17 Melhores Franquias de Academias Para Você Se Inspirar

Franquias de Academias
Franquias de Academias

Para quem pretende entrar neste mercado uma alternativa é comprar uma franquia de academia. O ramo de academias não só cresceu como mudou muito pois, as academias estão cada vez mais especializadas e inovando não só de forma tecnológica, como também no atendimento e quanto ao modelo de negócios adotado.

Mercado de franquias de academias

Com o aumento da segmentação o mercado de academias ficou mais expansivo e oferecendo mais oportunidades.

O que se pode notar também é que o ramo das academias contempla não só as grandes academias como também as pequenas academias.

O mercado cresce também com academias que possuem mensalidade bem em conta.

O sucesso das franquias de academias acompanha dois fenômenos: aumento do poder de compra das classes B e C e ainda uma maior preocupação da classe média quanto á forma física e uma vida mais saudável e com maior qualidade.

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Com isso, a procura por academias de ginástica só aumenta e cresce também a variedade de academias, investimento em inovação no ramo e oportunidades de negócios neste setor.

Tipos de Franquias de Academias

Academia de dança – as academias de dança continuam atraindo um público cada vez maior seja principalmente as academias de dança de salão que traz a oportunidade das pessoas saírem de casa, conhecerem novas pessoas e até melhorarem o relacionamento conjugal. Com isso, as academias de dança inovam oferecendo qualidade de vida e serviços como cursos para danças em casamento.

Academia de várias modalidades – a vantagem das academias de várias modalidades é que pode atrair vários clientes com distintos objetivos: aulas para emagrecer, aulas para condicionamento físico, aulas de lutas, dentre outras novidades do mercado.

Academias para Terceira Idade – a terceira idade está formando uma demanda crescente nas academias, buscando saúde e qualidade de vida. Estes clientes precisa de maior cuidado e acompanhamento nas academias, oferecer isso a eles pode se tornar um diferencial. Pode ser uma boa alternativa investir em uma academia para idosos pois, além da demanda crescente a clientela formada por idosos são mais frequentes nas aulas da academia, forma um público exigente.

Montar uma franquia de academia voltada para idosos requer um estudo melhor das modalidades oferecidas e escolha de profissionais qualificados para trabalhar com o público da terceira idade.

Crianças e Adolescentes – da mesma forma que as academias devem estar preparadas para receber o público da terceira idade, algumas academias que contam com um público formado por crianças e adolescentes devem também estar preparados com os requisitos de investimento em equipamentos próprios e pessoal qualificado para atender um público especifico.

Fatores de sucesso para franquias de academias

A palavra de ordem para empresários do ramo de franquias de academias é investir, pois o setor é bem competitivo, uma vez que os clientes que procuram as academias o fazem para solucionar algum problema ligado á saúde e bem-estar. Por isso, é dever das academias investir em formas de atender, orientar e prestar atenção aos clientes e suas necessidades na busca de melhor desempenho físico, bem-estar e autoestima.

Variedade nas atividades – as franquias de academias que oferecem uma diversidade de modalidades físicas, com certeza terão maiores possibilidades de conseguir clientela e se tornarem mais competitivas.

Localização estratégica – para ter-se uma localização ideal para as academias é necessário primeiro que o empresário pesquise sobre os usuários potenciais da franquia de academia e sobre as oportunidades de negócios e pontos disponíveis na região. Neste negócio é muito importante estar próximo ao seu público alvo.

Assim, as academias podem se situar em locais próximos a empresas no caso das academias que pretendem oferecer seus serviços com desconto, convênios ou contratos. Outra boa localização seria próxima a condomínios verticais que possuem alta concentração de pessoas por m2.

O importante é que a franquia de academia esteja bem localizada impedindo que o cliente fique procurando o endereço ou que considere o local “contra mão”.

 O ideal é que a academia se localize em centros comerciais, em ruas movimentadas e locais bem acessíveis.

O que se percebe nas grandes cidades é que as academias que ficam próximas a empresas têm um fluxo maior de clientes já que, os trabalhadores podem sair do expediente e realizar a atividade física.

Profissionais comprometidos – os profissionais para franquias de academias devem ser profissionais não só comprometidos como também qualificados, os instrutores ou monitores da atividade física devem ter formação superior em Educação Física.

 A equipe deve ser comprometida desde o atendimento que é o primeiro contato com cliente, passando pela equipe de vendas que deverá traduzir para o cliente todos os benefícios de fazer parte da academia.

Departamento de vendas – as academias podem oferecer diversos serviços que atendem ás necessidades dos clientes e que produzem satisfação, mas se estes serviços não forem divulgados os clientes em potencial não descobrirão os serviços.

Por isso, uma equipe de vendas que anuncie os serviços da franquia de academia é fundamental.

Acompanhamento de clientes – um dos fatos que mais acontece nas academias são as faltas regulares dos frequentadores. As ausências frequentes podem ter diversas razões: problemas de saúde,falta de disponibilidade, mudança de horários e outros. Com acompanhamento a academia poderá negociar novas condições e assim não perder o aluno.

Investimentos – tanto as franquias de academias quanto academias pequenas investem em novas soluções para atrair clientela e fazer com que o público fique satisfeito com as aulas e sinta vontade de retornar porque se sentiu bem. Os investimentos devem nortear não só os equipamentos que serão comprados pela academia como também nortear os serviços oferecidos.

Investir em serviços significa que a academia deverá investir em uma nova modalidade, contratar profissional especializado ou então poderá também ser o momento de investir em profissionais que estejam se dedicando com maior comprometimento.

A questão da Qualidade da Franquia de Academia

A tendência no setor de academias é que se concentrem no mercado as academias com aparelhos e sem as aulas de ginástica, são as academias para condicionamento físico.

São mais baratas que as academias com aulas.

Mas, o que ocorre com as academias sem acompanhamento profissional para os clientes é que a sua lotação representar um fenômeno passageiro, isso porque o acompanhamento de um profissional mesmo que não seja de forma exclusiva pode motivar o cliente a retornar á academia, já que a maioria dos clientes precisa de orientação profissional para realização dos exercícios.

A decisão de retorno do cliente á academia norteará vários fatores tangíveis e intangíveis como o ambiente, os equipamentos para prática dos exercícios, um atendimento personalizado e outros fatores.

A qualidade nas academias é uma questão que deve considerar diversos fatores como a infraestrutura, o ambiente, o layout dos aparelhos e principalmente a atenção voltada ao cliente.

O cliente de academia não quer sentir que é apenas um número, quer sentir que a academia pode atender suas expectativas e necessidades em melhorar o desempenho físico e outros desafios e expectativas que são individuais.

Por fim, tem-se que o principal foco das franquias de academias deve ser a preocupação com a saúde e o bem-estar dos clientes.

17 Franquias de Academias

steps at the health clubA linguagem das academias no mercado mudou significativamente, as academias que surgiram há pouco tempo são as que mais fazem sucesso, isso porque o setor se modernizou  e com isso o atendimento, serviços, equipamentos e modalidades oferecidas pelas academias tiveram que passar por uma reformulação surgindo também diversas inovações no mercado.

Depois que vimos os fatores de sucesso das franquias de academias, suas estratégias e fatores de competitividade veremos as principais academias do mercado e como funciona o sistema de franqueamento.

Tonu’s Academia – Faturamento Médio- 40 mil reais. Número de Unidades Franqueadas – 27 unidades.

A academia se concentra em oferecer uma diversidade de Programas para atividades físicas e com isso conta com estrutura e profissionais dedicados.

Como franquia a academia se destaca oferecendo um retorno rápido do investimento em apenas seis meses.

Smart Fit – Unidades franqueadas em nove estados do Brasil. Investimento inicial mínimo de 90 mil reais.

A Smart Fit inova como a academia inteligente, ou seja, a academia oferece aparelhos modernos para a prática de várias atividades físicas e como pode atender diversos alunos sem perder a qualidade, o valor das mensalidades é bem abaixo do mercado com o valor de apenas R$49,90.

Curves – unidades presentes em vários estados: Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Belo Horizonte. Faturamento Médio- de 25 a 70 mil reais.

A Curves é uma franquia de academia com uma proposta moderna de condicionamento físico e emagrecimento, pois a academia oferece aulas de apenas 30 minutos com uma mensalidade bem leve, mesmo assim o aluno terá todo o acompanhamento de profissionais como nutricionistas, motivadores para perda de peso e outros serviços.

Formula Academia – Faturamento Médio – de 80 a 140 mil reais. Unidades franqueadas-11 unidades.

 A Formula Academia é uma empresa que oferece professores qualificados, bons equipamentos, aulas coletivas e mensalidades bem em conta.

A Formula trabalha com o conceito de franquia de academia compacta para os investidores isso significa baixo custo para operação e alto rendimento.

Contours Academia – Faturamento Médio até 70 mil reais. Unidades franqueadas -104 unidades.

A Contours é uma franquia de academia que está presente em diversas regiões do país e que se especializou oferecendo atividades específicas para mulheres.

As Academias Contours oferecem serviços para as classes A e B, com isso a franquia oferece assessoria para escolha do ponto comercial, orientação jurídica e outros.

Corpus Academia – Faturamento Médio – não informado. Investimento Inicial- 80 mil reais para modalidade rua.

A Corpus Academia se destaca por oferecer uma diversidade de modalidades: treinamento funcional, musculação, pilates , hidroginástica e outras modalidades.

Arthur Murray – Faturamento Médio – não informado pela empresa, nem o número de unidades.

Esta franquia de academia conta com 90 anos de tradição no ensino da dança e conta com marca de renome internacional.

A marca é internacional, mas está promovendo expansão em diversos estados brasileiros.

Emagrecentro – unidades franqueadas – 200. Faturamento Médio- 25 mil reais.

A preocupação com a perda de peso é um problema não só estético, como também de saúde e por isso, a Emagrecentro é uma empresa de sucesso, pois oferece modalidades físicas e acompanhamento apenas para emagrecimento e com preços acessíveis.

 A franquia de academias Emagrecentro trabalha com o conceito de academia expressa com aulas de 29 minutos.

Alta Energia Fitness – Unidades Franqueadas-11 unidades. Faturamento Médio- 45 mil reais.

A franquia de academia Alta Energia Fitness atende aos alunos em local no formato Studio o que compreende um menor espaço para atividades e melhor atendimento e atenção ao aluno.

Academia Pele Club -Faturamento Médio – não informado, nem o número de unidades.

O diferencial desta franquia de academia é de estar sempre atento ás tendências de atividades físicas do mundo inteiro e oferecer modalidades como: Poliesportiva, Aquático e outras modalidades.

A academia surgiu em 2005 e o processo de expansão é recente surgiu apenas em 2012.

Academia Invicta – Faturamento Médio – não informado, nem o número de unidades.

A Fórmula do sucesso da franquia de academia é simples: investimento em bons equipamentos e professores dedicados, com isso a empresa procura expandir sua rede e já conta com unidades em São Paulo e Rondônia.

É possível realizar o investimento inicial com recursos do Proger.

Academias de Dança

As academias de dança também representam um bom negócio para investidores, basta que o investidor saiba pesquisar sobre a viabilidade da franquia de acordo com a localização em que a franquia será instalada, modalidades oferecidas, diferencial da marca, apoio ao franqueado e etc.

Vejamos alguns exemplos de franquias de dança:

Franquia Compasso – Faturamento Médio – não informado.

As Academias Compasso Espaço de Dança já tem tradição no sul do país e busca expandir seus negócios com sistema de franquias de academias.

Esta franquia de academia oferece suporte, curso de formação, curso de aperfeiçoamento e outros benefícios.

Academia Interacto – número de unidades franqueadas – não informado. Faturamento médio – não informado.

A Interacto é outra academia de dança que está expandindo seus serviços com o sistema de franquias.

A franquia de academia é ideal para empresários apaixonados por dança e que já contam com uma equipe experiente e talentosa no ramo.

A Interacto oferece as modalidades: bolero, forró, salsa, gafieira, samba-rock e outros.

Escola Ambar – número de unidades: 2 franqueadas – não informado. Faturamento médio – 85 mil reais.

A escola Ambar oferece diversas modalidades de dança: Ballet,circo,ginástica GAP, Power flex, sapateado e outras modalidades.

A empresa procura por interessados em abrir uma franquia de academia com espírito empreendedor, que seja proativo, saiba gerenciar o negócio e outros requisitos.

Instituto New Pilates – Faturamento médio não informado. Número de unidades: 8.

Esta franquia não é especificamente uma franquia de academia, mas é bem semelhante. Trata-se de um centro para tratamento de pacientes portadores de lesões na coluna utilizando pilates. Pode ser uma boa opção de negócio se considerar que estatisticamente falando metade da população sofre ou sofrerá com dores nas costas, sendo recomendada a prática de pilates.

The Pilates Studio Brasil- Faturamento médio: 40 mil reais. Número de unidades: 47

Fundada em 1999 para abrir uma unidade desta franquia de academia é preciso investir de 115 a 185 mil reais. O prazo de retorno estimado é de 12 a 24 meses dependendo do mercado local escolhido para o negócio.

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