O Que é Franchising

O Que é Franchising
O Que é Franchising.

O franchising funciona como uma estratégia para as empresas que pretendem distribuir seus produtos e serviços com maior eficiência.

O franchising exige baixo investimento e para os empresários poderá significar uma oportunidade para montar seu próprio negócio.

Além da distribuição, as franquias constituem também toda a forma original de comercializar produtos ou serviços de acordo com um contrato prévio que esclarece a figura do franqueador e franqueado, cada qual com suas funções. Veja também sobre franquias baratas e lucrativas.

Características do Franchising

Uma das características do franching é a padronização da apresentação de produtos e serviços.

O contrato é também um fator muito importante para as franquias, pois através de contrato elas transferem o direito de marca, sistemas de atendimento, processos administrativos, modelos de negócios e em contrapartida, as franquias realizam também serviços de consultoria, orientação, suporte, consultoria e outros.

Vantagens do Franchising

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A principal vantagem do franchising é que as franqueadas podem abrir um negócio com um modelo que já foi testado anteriormente.

Outras vantagens são:

Economias de Escala – esta é a vantagem de fazer parte de uma rede com integração em compras e estrutura, o que significa que todos os custos de montagem fazem parte do processo inicial com centralização de compras, pesquisas de mercado e outros.

Marca Conceituada – a outra vantagem é que os franqueadores trabalharão com uma marca que é conceituada no mercado e assim se beneficiam também das ações de vendas que são integradas com marketing, publicidade e propaganda.

Dessa forma, a vantagem é também do franqueador que irá se beneficiar com o reforço de publicidade, mantendo vivo o conceito da marca na mente dos consumidores.

Investimentos – abrir uma franquia exige menos investimentos do que montar um negócio próprio do zero, pois as franqueadoras têm economias de escala.

Concorrência – quando um franqueado investe em uma franquia, só existe a possibilidade de abertura daquela mesma franquia a quilômetros de distância, o que acaba sendo uma vantagem para as vendas.

Quanto à localização, as franquias também realizam estudo prévio da área de montagem de negócios, analisando previamente uma localização ideal, sem erros de forma mercadológica e voltada para a infraestrutura.

Compartilhamento de Experiência Com Outros Franqueados – os franqueados de uma mesma empresa se encontram constantemente e discutem sobre questões gerais sobre as franquias, como vendas, estoques, suporte e outras questões.

Desvantagens do Franchising

A desvantagem é que as franquias constituem um modelo de negócio próprio e padronizado, o que não dará oportunidade para que os franqueados coloquem sua personalidade e criatividade, ou seja, os franqueados não encontrarão muitas possibilidades para ter uma ideia de negócio original.

Outra desvantagem é a imagem da rede, que pode estar sendo afetada pelas franqueadas que apresentam um mau desempenho. Dessa forma, os franqueados devem pesquisar previamente sobre a imagem da empresa do mercado.

As franqueadas devem pesquisar quais serviços que as franqueadoras disponibilizam e qual o custo desses serviços, pois se procurados externamente, alguns serviços são caros, por exemplo, consultoria de processos e outros.

Outra questão é quanto o faturamento e as vendas. No início, as vendas podem não atingir as metas desejadas o que causará desânimo. A solução é conversar com as franqueadoras e se informar sobre as metas de vendas e qual a melhor forma de atingi-las.

Funções do Franqueador

Saber as funções de cada um é essencial para que os franqueados saibam o que a franquia espera dele e quais os direitos dos franqueados, ou seja, o que ele pode exigir das franquias.

O franqueador tem a função de definir de forma clara o conceito de negócio e o da marca.

Testar o negócio na prática com o auxílio de unidades-piloto e assim testar a operacionalidade das franquias.

Padronizar normas, regulamentos, políticas e padrões para a implantação e funcionamento de todas as unidades que serão franqueadas.

Organizar um processo seletivo que seja transparente, justo e com critérios claros.

E uma das etapas mais importantes que é a capacitação dos franqueados, com programas de capacitação com manuais, materiais didáticos, além de uma orientação in loco.

As franqueadoras de forma interna devem organizar uma estrutura que oriente uma equipe para capacitar os novos franqueados. A equipe deve estar preparada para ensinar, orientar e inspirar os novos franqueados.

Outra função é orientar e apoiar os franqueados no que tange a elaboração e implementação de planos de ação para a concretização dos resultados propostos anteriormente.

A supervisão e a monitoração constante das franqueadas é um dever das franquias, seja à distância ou in loco em alguns períodos, pois este é o interesse da rede em orientar os franqueados , como também manter a imagem da franquia.

Coletar e dividir conhecimentos que sejam importantes para as franqueadas.

Organizar uma rede integrada, se possível uma intranet, para que os franqueados tenham acesso a informações que sejam relevantes e participe de eventos, como forma de a rede alcançar integração, produtividade e informação de forma democrática.

Funções dos Franqueados

Os franqueados esperam informações, orientações, transparência, mas as franqueadoras também aguardam posições e comprometimento das franqueadas, até porque as franqueadas representarão a marca e a imagem da empresa.

Por isso, do franqueado se espera algumas funções:

A capacidade de investir e reinvestir no negócio de forma consciente.

Respeitar a padronização de funcionamento com a mesma estrutura e qualidade.

Oferecer apenas os serviços ou produtos que foram credenciados e estão autorizados pela franqueadora.

Pagar corretamente as franquias, com todas as taxas: de franquia, inicial ou royalties, para que a atividade tenha manutenção.

As franqueadas devem arcar com os custos operacionais para a manutenção da atividade, como custos e despesas com aquisição de mercadorias e insumos, água, luz e telefone, despesas com manutenção de máquinas, equipamentos, software, salários, impostos e outras despesas.

Observar os padrões, as normas, as diretrizes e políticas das franquias no que se refere à implantação e operação do negócio.

Cooperar com o franqueador em busca de competitividade e melhores resultados.

Utilizar apenas as ações de marketing que estejam de acordo com o conceito de marca e com a imagem que a empresa deseja possuir no mercado.

Fazer a diferença e manter o sucesso da sua unidade, com compromisso de melhores resultados, envolvendo sempre a equipe, motivando e integrando com objetivos compartilhados.

O franchising é uma solução moderna, dinâmica para empresas franqueadoras que desejam ampliar sua atuação no mercado e que possui maiores vantagens do que as filiais e para os franqueadores, a vantagem é de trabalhar com uma marca já conhecida, renomada e com um modelo de negócios testado.

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