investimento inicial e pouca independência na condução do negócio.

Custos e Taxas de Uma Franquia

o que é franquia taxas e valores
Para saber exatamente o que é franquia é preciso conhecer as taxas de franquia
  • Taxa de franquia
    Valor pago inicialmente pelo franqueado para uso dos direitos especificados no contrato.
  • Royalties
    Percentual sobre o faturamento (bruto ou líquido) conforme contrato.
  • Taxas diversas

Algumas franquias podem estabelecer outras taxas como, por exemplo, taxa de propaganda. Assim é preciso verificar especificamente no contrato de cada franquia quais as taxas cobradas.

700 Ideias de Negócios

Antes de escolher por abrir uma franquia você deve avaliar o custo benefício do negócio. Algumas vezes você pode perceber que o melhor é abrir a empresa por si, ao invés de comprar uma franquia com alto custo e pouco valor real para o empreendimento.

Não se esqueça de que, assim como em qualquer negócio, uma franquia deve ser lucrativa. Faça um bom plano de negócios considerando todos os aspectos financeiros (taxa de franquia, royalties, porcentual destinado a propaganda, custos fixos e variáveis, manutenção da franquia, etc), assim você terá maior segurança.

Dúvidas ainda sobre o que é franquia? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

10 COMENTÁRIOS

  1. Tenho feito pesquisas mais ainda ñ encontrei a respostar que procuro , quero montar uma loja simples de aviamentosmais, ñ sei como começar nem quanto tenho vou gastar p/ iniciar já que no momento, so conto com minha disposição e minha aposentadoria, gostaria de uma orientação.

    • Marca Branca: Reinvente uma franquia! Com o White Label há oportunidade idêntica para todos. Essa tendência já vem mostrando que em um mercado cada vez mais amplo é a flexibilidade que permitirá às empresas passarem por todas as turbulências econômicas, e se desenvolverem ao seu máximo.

      Fonte: BF Brasil Franquias
      brasilfranquias.com

  2. Queremos saber se existe interesse em montar uma franquia PET para Angola… pois temos interesse no negócio e principalmente no serviço móvel/domiciliar

  3. Já tive uma franquia durante 11 anos, foi um trabalho maravilhoso ganhei muito dinheiro e muitas premiações. A única coisa que é ruim são as taxas que temos que pagar e a dependência total, você fica preso a eles e ainda que tenha muitas idéias não pode por em prática pois tudo tem de estar de acordo com os padrões de trabalho da franqueadora, mas quando você é franqueado de uma empresa top que vende muito, isso não faz muita diferença pra você. Faz 1 e nove meses que vendi, hoje estou trabalhando como consultora de empresas e me especializando em consultoria de franquia, estou apaixonada por tantas diversidades de franquias maravilhosas que hoje os empreendedores tem a oportunidade de trabalhar com elas. Se você souber calcular investimentos, custos e as taxas, poderá fazer uma estimativa de lucros e com tudo isso saberá exatamente em qual franquia investir seu capital. Só deixo uma dica, sempre procure uma franquia que esteja relacionada com o que você gosta de trabalhar.

  4. Ola,tenho o desejo de abrir um negócio pequeno e simples,só não decidi qual o melhor,calçados ou uma lavanderia lav e leve,não tenho uma noção de quanto preciso gastar,para começar,não disponho de muito
    dinheiro,não tenho ideia por onde começar,só sei a nessecidade de onde quero montar a loja,a concorrencia,
    os prós e contras desse tipo de produto e com quem quero abrir esse negócio,se poderem me orientar,me dar uma luz agradeço.

  5. Oi bom dia! Gostaria de saber como e quanto eu gastaria p abrir uma vistoria olho vivo o que preciso quanto devo investir e o que qual seria a burocracia.

  6. Ótimo artigo! Em momentos de crise com o que o país vive e deve passar por um bom tempo ainda, as franquias são as opções mais seguras para iniciar um negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.