Franquias de Chocolates

Franquias de ChocolatesMuitos empreendedores são atraídos pela ideia de abrir uma franquia de chocolates devido a grande demanda, percebendo também uma lucratividade em potencial. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para entrar no ramo de franquias de chocolates.

Realmente, as franquias de chocolates podem representar um negócio promissor, por isso, separamos algumas dicas essenciais para empreendedores que pretendem investir no ramo franquias de chocolates.

Por Que Investir em Franquias de Chocolates?

O chocolate faz parte de um dos negócios mais simples, pois o produto se vende sozinho se considerarmos que segundo pesquisas 71% dos paulistanos consomem chocolate dentro de 7 dias da semana.

O Chocolate Como Produto

Segundo pesquisas científicas, o chocolate é um alimento estimulante e seu sabor capaz de produzir prazer imediato.

Pesquisas mais aprofundadas sobre o produto revelam que o produto o chocolate é muito consumido, pois é capaz de aliviar tensões nervosas e até melhorar o humor.

Mercado de Franquia de Chocolate

No Brasil a venda de chocolates faz tanto sucesso que o país lidera o ranking de franquias de chocolates, comparado a outros países e segundo pesquisas da revista Exame, o setor é um dos que mais experimenta a entrada de novas marcas.

Outro ponto forte do mercado de franquias de chocolates é a possibilidade de variedade de produtos, como as vendas de bombons, trufas, fondues e outros produtos.

O mercado de franquias de chocolates lucra também com as datas comemorativas como páscoa, dia dos namorados, natal entre outras.

Nichos de Mercado Das Franquias de Chocolate

Através de um excelente trabalho de marketing, as franquias de chocolates popularizaram o consumo do produto, tornando um hábito o consumo diário de chocolates  e não somente em datas comemorativas.

Chocolate Gourmet – esta é outra tendência do mercado de chocolate que surgiu com a popularização de um chocolate de melhor qualidade com matéria-prima importada, embalagem trabalhada e inovação.

Inovação – por falar em inovação, o mercado de chocolate é um dos que mais inova seja no sabor, apresentação dos produtos, canais de vendas, personalização e etc.

Empreendedor do Ramo de Franquias de Chocolates

O ramo de franquias de chocolates é lucrativo não restam dúvidas, mas para empreender no ramo de chocolates é necessário ter perfil. Algumas características desses empreendedores são:

Criatividade – o consumidor de chocolates está sempre em busca de novas combinações de sabores, embalagens interessantes, decorações de ambientes.

Vai dar lucro?

Atendimento – a valorização do cliente é essencial neste ramo, a chocolateria não vende apenas um produto, mas a satisfação única e experiência individual ao provar um chocolate.

Dessa forma, um produto pode ser delicioso, mas se o cliente não for bem atendido, certamente, não retornará a loja.

O Vendedor de Chocolates Deve Ser um Consultor de Sabores

Bom Selecionador – o empreendedor do ramo de franquias de chocolates deve estar atento a equipe que comporá a loja e escolher vendedores que sejam pacientes, atenciosos e estejam dispostos a aprender sempre mais sobre o produto.

Gestão Empresarial – claro que o chocolate é um produto muito procurado, mas mesmo que haja sucesso de vendas, é necessário que o empreendedor entenda pelo menos o básico de gestão de custos, finanças, marketing, estratégia de vendas e outros.

Franquias de Chocolates

As franquias de chocolates são marcadas pelo fator: marca-produto. Ou seja, são empresas em que o produto deve ser de qualidade: inovador, que ofereça variedade, estética, sabor e outros.

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A marca é outro fator decisivo, pois cada empresa descobre sua própria forma de oferecer o produto com variedade própria de produtos, grau peculiar de sofisticação, formato de negócios, layout e modelo de negócios singulares.

As franquias de chocolates atualmente apresentam a tendência de oferecer uma variedade de produtos: bombons, bolos, bebidas, sucos, produtos naturais e outros.

Vai dar lucro?

Informações Importantes Sobre as Franquias de Chocolates

Muitas vezes uma proposta de franquia de chocolate parece tentadora, mas antes de assinar o contrato é necessário avaliar diversos fatores que devem estar descritos na Circular de oferta de franquias, que é  um documento completo que detalha como a franqueadora concederá o direito de uso da marca, quais os deveres e direitos dos franqueados, quais os pontos que merecerão assessoria e suporte da rede de franquias de chocolates.

Ao pesquisar sobre a solidez, seriedade, vantagem competitiva e outros fatores das franquias de chocolate é necessário a pesquisa das informações que podem ser obtidas com outros franqueados:

Como o Suporte é Realizado – é dever de toda franquia de chocolate oferecer suporte, assessoria e consultoria sobre diversos aspectos que fazem parte de uma empresa: marketing, finanças, custos, apresentação do produto e etc.

Marketing Local – conhecer o plano de marketing da empresa é essencial para o sucesso do empreendimento, ou seja, como o marketing auxilia para o sucesso das vendas, quais as campanhas e projetos de marketing para a região em que a franquia de chocolate será implantada, sabendo que cada região possui suas próprias características no que tange ao perfil consumidor e demanda local.

Qualidade – o produto chocolate tem como peculiaridade a qualidade no sabor, na consistência e até na conservação dos produtos, diversos fatores são determinantes para que o chocolate seja um produto de qualidade.

Antes de escolher a franquia de chocolates é necessário conhecer o produto e todas as suas especificações e características que o faz um produto de qualidade.

Apoio na Abertura – o suporte inicial é essencial para obter sucesso ao longo da “caminhada”

Um suporte inicial eficiente deve ser aquele com informações transparentes, assessoria sobre implantação da franquia de chocolate, valores a serem pagos e etc.

O franqueado tem o direito também de saber se o processo será extenso e outras informações.

Marcas e Franquias de Chocolates

Bombuello – unidades franqueadas 1.261. Faturamento médio- 60.000 mil reais

A Bombuello possui produção própria de chocolates e é considerada uma das Franquias De Chocolates Finos ou Sofisticados.

A empresa investe em tecnologia e já conta com um know how de 15 anos. A empresa trabalha com panetones, bombons, trufas, café e outros.

Sodiê Doces – unidades franqueadas-169 unidades. Faturamento médio-40.000 mil reais.

A Sodiê Doces é uma delícia de loja, a franquia de chocolate é especializada em bolos artesanais no qual o chocolate é matéria-prima principal. A empresa oferece uma variedade de sabores, incluindo produtos voltados para clientes com baixa resistência a ovos, lactose e glúten.

Chocolate Lugano – unidades franqueadas 96. Faturamento de 70.000 mil reais.

A franquia de chocolate está no mercado desde 1976 e oferece o melhor do chocolate artesanal, sabor diferenciado e vendido com sofisticação.

Le Chocolatier – unidades franqueadas-10. Faturamento médio-35.000 mil reais.

Desde 1985 que a franquia de chocolate lidera o mercado com a fabricação de bombons finos, oferecendo um produto de qualidade que provem da Europa e com recheio de diversos sabores, incluindo a versão Sem Adição de Açúcar.

Lolybalas – unidades franqueadas- 3. Faturamento médio-30 mil reais.

A Lolybalas é uma empresa que já faz nome no mercado de franquias de chocolates desde os anos 90 revendendo guloseimas, incluindo chocolate.

O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo- unidades franqueadas-3 Faturamento médio não informado.

A empresa possui franquias de chocolates em vários países: Portugal, Espanha, Austrália e Brasil.

A empresa já possui um sucesso de 20 anos em Portugal e três anos no Brasil e possui um sistema sólido de franquias de chocolates e exige dos candidatos disponibilidade integral para se dedicar ao negócio e ainda um registro cadastral Pessoa Jurídica positivo.

O mercado de franquias de chocolates é um ótimo negócio para quem deseja se tornar um empreendedor. Para isso, basta escolher qual franquia de chocolate mais se enquadra no seu plano de negócios e com o perfil de consumidores da sua região.

Não quer fazer parte de uma franquia? Veja como montar uma fábrica de ovos de páscoa.

Pronto Para Abrir a Sua Franquia de Chocolates? Boa Sorte Com o Seu Novo Negócio!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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